Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Não dá para esperar mais

domingo, 13 de março de 2011

Não dá para esperar mais

Por: João Batista Matos*

Passados os sorrisos e a troca de gentilezas do carnaval, é chegada a hora de o prefeito João Castelo e a governadora Roseana Sarney apertarem as mãos e iniciarem as ações conjuntas em prol da capital maranhense. Os dois são de longe os governantes que mais fizeram por São Luís e não podem se permitir que qualquer discórdia do tipo ideológica, temperamental ou o que seja, venha a suprimir o momento oportuno e histórico que Deus lhes concedeu de fazerem ainda mais por esta cidade e seu povo.
Num país em que tudo começa de fato somente após os festejos carnavalescos, nós, cidadãos ludovicenses, que encaramos dia-a-dia os problemas desta quase quatrocentenária cidade, torcemos pelo fim do distanciamento institucional que vai além das paredes antigas entre o La Ravardiere e os Leões. É politicagem da mais baixa, medíocre e irresponsável para com o povo discutir esta parceria condicionando-a a qualquer aliança política em 2012. Os compromissos governamentais e o amor que ambos declaram por São Luís devem se materializar no tempo chamado hoje, rumo aos 400 anos, sem que isso represente qualquer cooptação política.
Recentemente, alguém discursou que a governadora está apenas esperando o prefeito pedir apoio para ajudar-lhe a resolver alguns problemas de São Luís. Puro discurso, pois uma governante eleita com 43% dos votos da capital de seu estado não precisa esperar convite para retribuir a confiança recebida nas urnas em 2010. Do mesmo modo, quem foi eleito gestor de uma cidade com os problemas históricos de São Luís, sempre está em busca de parcerias que gerem resultados necessários e significativos na vida de seus cidadãos.
Tão certo quanto os governos estaduais precisam do federal, as prefeituras do mesmo modo em relação ao estadual. As ricas prefeituras de São Paulo e Rio não suportam as demandas sem o apoio dos seus Estados. A de São Luís não é diferente.
A capital maranhense cresce vertiginosamente e está sofrendo há anos pela falta de ações do governo sim. Isso é fato. Se não, façamos um breve esforço mental para lembrarmos que as últimas ações conjuntas, envolvendo governo e prefeitura, foram com Roseana e Jackson e aí, lá se vai quase uma década. São Luís não viu nada com Zé Reinaldo e Tadeu (as ações feitas por Zé Reinaldo na capital foram do próprio governo, via secretaria metropolitana, e não em parceria com o município); e não viu nada também com Jackson e Tadeu que eram do mesmo partido. Em 2009 e 2010, pós cassação de Jackson, as coisas seguiram do mesmo modo com Roseana e Castelo. Só aí são oito anos sem que São Luís tenha recebido, por exemplo, 1m de asfalto compartilhado entre governo do estado e prefeitura. Temos um pouco menos de dois anos antes da festa de 400 anos para que os dois confirmem a máxima de que o povo está acima de qualquer picuinha política.
A São Luís que a população deseja e quer no futuro passa pela interação entre os responsáveis por sua construção, que envolve a sociedade e seus dois principais agentes públicos, prefeitura e governo.
O tempo urge e o momento é propício para os dois chefes de executivo municipal e estadual sentar, ajustar e executarem as ações que vão construir uma cidade mais estruturada e digna aos ludovicenses. Isso requer planejamento e uma gestão que articule as ações dos dois governos em prol de metas comuns pela cidade. Isso, claro, com ações previamente fixadas e sem abrir mão do respeito à autonomia e responsabilidade das duas administrações.
No final de 2010, Roseana respondeu assim a um grupo de jornalistas sobre a relação com o prefeito: “Nossa relação está estacionada, mas vou procurá-lo. Afinal, vamos fazer 400 anos”, declarou na época. Já Castelo, quase que no mesmo período, também em conversa com a imprensa, fez o seguinte comentário sobre a aproximação com Roseana: “Vou conversar com a governadora Roseana. O importante é o bem de todos”, afirmou o prefeito. Hoje, aos dois, a sociedade de São Luís diz assim: “Não dá pra esperar mais” e torce para que a pauta das conversas ao pé do ouvido fotografadas durante o carnaval sejam as soluções para os problemas de São Luís.
A concretização dessa parceria entre prefeitura e governo será boa para todos, em especial para a população, que espera as ações conjuntas, assinatura de convênios e outras iniciativas que venham a garantir mais obras e serviços para a capital maranhense. “Não dá pra esperar mais”!
Comentário resgatado do Jornal Pequeno