Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: outubro 2011

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Preso empresário acusado de matar caminhoneiro Helvécio dos Prazeres



Foi preso no Maranhão neste final de semana o empresário Flábio Souza e Silva, acusado de matar o caminhoneiro Helvécio dos Prazeres em maio de 2010. Segundo a polícia, Flábio foi encontrado no povoado Galho Seco, nas proximidades da cidade de Imperatriz.

Flábio foi encontrado em operação do Núcleo de Inteligência da polícia com a Delegacia de Entorpecentes e o 12º DP. Ele havia se disfarçado, pintando o cabelo de loiro.

O delegado Ademar Canabrava, titular do 12º DP, concederá entrevista nesta segunda (31) para explicar como se deu a prisão. 

Dois dias após o crime, ocorrido em 10/05/10, o empresário chegou a se apresentar na delegacia, mas fugiu logo em seguida e era considerado foragido desde então.

Na época, ele havia confessado que matou o caminhoneiro por engano, pensando ter sido o homem que matou um filho seu em acidente de trânsito.

O crime aconteceu na Avenida Presidente Keneddy, em Teresina. Helvécio foi alvejado com seis tiros.

*do Cidade Verde

Governo suspende por 30 dias pagamento de convênios com ONGs

O governo publica nesta segunda-feira (31) decreto suspendendo por 30 dias os repasses de verbas a organizações não governamentais.

Nesse período, todos os convênios serão analisados, sofrendo uma devassa pelos ministérios determinada pela presidente Dilma Rousseff.
.
Quando forem encontradas irregularidades, será dado mais 60 dias para a entidade sanear os problemas ou devolver o dinheiro. Se o convênio não for regularizado, será aberto processo contra a ONG, que ficará impedida de celebrar novos contratos com o governo federal.

Além disso, entidades com dirigentes ex-integrantes de ONGs impedidas também não poderão firmar novos convênios. Não poderão ser feitas novas transferências a organização que não prestou contas, descumpriu o objeto dos convênios ou praticou algum outro ato ilícito.

Nos convênios em que não forem encontradas irregularidades, somente o ministro de
cada pasta poderá autorizar a retomada dos repasses, decisão que terá que ser acompanhada de parecer técnico.

Na semana passada, o ex-ministro do Esporte Orlando Silva deixou o cargo após denúncias de que ele teria recebido dinheiro desviado de convênios firmados com ONGs. O novo ministro, Aldo Rebelo, assumirá amanhã.

*da Folha

Chance de cura de Lula é muito grande, dizem médicos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido nesta segunda-feira (31) à primeira sessão de quimioterapia contra um tumor na laringe. O repórter José Roberto Burnier, da TV Globo, conversou com Roberto Kalil Filho, médico particular de Lula há mais de 20 anos e coordenador da equipe médica que o acompanha.

Kalil Filho disse acreditar que a chance de cura do ex-presidente é muito grande.

O senhor esteve neste domingo com o ex-presidente. Como ele está?

Ele está tranquilo, confiante. Evidentemente que, por orientação médica, está falando menos, para poupar as cordas vocais.

Ele está muito rouco?

Ele está mais rouco porque fui submetido a exames ontem, e isso causa um processo inflamatório e está um pouquinho mais rouco.

Ele sente dor?

Ele não sente dor, está tranquilo, ciente do diagnóstico, das etapas de tratamento.

Como o presidente recebeu a notícia?

Não digo que se recebe bem uma notícia dessa. Recebeu otimista, com força.

Conversando com ele hoje , quando ele entrou no hospital, ele fez questão que o hospitsal lançasse um boletim médico e, por determinação dele, eu conversei com a imprensa.

O senhor diria que o tumor dele foi descoberto no início?

Não dá para dizer que foi descoberto no início nem muito avançado. É um tumor localizado, que os oncologistas acham que a resposta à quimioterapia vai ser muito boa. Do ponto de vista clínico, ele é uma pessoa extremamente estável e saudável que, pontualmente, foi descoberto um tumor de laringe e que terá de ser submetido a um tratamento mais agressivo.

Quais são os efeitos colaterais que normalmente acometem um paciente que passa por esse tipo de tratamento?

Esse tipo de quimioterápico causa efeitos gastrointestinais, como diarreia, enjoo, queda da imunidade, um tipo de fraqueza, queda de cabelo, ou seja, dos pelos. É bem provável que ocorra até o final da quimioterapia. Evidentemente, depois recupera.

Quanto tempo vai ficar recebendo medicação ?

Depende da evolução dos efeitos colaterais, que talvez tenham ou não.

Eu sei que, no aniversário, ele comentou com o senhor, e o senhor o convenceu a vir aqui fazer o exame. A gente sabe que o presidente Lula não é muito afeito a hospital, ele não gosta muito, não gosta de fazer exames. Foi difícil convecê-lo a fazer o exame?

Não. Ninguém gosta de fazer exame, ninguém gosta de ficar em hospital. Mas, desde o momento em que nós conversamos na quinta à noite e que ele queria postergar a avaliação dele até para o ano que vem, a própria dona Marisa insistiu: ‘Olha, você está com esse problema há 40 dias, então, vamos fazer os exames’. E ele veio no dia seguinte. Essa doença surgiu nos últimos meses, quiçá, no último ano... imperceptível.

É assintomática?

É assintomática até que ele começou com esses sintomas da corda vocal há 40 dias, que sejam dois meses.

O senhor comunicou a presidente Dilma sobre a doença dele...

Ele pediu que comunicasse.

Como a presidente reagiu?

Como qualquer pessoa querida...reagiu com apreensão. Primeiro momento foi de choque.

O presidente Lula fumou ou ainda fuma?

Ele parou de fumar há um ano. Mas, como vocês sabem, ele era um fumante.

Mas ele não tem problema hereditário, nesse caso?

Ele teve um irmão com o mesmo problema, com tumor semelhante na laringe, se não me engano. Não sei detalhes do caso, mas ele teve um irmão com esse tipo de problema.

Qual é a possibilidade, em tese, de cura do presidente Lula desse tumor?

Se falar em cura, segundo os oncologistas, eles são extremamente otimistas em relação ao tratamento proposto: quimioterapia seguida de radioterapia. Então, há uma grande chance da cura, segundo os oncologistas, em torno de 80%

De chance de cura? De cura total?

É. O que é bastante bom.

Tratamento

Na segunda feira, os médicos vão instalar do lado direito do peito de Lula um catéter chamado de Portocath, um caninho de 10 centímetros de comprimento, ligado diretamente na veia subclávia. Assim, o medicamente entra na corrente sanguínea. Como o tratamento é intensivo, ele vai para casa com uma bolsa de infusão presa na cintura que vai continuar injetando o quimioterápico por cinco dias.

Lula vai receber um coquetel com três medicamentos. A ação da quimioterapia é semelhante ao tratamento de qualquer tipo de câncer. O medicamento age para tentar interromper a multiplicação desordenada das células.

Um tumor se forma quando, por algum motivo, um grupo de células começa a se dividir de forma acelerada. O problema é que esse tratamento não é seletivo, não atuando só sobre as células doentes. Ele ataca também as células sadias. As que sofrem mais com a ação da quimioterapia são as que se renovam mais rapidamente, como as responsáveis pelo crescimento de pelos e cabelos, e pela renovação da pele e pelo sistema de defesa do organismo. Por isso, durante esse tratamento, o cabelo cai, a pele descama e o sistema imunológico é afetado.


Câncer de laringe (Foto: Editoria de arte/G1)

domingo, 30 de outubro de 2011

Ladrões atrapalhados se exibem, são assaltados e presos em Codó

Ladrões atrapalhados roubaram dinheiro de uma casa lotérica em Codó e saíram se exibindo pela cidade. Resultado: foram assaltados e, depois, presos.

Confira detalhes do caso na reportagem de Acélio Trindade:

Árbitro do jogo no Pacaembu pede camisa para Neymar


Neymar deu show no Pacaembu na noite deste sábado, ao marcar os quatro gols da vitória do Santos sobre o Atlético-PR, por 4 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. Até mesmo o árbitro do jogo, Francisco Carlos Nascimento, se rendeu ao talento do jovem astro santista e lhe pediu a camisa após o apito final.

"Ele pediu para dar a camisa para ele, porque seu filho é meu fã", contou Neymar, na saída do gramado, ao comentar sobre o pedido do árbitro. Mas a camisa já tinha sido prometida para seu companheiro Durval. "O Neymar tinha me prometido que a camisa seria minha, para eu dar de presente", revelou o zagueiro.

O técnico do Atlético-PR, Antônio Lopes, não gostou da história e pediu para a CBF investigar o pedido do árbitro. Mas o zagueiro Edu Dracena minimizou a reclamação do clube paranaense. "Isso é ridículo. O Neymar hoje é um ídolo do Brasil. É normal isso", afirmou o jogador do Santos.

Depois, Neymar ainda explicou que sua boa fase é fruto da alegria de jogar futebol. "Sempre falei que eu amo jogar futebol. Dentro dessas quatro linhas, me sinto uma criança brincando com a bola. É só isso que eu faço", afirmou o atacante de apenas 19 anos.

*do IG Esporte

sábado, 29 de outubro de 2011

Lula é diagnosticado com tumor na laringe

O hospital Sírio-Libanês informou na manhã deste sábado (29) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a um processo de quimioterapia para tratamento de um tumor na laringe.

Segundo nota do hospital, exames realizados por Lula neste sábado, em São Paulo, identificaram a doença. De acordo com os médicos, ele "encontra-se bem" e fará tratamento ambulatorial.

A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço.

O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, segundo o site do Inca. O instituto informa que dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo hospital:
"BOLETIM MÉDICO

29/10/2011

11h00

O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.

Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.

A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira

Diretor Técnico Hospitalar

Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão

Diretor Clínico"

As últimas da Polícia Rodoviária Federal

Em Governador Nunes Freire, no km 65,0 da BR 316, foi preso Edilson Pereira Nunes, condutor do veículo moto Honda CG 150 de placa JVX9224/PA, com ocorrência de roubo. O veículo e condutor foram caminhados a Delegacia de Polícia Civil local.

Em Governador Nunes Freire, no km 00,0 da BR 316, foi preso Edinaldo da Rocha Barros, condutor do veículo I/VW SPACEFOX de placa NHR7968/MA, com ocorrência de roubo/furto. Veículo e condutor foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil local.

Em São Francisco, no km 85 da BR 135, foram presos Ivaldo Batista da Silva, condutor em estado de embriaguez alcoólica; Iramar Batista da Silva e Edvan Batista da Silva, passageiros do veículo GM S 10 de placa NXF 1327/MA. No veículo foram encontradas 27 latinhas e duas garrafas de cerveja. Ocorrência encaminhada a Delegacia de Polícia Civil. BOP nº 221256.

Sem Luciano, Zezé faz show e chora no Paraná

O cantor Zezé di Camargo, da dupla com Luciano, emocionou-se e chegou às lágrimas durante o show que fez nesta sexta-feira (28) em Curitiba. Ele se apresentou sem o irmão, que está internado após passar mal na manhã de sexta. Segundo boletim médico, o cantor teve uma alteração no nível de potássio provocada pelo uso de diuréticos.

"Isso que aconteceu foi um acidente de percurso", disse Zezé no início da apresentação, que começou com a música "A ferro e fogo". "A gente ainda vai voltar para cantar aqui juntos, nem que a gente tenha que ser um quarteto: nós dois, eu e o Luciano, e mais duas enfermeiras nos segurando".

Na apresentação de quinta-feira (27), no mesmo teatro, Zezé fez uma parte do show desacompanhado. Quando entrou no palco, Luciano anunciou que deixaria a dupla -- o que foi negado pela assessoria de imprensa dos artistas.

"Eu desconsidero qualquer palavra que meu irmão tenha dito que tenha me magoado", disse Zezé no show dessa sexta. E depois, como que se dirigindo a Luciano: "Eu estou com você, você queira ou não queira".

Depois, o cantor chorou no momento em que cantava "O portão", de Roberto Carlos. Zezé voltou a conversar com o público diversas vezes e disse que Luciano tomava remédios para emagrecer.

Nos momentos finais da apresentação, uma criança subiu no palco e leu um texto que escreveu para a dupla. A mensagem dizia: "Zezé, o Luciano é sua estrela. Luciano, o Zezé é sua estrela". O show terminou com a canção "Saudade da minha terra".

Apoio dos fãs

Uma das primeiras a chegar para o show dessa sexta, a secretária Eliana dos Santos, de 48 anos, relembrava na fila o que tinha ouvido sobre a noite anterior. A fã ainda estava surpresa com os desabafos. “Nunca faltei a nenhum show deles aqui [no Guaíra]”, disse.

Por isso, por nunca faltar, estava na fila para ver o espetáculo de novo. Foi a primeira a chegar. “Ontem [quinta] o clima no palco estava pesado”. Junto estava a sobrinha, de 9 anos, fã de “Zezé di Camargo e Luciano e também de Luan Santana”, garantiu a menina.

A tia falou mais de uma vez sobre a possibilidade de separação da dupla: “Quando ouvi o Luciano dizendo que iriam acabar, senti como se uma família estivesse acabando. Nunca tinha visto os dois cantando em lados opostos. Fiquei muito triste. (...) Deu até vontade de chorar”.

Logo atrás, também na fila para o show, a aposentada Marcimara Pilato, de 63 anos, comemorava a primeira vez em que ouviria as canções de que gosta ao vivo. Ela e as duas filhas, Danielle, de 30 anos, e Daffele, de 25 anos, vieram de Araucária, cidade da Região Metropolitana de Curitiba. “A gente conheceu as músicas por causa da mãe”, disseram as filhas. “A dupla começou junta, e Luciano vai fazer falta [no show]", avaliou Danielle. "Mas, quando a segunda voz faltar, a gente segura”, disse.

Internação na manhã desta sexta

Luciano deu entrada no Hospital Santa Cruz, na capital paranaense, às 9h de sexta. Segundo o médico Hipólito Carraro Junior, por causa de uma alteração no nível de potássio, provocada pelo uso de diuréticos. Ele chegou ao hospital assustado e com o coração batendo rápido. Exames indicaram que o índice de potássio no sangue estava baixo. E, "isso pode causar uma parada cardíaca", explicou o médico.

"É pouco provável que ele tenha alta hoje", informou o médico em entrevista coletiva. O cantor sentiu um desconforto e não teria dormido bem durante a noite, por isso foi buscar atendimento pela manhã.

Veja a íntegra do boletim médico:

"O Luciano foi admitido neste Hospital as 09h00 AM de hoje, após desconforto decorrente de hipocalemia aguda. Essa redução do potássio no sangue foi decorrente do uso recente de diurético usado para controle de inchaço nos braços e pernas, que o Luciano já apresentava principalmente nesse período do ano, quando realiza mais shows. Alterações do potássio podem levar à parada cardíaca e assim optamos por manter o Luciano sob observação na UTI, enquanto corrigimos essa alteração. No momento ele está bem, dormindo após o susto."

Luciano chegou na recepção caminhando, com um boné na cabeça e chegou a tirar fotos com pessoas que estavam lá. Depois disso, entrou para ser atendido, informou a assessoria do hospital.

*do G1

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Contaminada, UTI do Juvêncio Matos é interditada

A Secretaria de Estado da Saúde informou, por meio de nota, que a UTI do Hospital Infantil Juvêncio Matos estará interditada até a próxima segunda-feira (31). Segundo a secretaria, um recém-nascido com quadro de varicela neonatal, associada a outras doenças altamente contagiosas, foi encaminhado pelo Hospital da Criança, administrado pela prefeitura, ao Juvêncio Matos por volta das 2h20 sem os procedimentos de praxe, o que teria criado contaminação no local.

Veja, abaixo, a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que a UTI do Hospital Infantil Juvêncio Matos ficará interditada até a segunda-feira (31 de outubro) por ter sido contaminada, por causa da internação indevida de um paciente recém-nascido, encaminhado, irregularmente, pelo Hospital da Criança, da Prefeitura de São Luís, às 02h20 (madrugada) do dia 25 de outubro de 2011, apresentando um quadro de varicela neonatal infectada, associado à estafilocócica, pneumonia, septicemia, fasceite necrotizante em coxa direita e insuficiência respiratória aguda.

A SES esclarece que a internação não atendeu aos protocolos exigidos para esse tipo de encaminhamento. O recém-nascido foi encaminhado sem que a Central de Regulação da Prefeitura de São solicitasse o leito à Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado, de acordo com as normas estabelecidas para esse tipo de ocorrência.

Diante da gravidade do caso, imediatamente todos os pacientes internados na UTI receberam profilaxia com imunoglobulina antivarela, conforme protocolos de infectologia pediátrica. Todas as medidas de isolamento foram prontamente estabelecidas.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, determinou, de imediato, o afastamento dos funcionários envolvidos no caso e a abertura de sindicância para apurar as responsabilidades e falhas no sistema de regulação.

*do portal Imirante

Criança de nove anos é estuprada por funcionário dentro de escola municipal do Piauí

A dona de casa Maria dos Remédios Rodrigues da Silva denunciou à um portal de notícias do Piauí que sua filha M, de nove anos, foi estuprada por funcionário em escola municipal na zona Norte de Teresina. Ela afirmou que no dia 6 de outubro sua filha foi levada para o segundo andar do prédio da escola por um funcionário para uma sala ao lado da que estuda e foi vítima de abuso sexual.

Maria dos Remédios contou que a filha vinha sendo vítima de abuso sexual por funcionário de escola municipal há um ano.

Ela afirmou que a filha não relatava o abuso sexual com medo de morrer e de sofrer aplicação de surra em casa.

A dona de casa vinha desconfiando do que estava acontecendo porque a filha vinha demonstrando um comportamento retraído e o colégio já tinha proibido do funcionário dar balas e seguir a garota até ao banheiro.

Maria dos Remédios ficou também frustada com a direção da escola municipal porque vinha apurando o caso há um ano e não relatou para ela o que poderia estar acontecendo.

A garota falou, após a mãe prometer não aplicar surra, que o funcionário vinha frequentemente tocando seu pênis em sua vagina, tocava seu órgão sexual com o dedo e beijava em sua boa.

“Ela contou que o funcionário do colégio tirava sua calcinha, a empurrava na parede e colocava o pênis em suas nádegas”, falou a dona de casa, lembrando que a filha falou que no dia 6 o servidor da escola prometeu R$ 15 para sua filha.

O abuso sexual foi percebido pelos colegas porque M. não voltou para a sala de aula onde estuda após o recreio.

Maria dos Remédios também reclamou da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente porque prestou queixa do estupro, mas até agora só foi marcado para o dia 31 de outubro o depoimento de sua outra filha, de 14 anos, que estuda na mesma escola.

*do portal Meio Norte

Caixa Postal do Blog

O nosso leitor Francisco Freitas, mandou para o marciallima@mirante.com.br uma polêmica notícia sobre as profissionais domésticas que foram obrigadas a entrar pelas portas dos fundos para trabalhar. Confira:

Lí esta matéria, há pouco, com muita indignação. É muito triste saber que ainda existem monstros no meio da sociedade.

É como diz o humorista cearense, Falcão "a burguesia fede, mas tem dinheiro para comprar perfume"

As empregadas domésticas trabalham muito e ganham pouco. Entretanto, o pouco que ganham é com dignidade.

E os bacanas que moram nesse condomínio? Será se o que tem, ganharam com dignidade? ou teria sido às custas dos impostos que as empregadas dométicas são obrigadas a pagar, quando compram um kilo de feijão?

Será se a Policia Federal fizesse uma severa investigação sobre a origem da riqueza deles.......

Tenho certeza que não dormirei bem nesta noite.

Vou rezar para que Deus toque o coração desses "Seres Superiores", para que eles caiam na real e percebam que nós somos todos iguais.

" A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente antes que as cortinas se fechem e a peça termine sem aplausos" (Charles Chaplin)

Freitas.



Profissionais teriam sido orientadas a entrar no edifício pela garagem.

Decisão teria sido tomada em reunião do condomínio.


As empregadas domésticas que trabalham em um edifício de um condomínio de luxo na Praia do Canto, bairro nobre de Vitória, foram proibidas de entrar pela porta da frente do prédio. As profissionais eram obrigadas a passar pela garagem do local. A proibição teria partido de uma reunião entre os moradores e a administração do condomínio. As trabalhadoras do local se sentiram humilhadas com a situação.

A denúncia foi protocolizada na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Espírito Santo. O órgão tem 72 horas para fazer as investigações preliminares, concretizar a autuação e distribuir o procedimento a um procurador do Trabalho que tomará as medidas cabíveis para investigar o caso e assegurar os interesses dos trabalhadores atingidos.

Alguns moradores do prédio não quiseram gravar entrevista, mas disseram que a regra não tinha o apoio da maioria. A decisão foi derrubada numa reunião, na noite de quarta (26), e a partir desta quinta (27), as profissionais voltaram a passar pela entrada principal do edifício.

A doméstica Benedita Adriano, que trabalha no local, ficou aliviada com o fim da proibição. "Somos todos iguais neste mundo", disse.

Segundo a presidente do Sindicato das Empregadas Domésticas do Espírito Santo, Valceni Santos, esse costume deve ser extinguido no Brasil. "O problema é antigo. As pessoas falam em liberdade, falam que o preconceito acabou, mas isso é mentira. Isso é muito mais comum do que as pessoas imaginam", disse.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Residência da prefeita de Timon é assaltada

Homens armados invadiram agora há pouco, por volta das 23:15hs de ontem (27), a residência da prefeita Socorro Waquim e do deputado federal Sétimo Waquim. Segundo o presidente da câmara municipal de Timon, o vereador Tales Waquim, os ladrões renderam o vigia e todos que estavam que  se encontravam na residência.

A prefeita e o marido não se encontravam na residência. Ambos estão viajando.

Os filhos do casal, Ulisses Waquim, atual Secretário de Esportes do Município, e Amanda Waquim, estavam na casa e foram rendidos pelos assaltantes.

Os bandidos teriam levado´dinheiro e outros pertences da família.

Ainda não se sabe quantos homens estiveram estiveram praticando o assalto, mas fala-se em número de 8. Eles estavam forntemente armados.

A polícia já foi informada do caso e está na busca dos bandidos.

*do blog do Elias Lacerda

Ministério Público aciona Tim na Justiça para garantir eficiência na prestação do serviço de telefonia

A Promotoria de Justiça de Magalhães de Almeida ajuizou uma Ação Civil Pública, com pedido de tutela antecipada, contra a empresa Tim Celular, para que seja obrigada a oferecer o serviço de telefonia móvel de forma eficiente e contínua à população do município, em prazo a ser estabelecido pela Justiça. Em caso de descumprimento, foi solicitada a aplicação de multa diária no valor de R$ 15 mil, a cada vez que houver interrupção e/ou oscilação na prestação do serviço público

Na ação, o promotor de Justiça Ossian Bezerra Pinho Filho, titular da Promotoria de Magalhães de Almeida, pediu a imediata suspensão do pagamento por todos os consumidores das contas emitidas pela empresa, bem como da suspensão da emissão de cobranças. Neste caso, a multa prevista é de R$ 5 mil por consumidor, se não for cumprida a ordem.

Em relação aos aparelhos pré-pagos, o representante do Ministério Público requereu que seja determinada a liberação para que os consumidores façam chamadas sem a necessidade da compra de créditos.

O promotor de Justiça informou que a Ação Civil foi produzida após a elaboração de um abaixo-assinado pelos consumidores da Tim Celular, contendo mais de 300 assinaturas, com o pedido de providências para o Ministério Público. “É fato público e notório que os consumidores de Magalhães de Almeida vêm recebendo o serviço exercido pela ré, através de delegação do Poder Público, de forma descontínua e com péssima qualidade”, relata.

Ossian Pinho Filho acrescenta que a ineficiência da Tim atinge também os serviços públicos, causando-lhes prejuízos e danos. “Não raro há interrupção na prestação do serviço, obrigando os consumidores a passarem horas sem o mesmo, situação que não está mais em níveis suportáveis”.

As informações são da assessoria de comunicação do MPMA.

Polícia pede prisão de vereador e de corretor envolvidos em crime

A polícia pediu as prisões do vereador Edson Arouche Júnior, conhecido como Júnior Mojó, e do corretor de imóveis Elias Orlando Nunes Filho. Segundo a polícia, os dois estariam envolvidos no assassinato do empresário Marggion Lanyere Ferreira Andrade, acontecido no último dia 14 deste mês. A informação foi confirmada pelo superintendente de Polícia Civil, delegado Sebastião Uchôa.

No entanto, de acordo com o delegado, ainda falta a Justiça determinar a prisão dos envolvidos no crime. A polícia acredita na participação dos dois no assassinato de Marggion Lanyere. Tanto que, na tarde desta quarta-feira (26), policiais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em propriedades da dupla.

Sebastião Uchôa explicou que a polícia esteve nas residências dos acusados, na imobilária pertencente a Elias Orlando e no cartório de Paço do Lumiar que teria emitido escrituras falsas sobre o terreno em disputa. Nestes locais, a polícia apreendeu documentos, uma grande quantidade de dinheiro e computadores.

Todo o material apreendido nesta quarta-feira será, agora, periciado. Por telefone, o superintendente da Polícia Civil disse que os documentos apreendidos podem comprovar crimes como estelionato e de falsificação.

Além dos pedidos de prisão do vereador Júnior do Mojó e do corretor Elias Orlando, a polícia também pediu a prisão de um funcionário do cartório envolvido, conhecido apenas como Vinicíus.

*do portal Imirante

Prefeitura de São Luís transfere ponto facultativo do Dia do Servidor para 14 de novembro

Seguindo a mesma linha adotada pelo Governo Federal, o prefeito de São Luís, João Castelo, no uso de suas atribuições legais, transferiu o ponto facultativo do Dia do Servidor, que seria nesta sexta-feira (28), para o dia 14 de novembro – véspera do feriado da Proclamação da República (15). 

O objetivo do decreto é proporcionar ao funcionalismo público municipal uma merecida antecipação do feriado nacional da República, prolongando o período que já se inicia com o final de semana (12 e 13 de novembro). 

De acordo com o decreto nº 41.967/2011, no dia 14 de novembro, fica preservado o funcionamento dos serviços essenciais de urgência, saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Idosa de 95 anos é assassinada dentro de casa

Uma idosa de 95 anos foi assassinada dentro de casa. O crime aconteceu no bairro Coheb Sacavém. Vicência Gomes da Silva foi encontrada amarrada no quarto da casa onde morava. O corpo da idosa deu entrada no Instituto Médico Legal (IML) às 22h dessa terça-feira (25).

A polícia acredita na hipótese de latrocínio – roubo seguido de morte. O Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Maranhão deve participar das investigações.

Informações que levem à prisão de suspeitos pelo assassinato da idosa devem ser repassadas ao Disque-Denúncia, pelo telefone (98) 3223-5800. Não é necessário se identificar.

Confira em vídeo com Marcial Lima:

Polícia Civil elucida crime da morte de empresário

As investigações para identificar e prender os mandantes e os executores do empresário Marggion Lanyere Ferreira Andrade, 45 anos, assassinado com um tiro na nuca, dia 14 deste mês, no Bairro do Araçagi, chegou ao fim. Na manhã de terça- feira (25), o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes, acompanhado do secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laercio Costa; do superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Sebastião Uchoa e do delegado Carlos Alberto Damasceno, que presidiu o inquérito, em entrevista coletiva na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), apresentaram o homem suspeito de ser o executor do empresário.

Alex Nascimento de Sousa, que é ex-presidiário, foi localizado por policiais da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) em uma quitinete, no Conjunto do São Raimundo, na noite do dia 24. Além de Alex, foi apresentado, ainda, o caseiro do terreno, onde o empresário foi encontrado enterrado em uma cova rasa, Roubert Sousa dos Santos, 19 anos e um adolescente que, também, estaria no local do crime e deverá cumprir medidas socioeducativas.

De acordo com Aluísio Mendes, a prisão do executor desestabiliza um grupo especializado em vendas ilegal de terrenos. “Estamos apresentando o resultado das investigações de um crime que chocou a população. Não restam dúvidas com provas levantadas pela Polícia Civil da autoria do crime. Vamos, agora, em parceria com outros órgãos, montar uma força tarefa para desvendar os crimes que estão relacionados a grilagem no Maranhão”, contou.

O inquérito policial comprovou que o crime foi motivado por questões de grilagem. Neste tipo de prática, um corretor vende um terreno utilizando documentos falsos para terceiros. Segundo as investigações, o corretor de imóveis, Elias Orlando Nunes Filho, 45 anos, utilizando essas práticas teria vendido o terreno do empresário assassinado e exigindo por meios de ameaças a saída dele da área. O inquérito, ainda, aponta, de acordo com o depoimento dos três detidos, que o corretor foi o autor intelectual do crime. Além dele, a polícia acredita no envolvimento do vereador do município de Paço do Lumiar, Edson Arouche Júnior, conhecido como Júnior Mojó (PSL), 42 anos, como também integrante do bando que queria tomar o terreno no empresário assassinado.

Segundo o superintendente Sebastião Uchoa, logo no início das investigações a polícia já tinha convicção de que se tratava de um crime por encomenda. “Horas depois já descartamos a possibilidade de latrocínio. Essa comprovação foi feita quando estivemos no local do homicídio e utilizamos uma técnica de polícia e descobrimos que as características não eram de um roubo seguido de morte. A partir daí, o rumo das investigações era descobrir quem tinha premeditado o crime”, explicou o delegado.

Ainda, de acordo com o superintendente, durante o depoimento, Alex delatou como funcionou toda a organização para assassinar o empresário. Para a polícia, Alex Nascimento disse que a morte foi mesmo encomendada pelo corretor. Em depoimento, o ex-presidiário confirmou que o empresário foi atingido no momento em que levava café da manhã ao caseiro. Após ser alvejado com o tiro na nuca, ele teria sido enterrado na cova que já havia sido feita pelos três envolvimentos.

Crimes antigos

Durante a coletiva, o delegado Carlos Alberto Damasceno, supervisor do Centro Integrado de Defesa Social (Cids), da área Norte e que presidiu o inquérito, afirmou que as fraudes começaram em 1980. Em uma das fraudes, uma área de mil lotes foi vendida irregularmente. Segundo o delegado, as investigações apontarão outros envolvidos.

“Sobre o homicídio do empresário concluímos as investigações. Porém como há indícios do envolvimento de outras pessoas no esquema fraudulento da venda de terra, outros inquéritos serão instaurados. Vamos descobrir quem faz desde a produção, confecção e venda destas escrituras. O envolvimento de outras imobiliárias também será investigado”, relatou.

O delegado ressaltou que a morte do empresário seria utilizada para amedrontar os proprietários que tentassem se confrontar com o esquema criminoso. Segundo ele, com o trabalho da polícia foi possível desvendar esse crime e combater este tipo de prática na cidade.

Os acusados serão indiciados por homicídio triplamente qualificado, sem possibilidade de defesa da vítima, além de terem ocultado o cadáver para impedir a identificação da autoria. Além destes, o corretor e o vereador serão indicados por formação de quadrilha e estelionato. A polícia representará junto a Comarca de São José de Ribamar pedindo a prisão preventiva de todos os envolvidos no assassinato. Alex Nascimento foi levado para o Centro de Triagem e Roubert Sousa será levado para um Distrito Policial. A medida é para garantir a integridade física do suspeito.

Confira em vídeo na reportagem de Marcial Lima:

Maranhense de Timon estará na final do atletismo nos jogos Panamericanos


A timonense Joelma Neves foi classificada em prova do atletismo realizada no México para a final dos 400 m nos jogos Panamericanos que estão sendo disputados em Guadalajara. Ela obteve a marca de 1 minuto e 52.96 segundos ficando com a terceira colocação. 

A atleta disputará a final da prova na próxima quarta-feira, às 20:40, horário de Brasília.

Joelma é timonense e moradora do bairro Pedro Patrício. Familiares e amigos estão na torcida pela timonense e devem assistir a final que será transmitida pela TV.



*do blog do Elias Lacerda

Servidores municipais terão ponto facultativo nesta sexta

Foi decretado ponto facultativo para a sexta-feira (28), data em que se comemora o Dia do Servidor Público, nos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e fundacional do Município.

De acordo com o decreto nº 41.740/2011, fica preservado o funcionamento dos serviços essenciais de urgência, saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.

Prefeitura autoriza pavimentação no Coroadinho e construção de ponte no Turu

O prefeito de São Luís, João Castelo, e o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Marcos Aurélio Freitas, assinaram, na manhã desta terça-feira (25), ordens de serviço para a pavimentação de 47 vias, que nunca receberam asfalto, no bairro do Coroadinho e construção de uma ponte que ligará a Avenida Bernardo Coelho de Almeida à Avenida General Artur Carvalho, no Turu, e desafogará a São Luís Rei de França, abrindo opção de trânsito e maior trafegabilidade para os eixos Cohab, Cohatrac, Matões e Olho D´Água, alcançando o Parque Vitória. 

O prefeito e o secretário assinaram primeiro a ordem de serviço que autorizou a construção da ponte. “É uma satisfação estar aqui lançando esta obra. Hoje, o que estamos fazendo é mais uma mostra de que a Prefeitura tem projetos e sabe executá-los”, afirmou João Castelo. 

Durante discurso na solenidade, o prefeito pediu aos moradores que acompanhem de perto e fiscalizem o andamento das obras. “Nossa determinação é para que a construção seja rápida e bem feita, dentro do que a comunidade espera a fim de que se sinta confortavelmente satisfeita”, ressaltou. 

João Castelo lembrou as obras de pavimentação, drenagem e infraestrutura executadas, recentemente, pela Prefeitura nas vias de acesso ao Parque Vitória e que solucionaram um problema histórico naquela área. “As avenidas foram entregues completamente pavimentadas, sinalizadas, iluminadas e em condições de trafegabilidade. Quem vivia antes na lama, hoje sente a diferença com o asfalto”, frisou Castelo.

A estrutura da ponte será de concreto, com estaca em trilho e passeios laterais para pedestres, e terá 14m de extensão e 8m de largura. O prazo de execução é de 120 dias.

Incêndio na Secretaria de Saúde do Piauí destruiu documentos investigados pelo MPF

O Ministério Público Federal no Piauí requisitou a instauração de inquérito na Polícia Federal para apurar o incêndio que destruiu o prédio onde funciona a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE). 


Como diligência inicial, os procuradores Marco Túlio Caminha e Kelston Lages requisitaram o isolamento da área para que o estado e conservação do prédio atingido não fosse alterado até a chegada dos peritos criminais. Agentes federais vão para trabalhar determinar as causas do incêndio.O MPF não descarta a possibilidade de o incêndio ter sido criminoso.

Havia nas dependências da Sesapi e da CGE documentos imprescindíveis à instrução de procedimentos administrativos em trâmite na Procuradoria da República e relacionados a processos judiciais em curso, bem como de inquéritos policiais instaurados na Superintendência Regional da Polícia Federal no Piauí.

O pedido de investigação foi formalizado nesta terça-feira (25) através do Ofício nº 376/2011-PR/PI-GAB/KL. O documento foi encaminhado ao superintendente regional da PF no Piauí, Nivaldo Farias de Almeida.O incêndio no Bloco 1 do Centro Administrativo, em Teresina, aconteceu na noite de segunda-feira (24) e perdurou até o início da manhã do dia seguinte. O fogo começou no Setor de Tecnologia da Sesapi e rapidamente se alastrou pelo restante do prédio.

*do portal AZ

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Jornalista britânico irá depor no Senado Federal

O jornalista britânico Andrew Jennings, autor do livro "Jogo Sujo - O Mundo Secreto da Fifa", desembarca nesta terça-feira em Brasília, para participar de audiência pública no Senado Federal, marcada para quarta, às 10h, na Comissão de Educação, Esporte e Cultura. O requerimento para a audiência é do líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR). Ainda nesta terça, ele deverá comparecer ao Congresso para preparar a tradução de documentos que serão usados na apresentação que fará aos senadores. E deve aproveitar para fazer contatos.

Jennings acusa o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e outros membros do alto escalão da Fifa, como o presidente Joseph Blatter e o ex-presidente João Havelange, de envolvimento no caso do pagamento de propina da empresa suíça de marketing esportivo ISL à Fifa, na década de 1990. O pagamento era feito para garantir o acerto de contratos milionários para a empresa.

Segundo ele, a Justiça suíça concluiu a investigação do caso em junho deste ano, mas foi interpelada por advogados da Fifa e de dois cartolas que enviaram cartas à Procuradoria da Suíça para evitar que seus nomes fossem divulgados. Além disso, ainda trará acusações sobre compra de votos em eleições, entre outras.

No Brasil, a Polícia Federal está concluindo investigação contra Ricardo Teixiera por evasão de divisas e formação de quadrilha.

*do portal WS Com

Preso o suspeito de disparar tiro contra empresário no Araçagi



O ex-presidiário Alex Nascimento de Sousa foi encontrado por equipes da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) em um quarto no bairro São Raimundo. Ele é suspeito de disparar o tiro que matou o empresário Marggion Lanyere Ferreira Andrade, de 45 anos, no dia 14 de outubro, em um terreno no Araçagi.

Alex Nascimento de Sousa foi apontado como o executor do empresário pelo caseiro do terreno e seu cunhado, Roubert Sousa dos Santos, de 19 anos, e por um adolescente de 15 anos, ambos envolvidos na morte do empresário. Alex de Sousa estava foragido desde o sábado, dia 15 de outubro, quando o corpo do empresário foi encontrado enterrado no terreno.

Investigações


De acordo com as investigações da polícia, o crime foi motivado por uma disputa pela posse do terreno, já que o lote foi vendido pela imobiliária Territorial, pertencente a Elias Orlando Nunes Filho, para três pessoas diferentes. Marggion teria sido o primeiro comprador e estava tentando construir no local.

Segundo depoimento do caseiro que trabalhava para o empresário Marggion Lanyere, Roubert Sousa dos Santos, 19 anos, o mandante do crime foi o corretor Elias Nuves Filho. O corretor chegou a ser preso como mandante do crime, mas, em menos de 24 horas, conseguiu um habeas corpus e está em liberdade.

O caseiro, que era o principal suspeito de matar o empresário, foi preso logo depois que o corpo foi encontrado, junto com um adolescente, de 15 anos, que também foi apreendido.

Roubert Sousa contou à polícia que o corretor Elias Nunes propôs pagar a ele a importância de R$ 5 mil para que matasse Marggion. Em casa, disse ter comentado o fato com o cunhado e ex-presidiário Alex Nascimento de Sousa, que já havia trabalhado para Marggion e Elias, respectivamente. Alex então teria afirmado que o corretor ofereceu a ele R$ 12 mil para assassinar o empresário. "Ele me convidou juntamente com adolescente para matar Marggion. Alex me prometeu R$ 2 mil e R$ 1 mil para o adolescente", disse Roubert à polícia.

Na sexta-feira, dia 14 de outubro, eles cavaram uma cova no terreno e, quando Marggion Lanyere chegou no local, Alex disparou na nuca do empresário, de acordo com o depoimento do caseiro. Roubert e o adolescente teriam carregador o corpo de Marggion para a cova.

Com base nos depoimentos de Roubert e do adolescente, a polícia fez a reconstituição do crime no último domingo (23).

SUS suspende atendimento em protesto nesta terça

Hoje (25), médicos de todos os estados protestarão contra a baixa remuneração e as más condições de trabalho e de assistência oferecidas no âmbito da rede pública de saúde. O movimento – coordenado pela Comissão Pró-SUS, composta por representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) – quer chamar a atenção das autoridades e da população para os problemas que afetam o setor e que comprometem a qualidade do atendimento oferecido. A previsão é que se tenha a adesão de pelo menos metade dos 195 mil médicos que trabalham no SUS.

Aqui no Maranhão, os médicos suspenderão os atendimentos eletivos do Estado na rede pública, haverá um grande Fórum de Saúde Pública, com a presença maciça de médicos, secretários de saúde e outros gestores da rede pública, além de políticos e autoridades. Na oportunidade, os médicos pretendem fazer o diagnóstico do atendimento e cobrar respostas aos problemas apresentados.

Em 19 estados foram confirmadas suspensões dos atendimentos eletivos (consultas, exames e outros procedimentos) durante todo o dia 25 de outubro, sendo que no Piauí deve se prolongar por 72 horas. Em outros dois estados, este tipo de paralisação será pontual: em Santa Catarina, deve acontecer durante a tarde e durar cerca de uma hora; em São Paulo, deverá acontecer apenas em algumas unidades de saúde, mas ao longo de todo o período. Em outros seis estados, foram programadas manifestações públicas em protesto contra a precariedade da rede pública. Alias, atos do tipo deverão acontecer simultaneamente em todo o país.

“Com a mobilização queremos chamar a atenção das autoridades para a necessidade de mais recursos para a saúde, melhor remuneração para os profissionais e melhor assistência à população”, afirma o 2º vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá Miranda. Para ele, ao mobilizar, os médicos estão defendendo os interesses da população. “Faremos o que todo brasileiro gostaria de estar fazendo: dar um basta nas precariedades do SUS”.

Urgências garantidas - Nos estados em que se optou pela paralisação, serão suspensos os atendimentos eletivos (consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos). No entanto, ficará assegurado o trabalho nas unidades de urgência e emergência. “Todos os atendimentos serão remarcados. Queremos dizer a população que o movimento é a favor da saúde”, apontou Tibiriçá.

No início do mês, o Conselho Federal de Medicina determinou aos Conselhos Regionais (CRMs) o envio de correspondências aos gestores públicos (secretários de saúde e diretores técnicos e clínicos de estabelecimentos de saúde) com um alerta sobre o movimento iminente. No documento, os responsáveis eram orientados a escalonar suas escalas e as marcações para evitar constrangimentos aos pacientes e seus familiares, bem como assegurar novas datas para os procedimentos desmarcados.

Principais reivindicações - A decisão sobre os encaminhamentos locais estão sob a responsabilidade dos estados em função dos diversos cenários e contextos vivenciados pelo SUS no país. Os problemas existem, mas nem sempre se materializam da mesma forma. As principais dificuldades relatadas pelos médicos e pacientes são a baixa remuneração, a não implantação da CBHPM e a defasagem da tabela SUS. Também afetam o trabalho médico a ausência de um plano de carreira, a precarização dos vínculos de emprego, as contratações sem concurso e a falta de isonomia salarial na mesma rede do SUS. Além desse quadro, constata-se a situação caótica da urgência e emergência em nível nacional.

Os médicos que são servidores concursados pelas Secretarias de Saúde reclamam que os salários estão defasados e não correspondem á responsabilidade, á dedicação e aos preparos exigidos. Um levantamento informal feito pelas entidades médicas mostra, por exemplo, que a média do salário-base (sem gratificações ou outros tipos de adicionais) pago ao profissional com contrato de 20 horas semanais fica em 1.946,91. Os valores oscilam de 723,81 a 4.143,67.

A mobilização nacional do dia 25 de outubro será uma oportunidade dos médicos reiterarem junto às autoridades as reivindicações deliberadas desde o Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem 2010), que tem balizado inúmeras manifestações e movimentos localizados. Uma delas é o piso salarial definido em 2011 pela Fenam em 9.188,22 para uma jornada de 20 horas semanais de trabalho.

Este valor é o parâmetro para dissídios, convenções, acordos coletivos de trabalho e, principalmente, para a discussão do PCCV de médicos do SUS com prefeituras e câmaras municipais. Isso ocorre inclusive nas negociações para formulação de editais de concursos públicos lançados pelas prefeituras e estados. Além do PCCV e do piso como soluções complementares, as entidades apontam a necessidade da instituição da Carreira de Estado dos médicos do SUS, com dedicação exclusiva, contratação via concurso e salário compatível.

As informações são do Conselho Federal de Medicina.

Lucro menor pode adiar projetos da Petrobrás

A Petrobras poderá não cumprir o cronograma de execução de todos os empreendimentos conforme estabelecido em seu plano, o que incluiria a refinaria Premium II, no Ceará. O atraso foi cogitado por uma fonte da empresa, em matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo. A ameaça partiria da preocupação da estatal com seus lucros, que podem ter tido forte queda no terceiro trimestre do ano, como se prevê.

A redução no faturamento da empresa poderia impedi-la de cumprir com os investimentos de US$ 224 bilhões programados entre 2011 a 2015. A fonte informa que a capitalização da companhia feita no fim do ano passado, que a garantiu recursos de R$ 120 bilhões, seria suficiente para garantir os aportes para este e o próximo ano. A partir de 2013, contudo, os problemas poderiam surgir.

Premium II

A refinaria Premium II envolverá recursos de aproximadamente US$ 11 bilhões, mas, até agora, a Petrobras sequer solicitou a autorização para o início das obras de cercamento do terreno, as primeiras a serem realizadas. A usina, após diversos adiamentos, está prevista para 2017. Além dela, a estatal está construindo outras três refinarias no País: o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e a Premium I, no Maranhão. No plano de negócios até 2015, estão previstos de US$ 35,3 bilhões na ampliação do parque de refino. Contudo, o caixa da empresa vem sendo prejudicado com a alta do dólar e defasagem dos preços da gasolina e do diesel em relação à cotação internacional, questões que podem afetar diretamente a execução do plano, segundo o próprio documento já aponta. A realização do cronograma da plano de negócios é uma meta, que pode não ser alcançada.

Mudança de cenário

De acordo com o plano divulgado em julho passado, os investimentos levavam em consideração um cenário onde o dólar estaria custando R$ 1,73. Contudo, na última sexta-feira, a cotação já havia fechado em R$ 1,77 para o dólar comercial.

Já em relação ao preço do petróleo, cálculos do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) apontam que em oito anos, a estatal deixou de ganhar R$ 9 bilhões por este motivo. A última vez que alterou os preços no Brasil foi em 2009 e, de lá pra cá, a cotação do petróleo disparou no mercado internacional. Contudo, por opção do governo, a empresa foi impedida de repassar os aumentos.

Gasolina x etanol

A decisão da União de reduzir a quantidade de etanol na gasolina de 25% para 20% também impactou negativamente nas contas da petrolífera, que foi obrigada a triplicar o volume de combustível importado.

Perguntada se cogitaria alterar os prazos da Premium II, a Petrobras afirmou, através de sua assessoria de imprensa, que não comenta sobre o tema.

Para garantir que a estatal dê início às obras da refinaria cearense, o governador Cid Gomes já afirmou que busca audiência com a presidente Dilma Rousseff. A ideia é fazer pressão por meio do governo federal, conforme divulgou com exclusividade o Diário do Nordeste, na edição do último sábado.

*do Diário do Nordeste

Companhias aéreas voltam a operar em aeroporto de São Luís

Com o fim das obras na pista de pouso e decolagem no Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís, as companhias aéreas voltaram a operar. 

Assista à reportagem de Marcial Lima, da TV Mirante:

Vídeo mostra suposto ET filmado na Amazônia por turistas ingleses

Um vídeo no qual aparece um suposto extraterrestre acompanhado de uma luz flutuante foi divulgado na última semana e tem chamado a atenção na mídia internacional.

As imagens teria sido gravadas por um casal de turistas ingleses na parte brasileira da floresta amazônica --segundo a imprensa britânica na região de Manaus. O responsável pela divulgação do vídeo é Michael Cohen, um famoso escritor paranormal.

De acordo com o tabloide "The Sun", Cohen diz que a área onde o vídeo foi feito já é altamente investigada pelas autoridades brasileiras, em uma suposta operação "prato".

"O governo brasileiro negou que houvesse uma operação Prato por anos, antes de admitir que ocorreu e liberando grandes quantidades de arquivos associados a ela", afirma Cohen.

Por outro lado, ufólogos duvidam da veracidade do vídeo apontado questões como a separação entre a cabeça e o corpo do suposto "alien" e que a luz pode estar vindo de uma fresta entre as folhas da árvore.

Confira o vídeo e tire suas conclusões:



*do site F5

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dois assassinatos no centro-sul do Estado no fim de semana

Dois assassinatos no centro-sul do Maranhão no fim de semana. Há suspeita de crimes de "pistolagem". Os dois casos aconteceram na Zona Rural do município de Grajaú.

Confira em vídeo detalhes, com Marcial Lima:

domingo, 23 de outubro de 2011

Polícia reconstitui assassinato de empresário no Araçagi



Superintendência de Polícia Civil da Capita (SPCC) deu início, por volta das 8h30 deste domingo (23), à reconstituição do assassinato do empresário Marggion Lanyere Ferreira Andrade, de 45 anos. O seu corpo foi encontrado enterrado em um terreno no Araçagi na manhã do dia 15 de outubro.

Participam da reconstituição o caseiro de Marggion Andrade, Roubert Sousa dos Santos, de 19 anos, e um adolescente de 15 anos, ambos envolvidos na morte do empresário. O ex-presidiário Alex Nascimento de Sousa, que de acordo com o depoimento dos dois primeiros foi quem disparou contra o empresário, ainda está foragido.

Investigações


De acordo com as investigações da polícia, o crime foi motivado por uma disputa pela posse do terreno, já que o lote foi vendido pela imobiliária Territorial, pertencente a Elias Orlando Nunes Filho, para três pessoas diferentes. Marggion teria sido o primeiro comprador e estava tentando construir no local.

Segundo depoimento do caseiro que trabalhava para o empresário Marggion Lanyere, Roubert Sousa dos Santos, 19 anos, o mandante do crime foi o corretor Elias Nuves Filho. O corretor chegou a ser preso como mandante do crime, mas, em menos de 24 horas,conseguiu um habeas corpus e está em liberdade.

O caseiro, que era o principal suspeito de matar o empresário, foi preso logo depois que o corpo foi encontrado, junto com um adolescente, de 15 anos, que também foi apreendido.

De acordo com os relatos dos dois à polícia, o autor do disparo que atingiu a nuca de Marggion e o matou foi o ex-presidiário Alex Nascimento de Sousa, que está sendo procurado pela polícia.

Roubert Sousa contou à polícia que o corretor Elias Nunes propôs pagar a ele a importância de R$ 5 mil para que matasse Marggion. Em casa, disse ter comentado o fato com o cunhado e ex-presidiário Alex Nascimento de Sousa, que já havia trabalhado para Marggion e Elias, respectivamente. Alex então teria afirmado que o corretor ofereceu a ele R$ 12 mil para assassinar o empresário. "Ele me convidou juntamente com adolescente para matar Marggion. Alex me prometeu R$ 2 mil e R$ 1 mil para o adolescente", disse Roubert à polícia.

Na sexta-feira, dia 14 de outubro, eles cavaram uma cova no terreno e, quando Marggion Lanyere chegou no local, Alex disparou na nuca do empresário, de acordo com o depoimento do caseiro. Roubert e o adolescente teriam carregador o corpo de Marggion para a cova.

Inquérito


Com a reconstituição do crime sendo realizada neste domingo (23), a polícia quer finalizar o inquérito do assassinato de Marggion Lanyere nesta segunda-feira (24).

A polícia continua à procura de Alex Nascimento dos Santos. Qualquer informação sobre o ex-presidiário deve ser repassada ao Disque-Denúncia pelos telefones (98) 3223-5800 (para a capital) e 0300-313-5800 (para o interior do Estado).

Agora ouça a entrevista feita de Douglas Pinto com o Supertintendente de Polícia Civil, Sebastião Uchôa, no programa Domingo Mirante, apresentado por Marcial Lima. Ele fala diretamente da reconstituição:

Quadrilha de Peritoró é presa em flagrante acusada ao tentar arrombar banco no Piauí

Seis pessoas foram presas em flagrante na noite de ontem (22) acusadas de tentar arrombar a agência do Banco do Brasil da cidade de Campo Maior, distante 78 quilômetros de Teresina. As prisões foram efetuadas no município de Peritoró (MA).

De acordo com a Polícia Federal (PF), o bando preso neste sábado pertence a uma organização criminosa que age nas regiões Norte e Nordeste do país. Em poder dos acusados foram apreendidas uma caminhonete modelo S-10, uma pick-up Fiat Strada, dinheiro e materiais usados nos arrombamentos (macacos hidráulicos, maçaricos, cilindros e botijões de gás).

Em depoimento à Polícia Federal, a quadrilha afirma ter levado aproximadamente R$ 1 milhão, em arrombamentos a agências bancárias de cidades do Norte do Brasil.

Os acusados (identificados pela PF apenas com as iniciais de seus nomes), L.S.M, C.B.M, D.C.L, J.F.F., J.O.L. e A.O.C., foram atuados e encaminhados à Casa de Custódia de Teresina.

*do portal AZ

Crimes de pistolagem no município de Grajaú



Foi assassinado brutalmente  no Povoado Remanso,  Cícero Pinto de Sousa de 61 anos, natural de Barra do Corda, mais conhecido como “Nego Cícero”.

Segundo informações de testemunhas, duas pessoas ainda não identificadas chegaram em uma moto na residência da vítima e teriam perguntado quem seria o “Nego Cícero”, após se apresentar  Cícero foi alvejado imediatamente por cerca de 6 tiros. 03 na cabeça, 01 no pescoço, 01 no tórax e 01 na costela.

Minutos depois as Polícias Militar e Civil  foram  acionadas e fizeram à remoção do corpo. A população do Povoado Remanso está chocada com acontecimento, pois familiares e amigos disseram que ele sempre foi uma pessoa honesta e trabalhadora e que jamais imaginaram que isso fosse acontecer.



Assim como a morte de Antonio Pereira da Silva que ocorreu na sexta-feira (21) nenhuma pista foi encontrada para esclarecer o crime. A Polícia investiga os dois casos parecidos registrados no município de Grajaú, centro-sul do Estado.

As informações são do portal Grajaú de Fato, e imagens do blog Grajaú Alerta.

Chuva provoca estragos no município de Formosa da Serra Negra



A chuva que caiu no meio da semana passada deixou prejuizos no município de Formosa Serra Negra.

Muitos telhados foram destruídos, casas derrubadas, ruas inundadas e árvores caídas. Durante o dia é que foi possível  ter a dimensão do estrago provocado pela chuva com muito vento.

O Centro de Ensino Médio Sirley de Arruda foi um dos prédios mais afetados. Salas foram inundadas pela água, o forro caiu e até a quadra poliesportiva foi destruída pela ventania.

Por causa do temporal, a Escola Sirley de Arruda teve suas aulas suspensas por tempo indeterminado até que tenha condições de continuar as aulas normalmente. A Direção da Escola já informou os prejuízos e aguarda uma resposta o mais breve possível para o reinicio do ano letivo.

E o estrago não  foi só na cidade,  na MA-006 que dá acesso ao município a erosão ameaça à pista, pondo em risco à vida de motoristas que trafegam no local. Em outro trecho, uma barreira desceu  e a terra está acumulada no asfalto. Em Grajaú, as chuvas também já chegaram. 

No centro-sul do Estado, o período chuvoso de acordo com o Laboratório de Meteorologia da UEMA, é  entre os meses de outubro de abril.

As informações e imagens são do portal Grajaú de Fato.

Tudo aqui passa pela promotora Lítia Cavalcanti…



Não costumo fazer elogios a ninguém, principalmente a pessoas que ocupam cargos públicos. Acredito que aquelas que trabalham corretamente não fazem nada mais do que a obrigação, mas hoje quero ir contra a este princípio para falar de uma pessoa que tem sido decisiva neste nosso Maranhão.

Quero falar sobre o trabalho da promotora Lítia Cavalcanti. Sinceramente é digno de registro o papel que ela desenvolve em defesa do consumidor.

Aqui no Maranhão virou regra: as coisas só se resolvem quando ela está no meio. Foi assim no caso dos medidores da Cemar, Euromar, Ambev, revendedoras e distribuidoras de gás e mais recentemente a questão das operadoras de telefonia celular, no futebol e agora já vai dar um jeito na questão dos serviços prestados pelos ferryboat.

Imaginem vocês, tivesse a promotora Lítia Cavalcanti algum interesse político, a campanha dela seria fácil demais. Não é o caso. Lítia coloca a família em segundo plano e nunca tem tempo nem para si. Só vê o trabalho!

Durante a investigação da promotora no futebol fui várias vezes à sede do MP. Fiquei impressionado como se faz tanta coisa com tão pouca condição de trabalho. A equipe de Lítia é ela e mais dois competentes funcionários. Nada mais. Mesmo assim, Lítia Cavalcanti aparece como solução para tudo aqui.

Não posso cometer nenhuma injustiça e preciso reconhecer que existem também, outras pessoas ocupando cargos públicos e que trabalham muito também. Quero, na pessoa da promotora Lítia Cavalcanti me dirigir a elas também.

Lítia Cavalcanti conquistou com muito trabalho e trabalho sério, diga-se de passagem o respeito de todos no Maranhão. É uma essoa simples, objetiva e direta. Atende a todos, fala com todos. Por tudo isso merece o respeito, a admiração e o carinho de todos nós.

Lítia Cavalcanti é um exemplo a ser seguido.

*do blog do Zeca Soares

Veja foto do sequestrador Benedito Lisbino



Já está fora de perigo a adolescente, de dezessete anos, que levou dois tiros do ex-marido depois de passar quase vinte e quatro horas feita refém em um motel.

O sequestrador da jovem, Benedito Francisco Dos Santos Lisbino foi candidato a vereador pelo município de Codó em 2008. 

Benedito Lisbino, de 36 anos, mais conhecido como Pituca, não venceu a eleição pelo PV.

Ventilador cai na cabeça de candidata durante provas do Enem no Piauí



A candidata Eliane Rocha Viana Neves, de 32 anos, foi internada em hospital de Teresina depois que um ventilador da Unidade Escolar Edgar Tito, na zona norte da capital piauiense, caiu sobre sua cabeça e braços quando estava fazendo provas do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio).
Seu marido, o funcionário público José Ribamar Neves, disse que Eliane Rocha Viana Neves sofreu cortes na cabeça e nos braços, mas não corre risco de morte.
“Ela recebeu oito pontos na cabeça, mas está bem e consciente”, falou José Ribamar Neves.
O acidente ocorreu às 15h30, no horário de Brasília. A aplicação da prova não foi suspensa na Unidade Escolar Edgar Tito.
José Ribamar Neves informou que é a primeira vez que Eliane Neves fazia o Enem. Ela concluiu o Ensino Médio há dois anos e sonhava em concluir um curso superior e dar exemplo aos quatro filhos.
“Ela estava na prova e o ventilador estava ligado e caiu na cabeça dela. Eu acho que era preciso fazer manutenção nesses equipamentos antes da prova”, falou José Ribamar.
Eliane Neves foi medicada e socorrida por uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
José Ribamar Neves afirmou que sua mulher Eliane Rocha Viana vai impetrar com ação na Justiça para fazer novas provas e não sabe se irá fazer provas do Enem no domingo.
*do blog do Efrém Ribeiro

sábado, 22 de outubro de 2011

Suspeito de mandar matar empresário falsificava documentos de terrenos

A polícia tem evidências de que o corretor de imóveis Elias Nunes, suspeito de mandar matar o empresário Marggion Lanyere Ferreira, falsificava documentos de compra e venda de terrenos em um cartório clandestino.

Hoje (21), os delegados que estão investigando o caso se reuniram com representantes do Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

A polícia também investiga a participação no esquema de policiais, que foram citados em depoimentos. O inquérito policial sobre a morte do empresário deverá ser concluído na segunda-feira (24).

Confira detalhes na reportagem de Marcial Lima: