Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Caminhão do Peixe leva pescado mais barato aos bairros de São Luís

quarta-feira, 7 de março de 2012

Caminhão do Peixe leva pescado mais barato aos bairros de São Luís

O Caminhão do Peixe, do Programa Municipal de São Luís - “Peixe para Todos”, , tem proporcionado à população da cidade pescados a preços populares. Nesta terça-feira (6), os moradores do Bairro de Fátima foram os beneficiados. Na quarta (7), o caminhão estará ao lado da Fundação Bradesco, no Coroadinho; na quinta (8), no Viva da Vila Embratel; e na sexta (8), no Viva do Anjo da Guarda.

O Caminhão do Peixe é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Ministério da Pesca e Aquicultura e integra o Programa Peixe para Todos, gerenciado pela Semapa. O objetivo é oferecer proteína animal com preços acessíveis a famílias de baixa renda e que consomem pouco peixe. 

Por dia, é comercializada, em média, uma tonelada de pescados, dependendo do que é fornecido para a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). Os peixes comercializados pelo programa são fornecidos pelas mesmas empresas que fornecem para supermercados da capital maranhense. “O programa foi muito bem aceito pela população, pois o produto é de qualidade. O pescado só é destinado à venda depois de passar pelo Serviço de Inspeção Sanitária da Semapa”, assegurou o gerente do caminhão, Marcos Aurélio Araújo.

Com preços inferiores aos praticados em feiras e mercados de São Luís, em torno de 30 a 40%, os pescados têm se tornado mais frequentes na mesa da população. O “Peixe para Todos” funciona, ainda, como um regulador de preço entre a oferta e a procura do produto. “Precisamos chamar a atenção para o preço do pescado e o que estamos fazendo é democratizando o acesso a peixes nobres, como a pescada”, explicou o titular da Semapa, Júlio França.

A dona-de-casa Ana Lúcia Linhares aproveitou que o caminhão estava perto de casa para levar sete quilos de peixe para a família. “Está maravilhoso. Adorei poder comprar peixe bom e com preço melhor ainda”, afirmou Ana Lúcia. O metalúrgico Raimundo Moraes aguardou com paciência sua vez. “Compensa esperar um pouquinho e comprar o quilo da pescada amarela a dez reais”, frisou.

O Caminhão Feira pesa oito toneladas e foi totalmente customizado para conservação e comercialização de pescado. Tem capacidade para acomodar, em condições ideais de temperatura e higiene, 2,8 toneladas de pescados. Possui, ainda, uma unidade de conservação fria, frigorífico, serra de corte, toldo, passarela de atendimento aos consumidores e balança de precisão.

Tabela de preços do pescado:

Pescada Amarela: 10,00 reais/kg
Serra: 6,00 reias/kg
Corvina: 6,50 reias/kg
Bandeirado: 6,00 reais/kg
Uritinga: 6,00 reais/kg
Bagre: 5,00 reais/kg
Cururuca: 3,00 reais/kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.