Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Poesia Cabocla: Jessier Quirino e a Nota de Falecimento da Civilidade Carnavalesca

domingo, 11 de março de 2012

Poesia Cabocla: Jessier Quirino e a Nota de Falecimento da Civilidade Carnavalesca

Um dos maiores expoentes da poesia matuta no Brasil, Jessier Quirino, nos enviou um interessante texto que ele escreveu sobre os carnavais dos dias de hoje. Adequado para a quaresma. Leia com atenção para refletir:

É com o mais profundo pesar que informamos o falecimento da nossa alegre “Civilidade Carnavalesca”, ocorrido durante os festejos de Momo de 2012. 

A “Rainha do Vale do Paraíba”, ou Itabaiana, ou “Civilidade Carnavalesca”, como também era conhecida, foi vítima de RAIOS SONOROS DO TERCEIRO GRAU, que invadiram o centro mais acolhedor da cidade nesse carnaval. Segundo perícia técnica abalizada, a verdadeira causa mortis só será confirmada, quando a morta for devidamente vestida e purificada. Itabaiana permanece nua. 

Matá-la ou estuprá-la pelos ouvidos são duas coragens difíceis de ter e praticar. No entanto, alguns empresários do som-de-paredão e jovens armados de agulhões musicais redobrados, inacreditavelmente praticaram. Isto, a pretexto de um suposto carnaval. Morta como uma máscara pendurada no cabide da vergonha, a nossa conhecida “Civilidade” aguarda renascimento. 

As famílias enlutadas pedem providências (e o mínimo grau de respeito aos horários e locais), no sentido de evitar que novos excessos sejam praticados em finais de semana; festejos juninos; campanhas eleitorais; Copa do Mundo e madrugadas. 

A alegria é bela e jovem. Ninguém a envelhecerá. 

Que venham novas festas, novos carnavais vestidos de boa paz e alegria. 

Itabaiana Estado da Paraíba semana de cinzas do ano de 2012. 

JESSIER QUIRINO*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.