Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Estrangeiros debandam e festival Metal Open Air fracassa em São Luís

sábado, 21 de abril de 2012

Estrangeiros debandam e festival Metal Open Air fracassa em São Luís


Festival Metal Open Air: camarins desmontados, palco desativado e debandada de atrações internacionais (Foto: Cauê Muraro/G1)


Do G1 MA:

Apesar da organização do Metal Open Air insistir que o evento não está ameaçado, o festival que foi inicialmente divulgado e para o qual o público comprou ingressos não existe mais. Com exceção do Megadeth, todas as principais atrações internacionais e nacionais cancelaram suas apresentações e os camarins e um dos palcos foram desativados. O evento, cujo início estava marcado para às 11h15 deste sábado (21), só começou às 18h com o show da banda nacional Ácido. A apresentação, uma reunião de é uma das únicas três - de 13 originalmente anunciadas - que a organização ainda confirma, transformando o Metal Open Air, vendido como um dos maiores festivais de metal do Brasil, em um fracasso.Os problemas são muitos. 

Na sexta-feira (20), o camping foi montado em um estábulo e opúblico reclamou da estrutura e do mau cheiro no local. Várias pessoas ainda tiveram que lidar com furtos de carteiras, celulares, câmeras fotográficas e documentos. 

O produtor Marcelo Caio, sócio da Lamparina Produções, uma das empresas responsáveis pela organização do evento, admitiu ter feito "um serviço péssimo". “Tivemos problemas com alguns pagamentos de cachê, como o do Hangar, por exemplo. Tivemos problemas de liquidez nesta reta final, inclusive por causa de recuos de apoiadores, e uma série de problemas também de fornecedores”, afirmou.

Mas o fato principal foi a debandada das atrações que preenchiam a escalação do Metal Open Air. O primeiro dia do evento chegou a ter o show do Megadeth, mas não contou com diversas apresentações, entre elas as dos grupos estrangeiros Venom e Saxon e dos nacionais Headhunter DC, Terra Prima e Hangar. 

Neste sábado, segundo dia do festival, as bandas internacionais Anthrax, Rock N Roll All Stars, Blind Guardian e Grave Digger desistiram de tocar no Metal Open Air. O Ratos de Porão, que tocaria no domingo (22),também anunciou que não fará mais sua apresentação.Até às 18h20, apenas as apresentações das bandas Legion of the Damned e Dark Avenger ainda estavam confirmadas para acontecer neste sábado no festival Metal Open Air.