Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Mão-de-obra escrava aumenta no Maranhão

domingo, 1 de abril de 2012

Mão-de-obra escrava aumenta no Maranhão

Registros de crime de mão-de-obra escrava aconteceram durante fiscalização de Grupo Móvel do Ministério do Trabalho, em fazendas no estado do Maranhão. Apesar dos flagrantes, a violação dos direitos continua. No Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia, dez denúncias de trabalho escravo em fazendas aguardam por fiscalização. As denúncias foram feitas no período de janeiro a março deste ano.

"Esses são números só do nosso centro, mas existem outras instituições que acolhem denúncias da mesma natureza", reforçou Antônio Filho, coordenador executivo do Centro.

Outras 23 ações estão sendo acompanhadas pelo Centro de Defesa. Em 2011, foram registradas 22 denúncias e executadas 19 fiscalizações, num total, de 164 trabalhadores envolvidos em situações de trabalho escravo. Destes, 95 foram resgatados.

A partir dos dados, o Centro trabalha para ter um cenário completo do crime no Maranhão. "Já estamos fazendo um diagnóstico de todas as ações penais que tramitam nas Justiças federal e estadual, para saber como estão esses processos, quantos foram sentenciados ou prescreveram. Mas percebemos que houve um aumento no número de ações judiciais", finalizou Antônio Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.