Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Rebelião de presos em cadeia de Pedreiras termina com 8 feridos

domingo, 22 de abril de 2012

Rebelião de presos em cadeia de Pedreiras termina com 8 feridos



Acabou, há aproximadamente 40 minutos, o motim no Presídio Regional de Pedreiras, cidade localizada 245 quilômetros de São Luís. Os detentos liberaram os dez reféns após receberem garantias nas negociações com representantes da secretaria estadual de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap).

De acordo com informações da assessoria da Sejap, na tarde do último sábado (21) os detentos iniciaram o motim depredando algumas celas e ateando fogo em colchões, mantendo dez reféns. A secretaria também informou que os detentos tinham como principal reivindicação maior acesso e celeridade na apreciação de seus processos.

A negociação foi conduzida pelo superintendente de justiça da Sejap, Amaury Chaves e até o momento não foi contabilizada a extensão dos prejuízos.

O Centro de Ressocialização de Pedreiras, que é gerenciando em parte pela APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), ontem, por volta de 13:00h, começou a viver sua primeira rebelião.  15 estavam reféns, e 8 feridos a bala.

O presídio está localizado a aproximadamente 5 km do centro da cidade, no povoado Barriguda, às margens da MA - 122. Segundo informações de agentes penitenciários, a rebelião começou de forma repentina, pegando-os de surpresa. Alguns tiros foram disparados em direção ao motim, que teriam atingindo alguns detentos que posteriormente foram levados ao Hospital Geral. 

Internamente, por volta das 19:00, atendendo reivindicações dos presos, foi autorizada a entrada da imprensa. Foi observada uma grande agitação, sendo logo revelado, que eram mantidos 15 reféns apelidados de “Jacks” (menção a Jack o Estripador), estes, são extremante rejeitado dentro do Centro, por serem estupradores. 

Os presos exigiam a presença de um promotor de justiça, um juiz e um pastor. 

Com informações são do blog Pedras Verdes.