Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Memória Rubro-Negra: Livro registra a gloriosa história do Moto Clube

terça-feira, 31 de julho de 2012

Memória Rubro-Negra: Livro registra a gloriosa história do Moto Clube

O livro “Memória Rubro-Negra: de Moto Club a Eterno Papão do Norte”, é uma publicação do professor de Educação Física Hugo Saraiva e colaboração do Jornalista João Ricardo Barbosa. O trabalho nasceu em Abril de 2010, quando o último fundador vivo do Moto, o senhor João Mouchrek, havia acabado de falecer. O autor do livro, Hugo, que na época preparava-se para lançar a sua primeira publicação, reuniu alguns textos e fotos do Moto e resolveu aprofundar-se na história do clube, pela falta de uma publicação similar dentro da nossa literatura. O trabalho foi um minucioso processo de dois anos e meio de pesquisas em diversas fontes - Biblioteca Pública Benedito Leite e Acervo Público do Estado, além de depoimentos de ex-jogadores, dirigentes, jornalistas esportivos, radialistas e torcedores.

No total, foram diversas ligações e e-mails a diversas fontes, mais de 60 pessoas entrevistadas e aproximadamente 56 horas de depoimentos gravados, tudo para contar, em aproximadamente 350 páginas, um pouco sobre os 75 anos de história do Moto Club de São Luis e alguns dos seus maiores jogadores. Além da parte histórica, com passagens marcantes, jogos importantes, títulos inesquecíveis e memoráveis campeonatos, o livro retrata um pouco das maiores e demais torcidas organizadas do clube, além de algumas ações que ajudaram o rubro-negro, como a formação do GAMO, o Grupo de Apoio ao Moto Club, e a construção da sua sede social, no Paranã. O trabalho conta também um pouco sobre a história de algumas competições e títulos importantes, como a conquista da Copa dos Campeões do Norte, em 1948, a Taça Brasil Norte, em 1968, e a equipe que garantiu a volta à elite do nosso futebol, em 2010.

O livro contou com a participação, em depoimento, de grandes jogadores e pessoas ligadas à história do clube, como Jack Jone, Zé Roberto, Pelezinho, Nabor, Gojoba, Hamilton Sadias (o maior artilheiro do Moto Club), Raimundinho Lopes, Beato, o treinador Marçal Tolentino Serra (o “papa títulos” do nosso futebol), Kléber Pereira, Newton, Neguinho, Gil, Bacabal, Baezinho, Caio (campeão mundial pelo Grêmio, em 1983), Alzimar, o médico Cassas de Lima, dentre outros. Rico em fotos e tabelas dos mais importantes campeonatos disputados pelo clube, o livro ainda retrata, em um capítulo a parte, sobre a rivalidade com o Sampaio Corrêa, com passagens curiosas, grandes jogos, campeonatos e todos os elementos que envolvem o chamado “Superclássico”.

SERVIÇO: LANÇAMENTO DO LIVRO DO MOTO CLUB DE SÃO LUIS
Data: 18 de Setembro
Horário: a partir das 19h00
Local: Auditório da Faculdade São Luis (Canto da Fabril)
Entrada: livre
Preço do livro: R$ 25,00
Convidados para o lançamento: Hamilton Sadias, Kléber Pereira, Jack Jone (o Rei do Gatilho), Zé Roberto (o Bionicão) e muitos ex-jogadores
 Mais informações: www.facebook.com/livrodopapao