Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Tribunal de Justiça decide que aumento na cobrança do IPTU é inconstitucional

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Tribunal de Justiça decide que aumento na cobrança do IPTU é inconstitucional

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) decidiu, nesta quarta-feira (25), por maioria de votos pela inconstitucionalidade da Lei Municipal n.º 5.392/2010, que instituiu o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2011. A decisão do TJMA atende Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pela seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA) e confirma a liminar concedida pelo Tribunal à entidade, que questionava a ilegalidade da cobrança.

Na época os desembargadores suspenderam de forma imediata a cobrança do IPTU exercício 2011 até o julgamento do mérito da ADI. A Ordem questionou a legislação municipal, considerando que a lei que instituiu a cobrança fere princípios constitucionais da razoabilidade, proporcionalidade, vedação ao efeito confiscatório e da capacidade contributiva na cobrança do imposto, além da proibição de concessão de isenção sem interesse público justificado.

A OAB também contesta o caráter estratosférico do reajuste, em relação aos valores fixados no exercício de 2010, que trouxe a uma significativa parcela dos contribuintes diferença de reajuste no valor do tributo, superior à média de 500% e, em alguns casos, atingindo 8.000%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.