Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: UPAs desafogam sistema de atendimento à saúde em São Luís

segunda-feira, 23 de julho de 2012

UPAs desafogam sistema de atendimento à saúde em São Luís


As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) têm contribuído para desafogar o sistema de saúde de São Luís, sendo uma boa opção para quem precisa recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) na capital maranhense. Sempre lotadas, as cinco unidades espalhadas pela capital atendem pacientes provenientes dos bairros de São Luís e do interior do Estado que veem no atendimento rápido, bem como na qualidade dos serviços prestados, os grandes diferenciais das unidades.

Somente no mês de junho, mais de 68 mil atendimentos foram realizados pelas UPAs do Itaqui-Bacanga, Araçagi, Parque Vitória, Cidade Operária e Vinhais. A enfermeira Luciana Regina Cordeiro Santos esteve na última quinta-feira (19) na UPA do Vinhais em busca de atendimento para sua filha de doze meses.

“Esta é a segunda vez que trago minha filha aqui, mesmo ela tendo plano de saúde. Considero o atendimento muito bom, rápido e eficiente. Venho porque o atendimento é rápido e nas pediatrias dos hospitais particulares são sempre muito cheias e a gente acaba perdendo muito tempo. Além disso, acho os médicos da UPA melhores preparados”, relatou.

A avaliação é compartilhada pelo lavrador José Ribamar Oliveira, do município de São Mateus. “Fiquei internado na UPA e só tenho que agradecer aos profissionais. Médicos, enfermeiros e assistentes sociais que me deram toda a atenção. Saio melhor e agora vou continuar o tratamento”, declarou.

Também proveniente do interior do Estado, a pescadora de São Bento Andrelina Moreira esteve acompanhando sua mãe, na quinta-feira (19), que é idosa e avaliou o atendimento como muito bom. “Somos do interior e assim que chegamos fomos logo atendidas e ela medicada. A equipe está de parabéns”, ressaltou.

A UPA do Vinhas, assim como a da Cidade Operária, foi construída e equipada com recursos do Tesouro Estadual. Além disso, as duas até o momento são mantidas com recursos do governo do Estado. Vale destacar que só a UPA da Cidade Operária registrou um total de 29.925 atendimentos no último mês.

A UPA é um serviço de prontoatendimento que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana. A unidade está equipada para atender desde pequenas e médias emergências a pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital. A primeira inaugurada funciona na área Itaqui-Bacanga e, somente no mês de junho, contabilizou 10.606 atendimentos.

O secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad, afirma que o governo está oferecendo aos maranhenses um serviço de alta qualidade, com equipamentos moderníssimos, estrutura física completamente nova e adequada e profissionais competentes e compromissados. “A satisfação da população comprova que estamos no caminho certo”, assegurou.

Em junho deste ano, a UPA do Vinhais contabilizou 7.643 atendimentos nas áreas de clínica médica e pediatria. A dona de casa Luziane Trindade Santos, moradora do bairro Vinhais Velho, aprovou o atendimento. “É a primeira vez que venho para a UPA e o tratamento que recebi foi muito bom. O atendimento foi bem rápido, assim que cheguei com meu filho, que caiu de um muro, fomos logo atendidos, além disto, ter uma unidade de saúde mais perto de casa é muito bom”.

Dotada de modernos equipamentos, as UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares, com acolhimento e classificação de risco, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. Nas UPAs os pacientes são estabilizados e, dependendo da situação, são encaminhados para casa, para o Centro de Medicina Especializada (Cemesp) ou para um dos hospitais de referência até a completa resolução dos seus problemas.

Elas estão preparadas para receber casos de pressão alta, febre, cortes e queimaduras, além de realizar o primeiro atendimento dos pacientes acometidos por enfarte ou AVE (Acidente Vascular Encefálico).

Ao todo, são dez unidades de saúde nesta categoria, em todo o Maranhão. Há unidades nos municípios de Imperatriz, Codó, Coroatá, São João dos Patos e Timon. “O governo está montando uma estrutura única e interligada, com profissionais habilitados e unidades construídas nos melhores padrões da medicina, para que o cidadão tenha a certeza de que, ao chegar a uma das unidades do Estado, será atendido e terá seu problema resolvido”, afirmou Ricardo Murad. A UPA do Araçagi registrou 11.146 acolhimentos no mês anterior e a do Parque Vitória, no mesmo período, registrou 9.300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.