Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Maranhão registra mais de 3.700 novos casos de hanseníase por ano

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Maranhão registra mais de 3.700 novos casos de hanseníase por ano

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 3.782 novos casos de hanseníase são registrados por ano no Maranhão. O estado apresenta o quarto maior índice do país. Para combater a doença, a SES apresentou ontem aos municípios participantes do projeto de combate à hanseníase (Integranhs – Mapa TOPI – Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí) os resultados da análise do quadro da hanseníase no Maranhão.

O projeto, que é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e apoiado pelo Ministério da Saúde (MS), apontou várias adaptações para o combate à doença no estado.

O Maranhão integra uma das 10 áreas mapeadas pelo MS como de maior incidência de hanseníase no Brasil, sendo considerado hiperendêmico. A Região Tocantina concentra o maior número de casos da doença, que acomete, principalmente, homens. 

Entretanto, a chefe do Departamento de Epidemiologia da SES, Léa Márcia Melo da Costa, chama atenção para o fato de muitos menores de 15 anos estarem contraindo a hanseníase.  “Proporcionalmente falando, a população de até 15 anos que apresenta a doença é maior que o total de adultos. Isso significa dizer que muitos adultos doentes não fazem o tratamento e contaminam seus filhos, por exemplo”, afirmou. Para aumentar a cobertura dos casos de hanseníase, a SES apresentou os resultados da análise do quadro da Hanseníase no Maranhão. 

O levantamento faz parte do Mapa TOPI, um projeto surgido em 2008 depois de uma proposta feita por um grupo de pesquisadores ligados à UFC para criar uma ferramenta para estudar os aspectos epidemiológicos, clínicos, psicossociais e operacionais da doença nos estados do Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.