Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: setembro 2012

domingo, 30 de setembro de 2012

Homem armado ameaça pessoas em Paço do Lumiar


Em Paço do Lumiar, na manhã de domingo (30), um homem, que seria filho de uma vereadora, ameaçou diversas pessoas com uma arma de fogo em frente à delegacia do município. Toda a confusão foi transmitida, ao vivo, pelo programa Domingo Mirante, da rádio Mirante AM. As informações foram repassadas por um ouvinte identificado como Américo.

De acordo com o ouvinte, a confusão começou por uma pessoa que fazia propaganda. Durante a participação no programa, o ouvinte chega a dialogar com o homem armado – que não teve o nome divulgado –, pediu calma e apelou para que ele entregasse a arma. Ainda segundo o ouvinte, não havia policiais no local.

À rádio Mirante AM, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) informou que uma equipe havia sido deslocada ao local. O caso foi encaminhado à delegacia do Maiobão.

sábado, 29 de setembro de 2012

Pesquisa Escutec: Castelo e Edivaldo seguem empatados



Pesquisa Escutec/O Estado realizada em São Luís entre os dias 25 e 27 de setembro aponta que o prefeito João Castelo (PSDB), candidato à reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais”, segue na dianteira da disputa, agora 2 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que encabeça a coligação “Muda São Luís”. A uma semana do pleito, e levando em consideração a margem de erro, de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

Os números Escutec mostram que a disputa em São Luís está estabilizada, sem grandes alterações no posicionamento dos candidatos. Na última semana de campanha, o debate na TV Mirante pode definir quem chega na frente no próximo domingo.

O tucano aparece no quinto levantamento do Escutec com 32% das intenções de voto na capital, contra 30% de Holanda Júnior. Como a margem de erro da consulta é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, quem termina o primeiro turno na frente ainda é rigorosamente indefinido.

Em terceiro lugar, mas distante dos dois líderes, aparece o candidato da coligação “Juntos Por São Luís”, Washington Luiz (PT), com 13%. Ele está no limite do empate técnico com a quarta colocada, deputada estadual Eliziane Gama (PPS), que tem 7,1% das intenções de voto.

O ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), da coligação “Construindo uma nova história”, este em quinto, com 4,2%; seguido por Marcos Silva (PSTU), 1,7%; Haroldo Saboia (PSOL), da coligação “São Luís, o caminho é pela esquerda”, 1%; e Ednaldo Neves (PRTB) com 0,1%. Os que declararam votar em branco, ou nulo, foram 2,7% dos entrevistados. Outros 8,1% disseram não saber ainda em quem votar ou não responderam.

A pesquisa Escutec/O Estado realizada em São Luís foi registrada na Justiça Eleitoral dia 24 de setembro, sob o protocolo MA-313/2012. Foram ouvidas 800 pessoas, para uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

2° turno

O instituto Escutec fez duas simulações de 2° turno. Na primeira delas, o candidato do PTC, Edivaldo Holanda Júnior seria o vencedor, com 46,4% dos votos, contra 35,9% do prefeito João Castelo. Nesse cenário, 6,7% disseram votar em branco, ou nulo, enquanto 11% declararam não saber, ou não responderam à pergunta.

Num segundo cenário de 2° turno, o atual prefeito venceria a eleição na disputa com o petista Washington Luiz. Assim, Castelo teria 35,4%, contra 30,8% do vice-governador. Nessa disputa, 16,7% votariam em branco, ou nulo, e 17,1% preferiram não responder ou disseram não saber em quem votar.

No quesito rejeição, o prefeito segue liderando. Dos 800 entrevistados, 33% disseram não votar nele de jeito nenhum. O segundo colocado na pesquisa, Edivaldo Holanda Júnior, é apenas o quarto em rejeição, com 7,9%. Antes dele, são mais rejeitados o ex-prefeito Tadeu Palácio, com 15,4%, e o vice-governador Washington Luiz, com 13,4%. A deputada estadual Eliziane Gama é a candidata que registra o menor índice de rejeição na capital. Apenas 2% dos entrevistados declararam não votar na popular-socialista. Outros 12,8% não sabem, ou não responderam essa pergunta.

Mais

A pesquisa Escutec/O Estado também fez a simulação de como seriam as votações de cada um dos candidatos se fossem considerados apenas os votos válidos – excluídos os eleitores que declararam votar em branco, nulo e os que disseram não saber, ou não responderam. Assim, João Castelo passaria ao segundo turno com 35,9% dos votos válidos e disputaria a Prefeitura de São Luís com Edivaldo Holanda Júnior, com 33,7%.

Após parada cardíaca, apresentadora Hebe Camargo morre aos 83 em São Paulo


A apresentadora Hebe Camargo, uma das pioneiras da televisão brasileira, morreu aos 83 anos na manhã deste sábado (29), de parada cardíaca, em sua casa em São Paulo.

Hebe retirou um tumor no intestino em 11 de março deste ano. Anteriormente, em 2010, ela passou por cirurgia e quimioterapia após ser diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo.

Em junho, outro susto: no dia 12, a apresentadora foi levada às pressas ao hospital para a retirada da vesícula. Um mês depois, ficou internada por cinco dias para realizar exames de rotina.

Na última quinta-feira (27), o SBT anunciou a volta de Hebe à emissora. Ela estava afastada do canal de Silvio Santos desde dezembro de 2010, quando não renovou seu compromisso e migrou para a Rede TV!.

O novo contrato de Hebe foi selado em uma reunião entre a cúpula do SBT e o empresário dela, Cláudio Pessuti. Daniela Beyruti, diretora artística e de programação da rede, José Roberto Maciel, vice-presidente, e Leon Abravanel, diretor de produção, estavam presentes.

"Diretores e colaboradores do SBT comemoram a volta da artista, que sempre foi uma das mais queridas da casa", dizia o comunicado da rede.

Hebe Camargo estava escalada para participar do Teleton, que será exibido pelo SBT em novembro.

Em janeiro de 2010, Hebe Camargo foi internada no mesmo hospital, o Albert Einstein, em São Paulo, para a retirada de um tumor.

A operação ocorreu assim que os médicos diagnosticaram nódulos no peritônio, membrana que envolve a cavidade abdominal --um câncer raro, mas tratável, segundo a equipe do hospital.

Após a cirurgia, Hebe começou a fazer sessões de quimioterapia para combater a doença. Em março, em meio ao tratamento, voltou a gravar seu programa, então no SBT, emissora que a acolheu por 25 anos.

"Vou vivendo como se nada tivesse acontecido", disse a apresentadora ao fim da gravação, acompanhada pela Folha. "Vou para a quimioterapia e não sinto nada, é uma coisa mágica na minha vida", contou.

Na ocasião, Hebe afirmou que foi um pouco relapsa com sua saúde. "Eu fui um pouco, só fazia exame de sangue", disse, completando que nunca teve nenhuma doença. "Só ia no hospital pra fazer plástica, ou no peito ou na cara."

A apresentadora falou ainda sobre a perda de cabelos acarretada pela quimioterapia. "O meu médico comentou com meu sobrinho que meus cabelos iam cair, e foram os cabelos dele que começaram a cair de medo [de contar]. Quando eu soube, não tive impacto nenhum", disse.

Hebe contou que ligou então para uma conhecida e fez "umas três, quatro" perucas. "Vocês estão crentes que é o meu cabelo? É peruca, pode fotografar!"

Em abril de 2010, a assessoria de imprensa da apresentadora afirmou que o câncer que a acometia já não existia mais.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

É hoje: Prévia do VIII Tributo ao Rei do Baião

O grupo Os 3 do Nordeste já chegou em São Luís e logo mais, as 21h, levantará poeira no Espaço Gonzagão


























Um dia antes de subir ao palco na Prévia do VIII Tributo ao Rei do Baião, o maior trio de Forró do Brasil conversou com Marcial Lima sobre expectativas, carreira e curiosidades do grupo que completou 40 anos de estrada. 

O evento que já se consolidou pelo carisma e qualidade de atrações, realiza uma prévia hoje à noite no Espaço Gonzagão (Toque Italiano - Rua do Aririzal)  onde subirão no palco: Os 3 do Nordeste, Marinaldo do Forró, e Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão. Os ingressos poderão ser adquiridos nos pontos de venda e na portaria do local do show.

Confira mais sobre Deda, Parafuso e Adriano neste interessante bate-papo:

Secretário é morto a tiros em Santa Luzia

O secretário de Meio Ambiente de Santa Luzia, Elias Mendes Souza, foi assassinado, no final da tarde desta quinta-feira (27). Segundo informações repassadas pela polícia, o gestor estava na porta de casa quando chegaram dois homens em uma motocicleta e dispararam quatro tiros.

Mendes ainda foi socorrido e levado ao hospital municipal, mas acabou não resistindo à gravidade dos ferimentos. A polícia investiga o caso e não descarta a hipótese de que o crime esteja ligado à sucessão municipal. O secretário era um dos coordenadores da campanha de reeleição do prefeito Marcio Rodrigues (PMDB).

Santa Luzia é dos 27 municípios maranhenses que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de tropas federais para ajudar na organização e seguranças das eleições de 7 de outubro.

São Luís do Maranhão é destaque na Semana do Brasil na França

 Semana do Brasil na França

A cidade de São Luís foi destaque em terras francesas. A realização da “Semana do Brasil na França”, que terminou na última segunda-feira (24) com a Lavage de la Madeleine, expôs nossa gastronomia, música, história e nossas manifestações populares. O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, avaliou positivamente o evento, frisando a comemoração dos 400 anos de São Luís.

“Na 11ª edição do evento, que tem por objetivo mostrar aos franceses um pouco da nossa diversidade cultural, levamos para as ruas de Paris o Boi Barrica, em homenagem a fundação dos 400 anos de São Luís do Maranhão”, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Segundo o presidente, a Embratur participa do evento para divulgar a diversidade do Brasil e motivar os estrangeiros a visitarem o país. “A união de outros componentes aos atrativos turísticos faz com que mostremos nosso diferencial diante de outros destinos. Não só no evento de segunda-feira, mas em todas as ações da última semana, reforçamos o conceito de que o Brasil é um lugar de experiências únicas”, explicou Dino.

Reconhecendo a importância da França como 7º maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil, a Embratur aproveitou a realização de diversos eventos importantes no país para lançar a “Semana do Brasil na França”.

A iniciativa incluiu coletiva para imprensa, workshops sobre as cidades – com destaque para Salvador, que foi o destino anfitrião da edição –, reuniões exclusivas entre destinos e profissionais, além do “Vivência Brasil”, quando os convidados assistiram a apresentações culturais e experimentaram a gastronomia brasileira.

No dia seguinte (18), o Brasil iniciou sua participação na International French Travel Market (IFTM Top Resa), principal feira de turismo da França, que seguiu até o dia 21 de setembro, em Paris. A novidade desta edição foi que, além do grande estande institucional, com a presença de co-expositores, o Brasil também esteve presente no Village Culturel, uma área dedicada exclusivamente à cultura.

“As cidades homenageadas foram Olinda (PE) e São Luis (MA), que comemoram, em 2012, 30 e 15 anos, respectivamente, como Patrimônios Culturais da Humanidade pela Unesco”, ressaltou o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

É amanhã: Prévia do VIII Tributo ao Rei do Baião agita fim de semana

Será realizada na próxima sexta (28) a prévia do Tributo ao Rei do Baião, "O Forró dos 400 Anos", que terá como atrações Os 3 do Nordeste, Raimundinho e Forró Pé no Chão e Marinaldo do Forró.

As apresentações começarão a partir das 21h, no Espaço Gonzagão (Toque Italiano - Rua do Aririzal).

O Tributo tem o objetivo de manter viva no Maranhão a essência do autêntico forró, ao som da sanfona, triângulo e zabumba. É antes de tudo, um resgate cultural da verdadeira música nordestina. Organizado por fãs e seguidores de Luiz Gonzaga – o maior representante do gênero no Brasil –, o evento reunirá um grande público de todas as idades para apreciar os artistas locais e convidados de outras regiões. 

Em dezembro, na grande festa, grandes nomes da música popular nordestina estarão presentes para comemorar, aqui no Maranhão, o centenário do Rei do Baião. Santanna, O Cantador já é uma atração confirmada.

Os sucessos de canções poéticas em xote, xaxado e baião serão garantidos, consagrando o verdadeiro Forró. O “Tributo ao Rei do Baião” se transformou, em pouco tempo, numa riqueza cultural enraizada na terra do bumba-meu-boi. Imperdível!


Polícia prende seis pessoas acusadas de matar comerciante em Pedreiras

Um trabalho de investigação da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), com o apoio da 14ª Delegacia Regional de Pedreiras, resultou na prisão de seis suspeitos de envolvimento no assassinato de Raimundo Pereira Sales, conhecido como Raimundo da Van, ocorrido dia 21 na cidade de Pedreiras. 

O motorista e comerciante foi assassinado enquanto se preparava para sair para o trabalho. As investigações, coordenadas pelo delegado Rafael Leite, do Departamento de Combate a Roubo a Cargas, setor da Seic, apontaram como mandante do homicídio, a companheira da vítima, Rocilda de Aguiar Sales, 46 anos.

A morte, segundo dados da polícia, teria custado R$ 30 mil a Rocilda. Parte do valor, aproximadamente R$ 13 mil, foi entregue ao agenciador dos executores, identificado como João Batista dos Santos, conhecido como Bruno Macumbeiro, que responde por tentativa de homicídio em Imperatriz. 

O valor seria referente a primeira parcela, o restante seria debitado após a execução do serviço. Do total, uma quantia de R$ 2 mil foi entregue ao executor Francisco Carlos Alves Teixeira, conhecido por Codó, e R$ 2 mil a José Newton da Conceição Pereira, o Barroso, que pilotava a motocicleta no momento do assassinato.

"A morte teria sido causada por três motivos. A primeira, porque Raimundo da Van agredia a vítima. Segundo, ele teria um relacionamento fora do casamento e o outro era que a vítima estaria utilizando a renda do comércio de propriedade da família para fins próprios", explicou o delegado Rafael Leite.

Os outros detidos foram Ozael Dantas de Farias Neto, conhecido como Neto, de 23 anos que entrou em contato com Paulo Victor do Nascimento Rodrigues, o De Menor, procurado, inicialmente, para ser o executor, mas que não colocou o plano em prática porque havia sido submetido a uma intervenção cirúrgica. 

Durante a prisão, a Polícia apreendeu duas motos, sendo uma a que foi utilizada no homicídio, é uma Honda Fiat, entregue a Paulo Victor como pagamento na forma de consignação. A arma utilizada no crime, um revolver calibre 38, que teria sido alugada por R$ 1 mil, por De Menor, foi apreendida e está em poder da Polícia. 

Os presos foram presos na sede do município, a exceção de Codó, localizado no povoado Independência, a 30 quilômetros da sede do município. Os detidos estão delegacia Regional de Pedreiras.

Bancos privados encerram greve, mas continua na rede pública

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (26), os bancários do Maranhão decidiram encerrar parcialmente a greve da categoria no Estado, após nove dias de paralisação.

Com a decisão da assembleia, a partir desta quinta-feira (27), as agências dos bancos privados voltam a funcionar normalmente. Já as agências dos bancos públicos (Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia) continuam em greve. 

Mesmo posicionando-se enfaticamente contra a proposta rebaixada de 7,5% oferecida pela Fenaban, a categoria maranhense agiu de forma democrática e acatou a decisão da maioria dos sindicatos do país, que decidiu pelo fim da greve na rede privada e pela continuação do movimento na rede pública. 

Vale ressaltar que as propostas específicas da Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia também foram rejeitadas pelos bancários maranhenses. 

Nesta quinta-feira (27) às 18h, será realizada nova assembleia de avaliação, na sede do SEEB-MA, para avaliar e definir os próximos passos da greve nos bancos públicos.

Diretor geral do Google no Brasil é detido pela Polícia Federal

O diretor geral do Google no Brasil, Fábio José Silva Coelho, foi detido na tarde desta quarta-feira (26) por policiais federais em São Paulo, de acordo com nota divulgada pela própria Polícia Federal (PF). A detenção ocorreu após a empresa negar o cumprimento de decisões judiciais que determinam a retirada de vídeos do YouTube que acusam Alcides Bernal (PP), um dos candidatos a prefeito de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, de ser suspeito de praticar crimes.

Segundo a PF, o diretor geral do Google será liberado ainda nesta quarta. "Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, apesar de trazido para a Polícia Federal, ele não permanecerá preso. Será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, com a oitiva do conduzido e sua liberação após a assinatura do compromisso de comparecer perante a Justiça", informou a nota.

A empresa disse antes da prisão de seu diretor que recorre das decisões e que não é responsável pelo conteúdo publicado por usuários no YouTube. "O Google está recorrendo da decisão que determinou a remoção do vídeo do YouTube porque, em sendo uma plataforma, o Google não é responsável pelo conteúdo postado em seu site." Sobre o mandado de prisão do diretor-geral, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS), a empresa não se manifestou.

A prisão do diretor foi determinada na quinta-feira (20) pelo juiz Flávio Saad Perón, da 35ª Zona Eleitoral de Campo Grande. Ele também determinou a retirada do site de compartilhamento de vídeos do ar na cidade e, se possível, em Mato Grosso do Sul, por um dia. "Se a cada pessoa fosse dado escolher entre cumprir ou não uma determinação judicial que legalmente lhe foi imposta, a nossa sociedade viraria um caos", afirmou Perón.

O Google apelou da decisão dizendo que "não se trata de propaganda eleitoral negativa", mas o juiz Amaury da Silva Kuklinski, do TRE-MS, manteve a ordem. O magistrado determinou que o mandado de prisão seja encaminhado à Polícia Federal (PF) para que o diretor seja conduzido até uma delegacia para as providências necessárias.

As imagens que circulam pela internet apontam Bernal como incentivador da prática de aborto, além de ter relação com crimes de embriaguez, lesão corporal contra menor, enriquecimento ilícito e preconceito contra os mais pobres.

Em entrevista, o candidato Alcides Bernal afirmou que o conteúdo dos vídeos postados na internet é "mentiroso". Ele disse ainda que os vídeos fazem parte de uma “estratégia eleitoreira” para abalar a candidatura dele como prefeito.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Lewandowski condena delator do Mensalão

O ministro revisor Ricardo Lewandowski votou nesta quarta-feira 26 pela condenação dos ex-deputados Roberto Jefferson (PTB) e José Borba (PMDB) por corrupção passiva, absolvendo-os do crime de lavagem de dinheiro, no julgamento do chamado “mensalão”, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o magistrado, ficou comprovado o acordo para o repasse de 20 milhões de reais do PT ao PTB para que o partido supostamente financiasse campanhas municipais em todo o Brasil em 2004. Do acordo, a legenda recebeu apenas cerca de 4 milhões, não contabilizados. “Os repasses ficaram na ilegalidade e o partido se valeu de mecanismos escusos como maletas repletas de dinheiro e saques por meio de terceiros, sem que jamais tenha ficado claro o real destinatário do numerário.”

Lewandowski destacou que Jefferson confessou ter recebido 4 milhões de reais em espécie diretamente do publicitário Marcos Valério, em parcelas de 2,2 milhões e 1,8 milhões em 2004. “Nas duas oportunidades, Valério trouxe o dinheiro e as cédulas estavam envoltas em fitas do Banco do Brasil e do Banco Rural.”

Para o revisor, depoimentos de Emerson Palmieri, ex-tesoureiro do PTB, confirmam a não contabilização dos recursos, a existência do acordo com o PT e o recebimento dos valores diretamente do publicitário. “Em uma das ocasiões Jefferson e Valério estavam no PTB em Brasília quando Palmieri entrou na sala, o valor já estava sob a mesa.”

Jefferson, ressaltou, não informou o destino do mostrou-se sabedor de que a soma poderia não ser lícita. “Ele disse que tinha a impressão de que eram recursos do PT e confiava que o partido fosse legalizá-lo. Dinheiro de eleição nunca é totalmente declarado, afirmou.”

De acordo com o ministro, Jefferson assumiu a responsabilidade pelo repasse e recusou-se a informar o destino dos valores. “Ele assumiu sua participação em todos os eventos apontados pela acusação, que produziu as provas de sua conduta”, disse. “O réu recebeu elevadíssima soma de dinheiro em espécie em pessoa ou por intermédio para o seu partido, não podendo se excluir que tenha usado o valor em proveito próprio.”

A outra forma de repasse, também comandada pelo ex-deputado ocorreu por meio de Alexandre Chaves. Ele recebeu em Belo Horizonte 145 mil reais solicitados a Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, para repassar a um publicitário que prestava serviços ao partido com o qual havia um débito de 520 mil reais.

Chaves também sacou 200 mil reais para sua filha Patrícia, que mantinha um romance com o ex-presidente do PTB José Carlos Martinez, morto em um acidente de avião. O dinheiro foi solicitado por Jefferson para dar suporte à mulher, que comprou um apartamento em Brasília com o valor. Além das provas testemunhais, há comprovantes dos saques realizados por Simone Vasconcelos, funcionária de Valério, e repassados a Chaves com as assinaturas de ambos. “Há elementos suficientes que confirmam a acusação da transferência destes valores por intermédio de Jefferson.”

O ministro destacou também que 200 mil reais foram recebidos pelo coordenador do PTB-MG José Hertz em Belo Horizonte nas agências do Banco Rural e Banco do Brasil. O dinheiro foi trazido de avião a Brasília e entregue a Emerson Palmieri. “Esta comprovada a materialidade dos saques e a interveniência de Jefferson, que usou Palmieri e Romeu Queiroz.”

Jefferson foi absolvido da acusação de lavagem de dinheiro por ser um incurso do crime anterior, não havendo “um segundo conjunto de fatos que poderiam caracterizar a lavagem.”

Frustração: Plano de fuga é descoberto no cadeião de Pedrinhas

Túnel já tinha cerca de 20 metros e estava próximo ao muro do presídio (Foto: Divulgação)

O plano de fuga, segundo o secretário de segurança Aluísio Mendes, beneficiaria 45 detentos, a maioria assaltantes. Na hora da execução da fuga pelo túnel de 22 metros, fugiriam 250 presos, quase metade da lotação da unidade prisional.

Três homens foram contratados para na abertura do túnel (Foto: Divulgação)A SEJAP (Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária) só foi avisada da operação quando todo o plano já tinha sido descoberto pela Polícia Civil e Política Militar. Quem primeiro desconfiou da movimentação estranha do lado de fora do cadeião foi o Serviço de Inteligência da Política Rodoviária Federal que avisou a Secretaria de Segurança Pública.

A fuga foi planejada por um assaltante de banco do Mato Grosso, integrante da quadrilha de caixeiros que explodem caixas eletrônicos por todo o país. Todo o plano de fuga, depois de concretizado, custaria 150 mil reais.

Todas estas informações foram confirmadas pelo secretário Aluísio Mendes. O nome do líder do grupo não foi divulgado. O Serviço de Inteligência da SEJAP não participou da operação, também segundo o secretário de segurança.

Vigilância Sanitária fará vistoria nas dependências do Samu

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde determinou uma vistoria pela Vigilância Sanitária nas instalações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São Luís, que funciona ao lado da Unidade Mista Itaqui-Bacanga. Segundo o promotor Herberth Costa Figueiredo, somente com base no resultado da inspeção poderá ter prosseguimento a ação movida pelo Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais (Sinfusp), que denunciou irregularidades no Samu.

"Daqui a 10 dias, a Suvisa [Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária] vai proceder a vistoria. Eu preciso ter um retrato dessa situação. Com o relatório e as fotos da Vigilância Sanitária, poderei saber dos fatos denunciados e se eles são realmente verídicos. Com este mapa, saberemos quantas ambulâncias existem, quantas estão quebradas e quais as que estão em funcionamento, por exemplo ", informou Herberth Figueiredo.

Segundo o promotor, o relatório mostrará o verdadeiro quadro da situação e direcionará a promotoria para tomar as providências necessárias. Serão avaliadas as condições do espaço físico, das ambulâncias, de trabalho e de segurança. "Depois desse diagnóstico, vamos encaminhar o processo à Justiça se o gestor não adotar procedimento para sanar as irregularidades sanitárias no Samu", disse.


Defesa - Ainda de acordo com ele, o Município já apresentou sua defesa e cabe agora à promotoria deferir e adotar as medidas pertinentes. Uma delas diz respeito à nova sede do Samu, que será construída em terreno na Avenida dos Franceses, na Alemanha, próximo ao Hospital da Criança. "Fomos informados que o imóvel já está em processo licitatório. No que diz respeito às ambulâncias, o Município disse que vai buscar recursos no Ministério da Saúde para adquiri-las", disse.

Herberth Figueiredo ressaltou também que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que, administrativamente, a greve se encerraria hoje. "O problema da greve não é questão salarial. Por isso, encaminhamos ao Ministério Público do Trabalho para averiguar a regularidade do movimento. Até porque a maioria dos funcionários do Samu não é concursada; é contratada, terceirizada", afirmou.

Na segunda-feira, dia 24, representantes dos servidores do Samu se reuniram com o secretário municipal de Saúde, Santiago Servin, para tentar de um acordo. Em nota, a Semus disse está disposta a atender as exigências dos servidores dentro do possível. Mas que ainda aguarda parecer do sindicato.

Sem acordo - Já o presidente da Associação dos Servidores do Samu (Assemus), Lindomar Gomes da Silva, disse que é interesse deles que a greve pare e as atividades do Samu continuem normalmente, mas que não houve nenhum acordo entre as partes, tendo uma questão administrativa ainda pendente. Em plenária, a classe decidiu manter a greve. "A categoria está descontente com a gestão da atual diretora administrativa. Já fizemos um abaixo-assinado para a saída dela, mas a secretaria não quer nos atender", disse.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Polícia investiga morte de dois detentos em Pedrinhas

Dois detentos foram encontrados mortos nesta terça-feira (25), no Centro de Custódia de Presos de Justiça de Pedrinhas (CCPJ), vítimas de enforcamento. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) .

Segundo a Sejap, a perícia foi acionada e o caso está sendo investigado pela Delegada do 12º Distrito Policial.

Os dois detentos, Raoni Lino Penha Diniz, conhecido como Bob, de 24 e o outro de 20 anos, identificado apenas como Amaral. Eles estavam presos por formação de quadrilha e porte ilegal de armas, e teriam participação no crime de execução do agente penintenciário Walter Sá, assassinado na semana passada.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ministério Público denuncia nove pessoas por cartel na venda de combustíveis

A 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Ordem Tributária e Econômica de São Luís ofereceu, nesta segunda-feira, 24, Denúncia criminal contra nove acusados na formação de cartel na venda de combustíveis na capital. Foram denunciados Dileno de Jesus Tavares da Silva, Manoel Oliveira Soares, Luiz Fernando Cadilhe Brandão, Carlos Moacir Lopes Fernandes, Carlos Gustavo Ribeiro de Paiva, Otavio Ribeiro de Jesus Neto, Thiago Morais Lima, Herberth de Jesus Costa dos Santos e Tácito de Jesus Lopes Garros.

O Ministério Público investigou o crime contra a ordem econômica ocorrido no primeiro semestre de 2011. Em fevereiro daquele ano, houve um aumento geral e repentino nos preços dos combustíveis vendidos em São Luís. O aumento médio da gasolina foi de 13,59%; do etanol, 9,47%; e do diesel foi de 6,86%. Na época, o presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustível do Estado do Maranhão (Sindcomb), Dileno Tavares, afirmou que o aumento era causado pela retirada de descontos oferecidos pelas distribuidoras. Dessa forma, a elevação de preços ao consumidor seria apenas o repasse do aumento nas distribuidoras.

Em depoimentos ao Ministério Público, representantes das distribuidoras negaram a retirada de qualquer desconto, informação que é confirmada por pesquisa da Agência Nacional do Petróleo (ANP). No período de 6 de fevereiro a 5 de março de 2011, a variação nos preços praticados pelas distribuidoras foi de 1,11% para a gasolina, 3,43% para o etanol e redução de 0,22% no valor do diesel.

CORREDORES

Durante as investigações, a Promotoria de Justiça apurou que havia uma divisão da cidade em quatro “corredores”, nos quais os donos de postos eram orientados pelo sindicato a praticarem preços determinados na venda dos combustíveis. Essa orientação era feita por meio de planilhas, distribuídas aos associados pelo Sindcomb.

O chamado Corredor 1 engloba as áreas do Renascença, Calhau, Ponta D’Areia e Olho D’Água; o Corredor 2 atinge os bairros da Cohama, Turu, Angelim e Cohab; no Corredor 3 estão o Anil, João Paulo, Av. dos Franceses, Centro, Areinha, Camboa e Anjo da Guarda; já o Corredor 4 abrange a Forquilha, Maiobão, Cidade Operária, Maioba, Araçagi e Cohatrac.

O Núcleo da Assessoria Técnica do Ministério Público nas Promotorias de Justiça da Capital analisou a planilha do Sindcomb, verificando a sua equivalência entre os valores e a média dos preços praticados pelos postos nos “corredores”, a partir de pesquisa realizada pela ANP. A conclusão apontou “forte correlação, corroborando dessa maneira a tese da existência de influência do Sindicato na orientação dos preços praticados entre os postos”.

“Os números falam por si! Não é mera coincidência o fato de a média dos preços dos combustíveis no mês de fevereiro de 2011 ter sido exatamente igual ao valor contido na planilha distribuída pelo sindicato”, afirma, na ação, o promotor de justiça José Osmar Alves.

Além da orquestração dos preços, as análises feitas pelo Ministério Público mostraram que os valores praticados nas regiões mais populares era menor que nas áreas nobres de São Luís.

ANP

Em 16 de março de 2011, a Agência Nacional do Petróleo publicou a Nota Técnica n° 011/CDC, que analisa o comportamento do mercado de combustíveis em São Luís no período de janeiro de 2010 a fevereiro de 2011, prazo que inclui o período investigado pelo MPMA. Na nota, foram detectados indícios de práticas anticompetitivas, que caracterizam a atuação cartelizada dos postos.

Analisando a variação os preços semanais da distribuição e do varejo, a margem de lucro média mensal na distribuição e varejo e o coeficiente de variação dos preços, também nas distribuidoras e nos postos, a ANP não detectou o alinhamento organizado nos preços de mercado. Já no que se refere à gasolina (que nas áreas urbanas representa mais de 90% das vendas no segmento de combustíveis), a conclusão apontou para a existência de fortes indícios de cartel.

Levando em conta outras duas notas técnicas, elaboradas em 2003 e 2009, a ANP afirma que há um padrão de comportamento no mercado de São Luís, no qual as elevações nos preços da gasolina chegam a um ponto em que os preços não são mais sustentados, levando a uma “guerra de preços” entre os postos que “culmina em nova tentativa de acordo de preços em patamares elevados”.

“Conclui-se, assim, que há fortes indícios de existência de um cartel na revenda de gasolina comum no município de São Luís (MA), no qual os agentes buscam fixar preços e auferir margens de lucro acima dos níveis competitivos no mercado”, afirma a Nota Técnica da Agência Nacional do Petróleo.

ESCUTAS TELEFÔNICAS

No curso das investigações, a 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Ordem Tributária e Econômica de São Luís deflagrou a chamada “Operação Cronos”, quebrando o sigilo telefônico dos principais envolvidos no caso.

As escutas telefônicas do presidente do Sindcomb e quatro outros proprietários de postos captaram vários diálogos em que os interceptados tratam do acerto de preços, das providências para pô-lo em prática e de dificuldade em manter o acordo, dada a insistência de alguns proprietários em vender combustíveis a preços abaixo dos combinados.

“Em cada ‘corredor’ há sempre alguém disposto a descumprir o acordo, praticando preço abaixo do combinado. Quando isso ocorre, os vizinhos reclamam para os coordenadores, que entram em ação, pressionando o desobediente. Conseguido o alinhamento do renitente, o mercado ‘se acalma’”, explica o promotor José Osmar Alves.

As escutas também demonstraram a participação do gerente da Rede de postos Petrobras no Maranhão e Piauí, Manoel Oliveira Soares. Em uma ligação, o presidente do Sindcomb pede a Manoel Soares que intervenha junto a um proprietário de posto para que ele aumente os preços em um de seus postos.

O mesmo empresário foi tema de uma ligação entre o presidente do sindicato, Dileno de Jesus Tavares da Silva, e um proprietário de posto. A interceptação telefônica mostrou que dois falaram da necessidade de que esse empresário fosse “eliminado”. Em depoimento ao Ministério Público, o empresário Dileno Tavares explicou que, na ocasião, os empresários falavam da necessidade de eliminar comercialmente o concorrente, por meio de denúncias que fariam junto à BR Distribuidora por suposta ação predatória praticada.

Em outra ligação, o presidente do Sindcomb e o empresário Herberth de Jesus Costa dos Santos falam sobre o início da importação de etanol dos Estados Unidos e que iriam aproveitar para adicionar água aos combustíveis, já que o etanol norte-americano teria 0,5% a mais de água do que o produzido no Brasil.

ASSESSOR

Um dos denunciados pelo Ministério Público é o empresário da área de comunicação Tácito de Jesus Lopes Garros, responsável pela assessoria de comunicação do sindicato. Foi apurado pela promotoria que, durante todo o período das investigações, Garros assessorava o Sindcomb ao mesmo tempo em que era coordenador de Comunicação da Procuradoria Geral de Justiça.

De acordo com José Osmar Alves, o assessor sabia da existência das investigações do suposto cartel e, portanto, sua posição de assessor das duas partes era incompatível por conflito de interesses. Dessa forma, houve um acordo para que o assessor fosse formalmente afastado do Sindcomb, “mas que ele continuaria a assessorar o Sindicato”, explica o promotor.

Em outra gravação, Garros orienta como o presidente Dileno Tavares deveria falar sobre a questão dos preços dos combustíveis à imprensa. De acordo com o promotor, pode-se observar que o assessor sabia da existência do acordo de preços e sua principal função era garantir a dissimulação da prática criminosa. “Faltou, portanto, no trabalho do jornalista Tácito Garros, o componente da verdadeira comunicação social, ao tempo em que sobraram indícios de seu comprometimento com a ‘causa’ dos operadores do cartel”, observa José Osmar Alves.

PENALIDADES

Na Denúncia, o Ministério Público requer a condenação de Dileno de Jesus Tavares da Silva, Luiz Fernando Cadilhe Brandão, Carlos Moacir Lopes Fernandes, Otavio Ribeiro de Jesus Neto, Thiago Morais Lima, Carlos Gustavo Ribeiro de Paiva e Herberth de Jesus Costa dos Santos por formar acordo entre ofertantes para a fixação artificial de preços com os agravantes de ocasionar grave dano à coletividade e ser o crime praticado em relação ao comércio de bens essenciais à vida. A pena é de reclusão por dois a cinco anos, além de multa, podendo ser aumentadas de um terço até a metade (Art. 4°, II, “a” c/c art 12, I e III da Lei 8.137/90).

Já Manoel Oliveira Soares e Tácito de Jesus Lopes Garros também estariam incursos no Art. 4°, II, “a” c/c art 12, I e III da Lei 8.137/90, além do art. 11 da mesma lei que trata de “quem, de qualquer modo, inclusive por meio de pessoa jurídica, concorre para os crimes definidos nesta lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida de sua culpabilidade”.

Chegada de Elias Orlando à polícia

Com a prisão do corretor, todos os envolvidos do caso Marggeon
estão na cadeia. Foto: Gilson Teixeira

Elias Orlando se entregou espontaneamente à polícia por ter ficado sem saída
com o cerco  policial montado pelas instituições de segurança. Foto: Gilson Teixeira

Caso Marggeon: Elias Orlando se entrega à polícia

Corretor Elias Orlando
Depois da prisão de Junior Mojó, agora  foi a vez da prisão de mais um acusado na autoria intelectual da morte  do empresário Marggeon Andrade. Elias Orlando Nunes Filho se entregou à polícia. Ele procurou diretamente o presídio São Luís, no complexo de Pedrinhas, unidade prisional considerada de segurança máxima. 

Acompanhado de um advogado, Elias  se aprensentou para cumprimento de dois mandados de prisão que tem contra ele na Comarca de Ribamar, um pela morte do Empresário e o poutro pela grilagem de terras na Região Metropolitana de São Luis.  Elias Orlando aparece como mandante da morte de Marggeon, crime registrado no dia 11 de outubro do ano passado. Segundo à polícia, Elias e Junior do Mojó, comandavam uma quadrilha de grileiros de terra nos quatro municípios da ilha. 

Todas as pessoas envolvidas e investigadas no caso  Marggeon Andrade, estão na cadeia: os três executores, Junior do Mojó, preso em São Paulo há 20 dias, e agora Elias Orlando, que estava sem saída, acabou se apresentando espontaneamente.

Confira em áudio:


Índios são assassinados no interior do Maranhão

No povoado Alzilândia, distante 30 km de Alto Alegre do Pindaré, segundo informações da polícia civil, José Marinho da Conceição matou os índios Luís Guajajara Neto e Isaías Guajajara Neto, que são  irmãos.

De acordo com as investigações, as mortes foram na casa do autor e que os índios estavam ameaçando a mulher de Marinho, que foi lesionado e transferido para um dos hospitais de São Luís.

Três revólveres foram apreendidos.

Mais uma denúncia grave contra Cutrim

O deputado estadual Raimundo Cutrim está sendo denunciado pela universitária Denise Caroline Silva dos Santos, de 24 anos.

Em entrevista que o blog reproduz em áudio (abaixo), a jovem faz duras acusações, afirmando que Cutrim quando secretário de segurança, teria protegido o assassino Edmilson de Oliveira que matou seu pai em fevereiro de 2009.

De acordo com Denise, Edmilson foi contratado para trabalhar no sítio do deputado que fica no bairro do vassoural, município de Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís.

O pai da denunciante era conhecido em Santa Inês como Odenilson Silva dos Santos, e quando foi assassinado tinha 43 anos. O crime aconteceu na Vila Militar de Santa Inês no dia 26 de fevereiro de 2009. A motivação para o assassinato foi uma dívida de R$ 4,65.

Denise apresenta documentos, inclusive uma correspondência de Cutrim para a juíza de Santa Inês. O autor do crime chegou a ser preso, esteve em duas delegacias do Parque Vitória e da cidade de São José de Ribamar. O preso durante o tempo todo recebeu regalias.

Edmilson teria trabalhado como segurança dos filhos de Raimundo Cutrim, segundo Denise. Na época, por meio de comentário, o presidente do SINPOL, Amon Jessen, teria lamentado o privilégio do detendo que hoje está foragido.

Confira a entrevista para compreender melhor o caso:

 

Confira os documentos que embasam as acusações da estudante:






domingo, 23 de setembro de 2012

Vereador é assassinado em Barra do Corda

Vereador Aldo Andrade
O vereador Aldo Andrade (PSDC), foi barbaramente assassinado no fim da noite de sábado (22), em uma borracharia mas proximidades do Palácio Show no bairro Altamira.

O parlamentar foi alvejado por disparos de arma de fogo e morreu ainda no local. O borracheiro conhecido apenas como Almir também foi atingido  e perdeu a vida.

Aldo Andrade exercia seu segundo mandato de vereador e disputava a reeleição. O clima em Barra do Corda é de muita tensão. A polícia trabalha nas investigações para encontrar respostas sobre este crime.

Estudantes do Pitágoras fazem apelo para o colégio continuar

Por muito tempo ficou como boato o fechamento do colégio Pitágoras de São Luís, que seria incorporado ao colégio Educator mediante uma possível venda do prédio que se situa na Avenida Daniel de La Touche. 

A informação depois de confirmada, gerou bastante insatisfação de pais e alunos, que querem que o funcionamento do colégio continue da maneira que a consagrou durante anos como um dos melhores colégios particulares de São Luís.

Alguns pais alegam que a transferência não é bem vinda porque a migração para o colégio Educator traria desvantagem, pois a prestação da instituição é mais cara que os preços atuais do Pitágoras.

Entenda mais sobre a situação no apelo feito por um estudante pelo Facebook:
 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Rodoviários ameaçam paralisar atividades na próxima semana


Dorival Silva
Os rodoviários se reúnem na próxima semana, para decidir sobre paralisação do transporte coletivo na capital maranhense. A afirmação foi feita pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários do Estado do Maranhão, .

Ele disse que a entidade está para fechar as portas alegando que os recursos do sindicato estão bloqueados na Justiça desde a greve realizada pela categoria em maio deste ano.

Dorival afirmou que os funcionários do sindicato estão há quatro meses sem receber os salários, além de contas de luz e água atrasados.

- Estamos passando por um momento difícil. A Justiça bloqueou o dinheiro sindicato. Os funcionários estão há quatro meses com os seus vencimentos atrasados. Os advogados ameaçam de abandonar o sindicato. E o que mais angustia é que temos procurado a Justiça que até o momento não obtivemos resposta. Se continuar desse jeito iremos fechar o sindicato - frisou.

Sobre a assembleia geral, o sindicalista anunciou para próxima quarta (26) ou quinta-feira (27).

Governo do Estado lança editais de licitação para a construção de hospitais


A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, lançam os editais de licitação para a construção de quatro hospitais macrorregionais em Pinheiro, Santa Inês, Caxias e Imperatriz. Será nesta sexta-feira (21), às 16h, no Centro de Convenções (Cohafuma). Na ocasião, também será lançado o edital para a construção do Hospital Geral de Chapadinha.

Os hospitais de Pinheiro, Santa Inês, Caxias e Imperatriz deverão ser executados em 18 meses e terão uma área construída de 5.526 metros quadrados cada um. As casas de saúde terão, individualmente, capacidade de 100 leitos de internação clínica e 10 de UTI.

As unidades de saúde terão, cada uma, centros cirúrgicos com quatro salas e os hospitais disporão ainda de centros de imagem para exames de tomografia, Raio-X, ultrassom, mamografia e endoscopia. Os quatro hospitais colocarão à disposição dos pacientes o Serviço de Pronto Atendimento 24 horas (SPA), bem como laboratórios de análises clínicas.

O Hospital Macrorregional de Pinheiro está orçado em R$ 17.788.453,60. Já o de Imperatriz custará R$ 17.958.500,00; o de Santa Inês sairá pelo preço de R$ 17.823.500,00; e o de Caxias custará 17.962.800,00.

O município de Chapadinha também ganhará uma nova unidade de saúde. Trata-se do Hospital Geral de Chapadinha que terá capacidade de 50 leitos e ocupará 4.297,49 metros quadrados de área construída. O valor do orçamento da obra é de R$ 15.075.684,99.



Os novos hospitais integram a segunda etapa do Programa Saúde é Vida, mantido pelo Governo do Maranhão. Com investimentos de mais de R$ 500 milhões, o Programa Saúde é Vida foi concebido com o objetivo de construir, equipar e ajudar a operacionalizar hospitais em municípios maranhenses.

Em três anos de existência, o Saúde é Vida já colocou em funcionamento 11 hospitais nos municípios de Lago dos Rodrigues, Paulino Neves, Magalhães de Almeida, Morros, Grajaú, Sucupira do Riachão, Jatobá, Barreirinhas, São Félix de Balsas, Alto Alegre do Maranhão e Peritoró, além de 10 UPAs, cinco na capital e cinco em Timon, Codó, São João dos Patos, Imperatriz e Coroatá.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Polícia Federal apura desvio de R$ 15 milhões em Paço do Lumiar

Entre os investigados estão a prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio, um vereador e três secretários. (Foto: Manoel Costa)
Entre os investigados estão a prefeita de Paço do Lumiar,
Bia Venâncio, um vereador e três secretários

A Polícia Federal está realizando, nesta quinta-feira (20), a Operação Allien, em São Luís, Paço do Lumiar, Igarapé Grande e São José de Ribamar, para investigar o desvio de recursos públicos da Prefeitura de Paço do Lumiar.

Segundo nota oficial da Polícia Federal, até momento, foi apurado o desvio de cerca de R$ 15 milhões em recursos provenientes do FUNDEB e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar-PNATE. Entre os investigados encontram-se a atual prefeita, um vereador e três secretários municipais. 80 pessoas trabalham na operação. Segundo a polícia, a quadrilha atuava fraudando licitações na prefeitura de Paço do Lumiar, para desviar recursos dos programas.

Seis milhões de reais em recursos públicos foram desviados. (Foto: Divulgação PF)
Estão sendo cumpridos 19 mandados de Medidas Cautelares Diversas da Prisão e 20 mandados de busca e apreensão.

Entre os investigados estão a prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio, um vereador e três secretários. A operação é uma ação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União.

Por determinação do Tribunal Regional Federal, os investigados por fraude vão receber pulseiras eletrônicas e serão monitorados pela polícia enquanto continuarem as investigações.

Os agentes estão, nesse momento, nos prédios da Prefeitura de Paço do Lumiar, na Secretaria de Educação e na Secretaria de Ação Social, e em outros pontos que ainda não foram divulgados.

Ministério Público interdita praça de eventos do Shopping da Ilha

A praça de eventos do Shopping da Ilha está interditada. A medida foi tomada na manhã desta quarta-feira, 19, pelo Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros após inspeção coordenada pelo Ministério Público do Maranhão nas dependências do centro comercial.


Promotora Lítia Cavalcanti e Corpo de Bombeiros

O espaço abriga uma área de lazer infantil e expõe as crianças a um risco iminente de acidentes por conta de uma obra realizada no terceiro piso do prédio.

- É uma situação de perigo às crianças. Trata-se de uma ameaça a vida de pessoas inocentes que estavam expostas, antes da interdição, ao risco real de um incidente fatal – denuncia Lítia Cavalcanti, promotora de justiça de Defesa do Consumidor.

Das 16 saídas de emergência inspecionadas, todas foram consideradas irregulares em relação aos padrões técnicos de segurança. Em uma delas, foi encontrado material combustível em um ponto de fuga.

Outro problema constatado pela Vigilância Sanitária de São Luís é a área de circulação de alimentos. O espaço foi classificado como “área de risco” pelo órgão.

Na área, os restaurantes e lanchonetes recebem os alimentos e descartam o lixo.

- Devido ao risco, toda a extensão deveria contar com piso impermeabilizado e parede com revestimento – explicou a técnica em fiscalização e médica veterinária Regina Froz.

No Shopping da Ilha, a Vigilância Sanitária constatou que o chão é de cimento, com buracos, e as paredes não possuem o revestimento exigido. De acordo com a técnica da Vigilância Sanitária, os padrões técnicos no piso e paredes precisam ser adotados com urgência, pois o risco de contaminação cruzada entre o alimento recebido e o lixo descartado é alto.


Após constatar as irregularidades, o Ministério Público do Maranhão concedeu 20 dias para o centro comercial realizar as adequações. O estabelecimento será inspecionado novamente após transcorrer o prazo.

As informações são do portal Gazeta da Ilha.

Caso Fernanda Lages: Secretário de Segurança do Piauí diz que não há nada mais para investigar

Secretário de Segurança
do Piauí, Robert Rios
Nesta quinta-feira, a Polícia Federal apresentará o resultado de suas investigações. “Quando ela concluir sua investigação e apresentar, eu acredito que não haverá mais nada a ser investigado”, completou.

Para esclarecer supostos boatos de que a Polícia Civil poderia pegar novamente o caso, dependendo do resultado, Robert disparou: “Tem gente que não quer aceitar, e o inconformismo não é da competência da polícia”, disse ele. 

“A confiança que deposito na Polícia Federal do que conheço. Ela já investigou os envolvidos no mensalão, família Collor de Melo, família do Lula... a Polícia Federal não tem medo de nada. Queria saber quem no Piauí poderia comprá-la”.

Robert Rios informou também que a PF deve se retirar do caso após a apresentação do resultado. “Há um ofício que não autoriza a investigação de um homicídio comum, não compete a Polícia Federal. O juiz teve de conseguir um motivo para o envolvimento deles, no caso, uma vertente sobre um caso de prostituição internacional”, disse ele.

“Já foram feitas três investigações: a da Polícia Civil, do Ministério Público, e agora da Polícia Federal. O Ministério Público que acredite na própria investigação. Se não acreditarem na da Federal, que chamem a KGB, a CIA, o FBI para investigar esse caso, os inconformados que ficam na televisão desacreditando a Polícia Civil e a Polícia Federal”, desabafou Robert Rios.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Polícia prende pedófilo que estuprou criança de 3 anos

Jhone Silva Santos, conhecido como "Vera Verão"

Na cidade de Governador Nunes Freire, distante 181 km da capital, foi preso Jhone Silva Santos, acusado de estupro contra uma menor de apenas três anos de idade.

Segundo o depoimento da criança, Jhone aproveitou a ausência da sua avó e a trancou dentro de um quarto onde o criminoso tirou sua roupa, forçou atos libidinosos preliminares e a violou.

Posteriormente, o estupro foi interrompido por uma mulher que ouvindo os gritos da criança, coibiu a consumação do ato.

Jhone Silva Santos, conhecido na cidade como "Vera Verão", confessou a prática do estupro e foi autuado em flagrante pelo delegado Ricardo Pinto.

Paulynho Paixão rasga bloco de jornalista durante entrevista

O Rei do Coladinho vive
se metendo em confusão
Paulynho Paixão participava do programa Cidade Viva, apresentado pelo jornalista Laércio Andrade, quando se irritou com a pergunta sobre o recomeço de sua carreira, após o episódio em que foi preso acusado de agredir sua namorada de 16 anos.

Ele não gostou da pergunta e desabafou: “Não sou santo e não sou o único homem que discute relação com sua namorada”, reclamou o cantor.

Não satisfeito, Paulynho Paixão disse que não iria mais dar entrevista e avançou contra a jornalista, pegando seu bloco e o rasgou saindo em seguida do local.

A jornalista Yala Sena vai registrar queixa por crime de “constrangimento” no exercício da profissão. O cantor é conhecido pelas confusões que se envolveu. Recentemente, se recusou a se apresentar na cidade de Presidente Dutra, e no Piauí, chegou a não subir no palco pelo nível etílico que se encontrava.

Junior do Mojó irá depor novamente hoje

Nesta quarta-feira o ex-vereador Edson Arouche Junior, o Júnior do Mojó, será ouvido novamente em mais dois inquéritos policiais na sede da SPCC (Superintendência de Polícia Civil da Capital). 

Mojó que já prestou depoimento ontem, deve ser ouvido pelos delegados Carlos Alberto Damasceno, Pedro Adriano e Lissandra Gonçalves da Delegacia de Defraudações.

O depoimento de ontem aconteceu na supervisão de áreas integradas do bairro do Turu. Na superintendência da capital tem várias denúncias contra o ex-vereador. O depoimento desta quarta-feira está marcado para as 9:30.

Amarante amanhece sem nenhum candidato a prefeito

Do blog do Gilberto Léda:


Marconi Duailibe
O município de Amarante do Maranhão amanhece, nesta quarta-feira (19), sem nenhum candidato a prefeito, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, cassou os efeitos de acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão que havia liberado o registro de candidatura de Marconi Duailibe (PSD).

Como o registro da atual prefeita, Adriana Ribeiro (PV), foi cassado – ela concedeu aumento salarial a funcionários públicos municipais no período vedado -, o eleitor da cidade simplesmente não tem em quem votar, a menos que os dois indiquem substitutos, ou consigam reverter as decisões contrárias.


Adriana Ribeiro
Entenda os casos

Marconi Duailibe foi condenado pelo próprio TRE em 2010 (veja), por compra de votos nas eleições de 2008 – a situação dele é a mesma de Beto Rocha, de Bom Jardim (relembre o caso). Tecnicamente, o candidato à Prefeitura de Amarante deveria ter sido enquadrado no que diz a Lei da Ficha Limpa pela Justiça Eleitoral local.

Mas o TRE ignorou a nova legislação e, por 5 votos a 1 – vencido o juiz federal Nelson Loureiro -, deu o registro ao candidato. A prefeita Adriana Ribeiro recorreu, então, ao STF – também por meio de uma reclamação -, e a Suprema Corte brasileira deu mais uma lição de aplicação da Lei da Ficha Limpa à Justiça Eleitoral maranhense, barrando ficha-suja.

No caso da prefeita, ela também foi considerada ficha-suja, mas pelo próprio TRE, por ter concedido aumento salarial a funcionários da Prefeitura em junho deste ano, quando a Legislação Eleitoral já proibia tal tipo de ato para concorrentes ao cargo de prefeito.

Neste caso, tanto o juiz Glender Malheiros, da 99ª Zona Eleitoral, quanto o TRE entenderam ter havido abuso de poder político de Adriana Ribeiro e decidiram pela cassação do registro (leia aqui).

O curioso no caso de Amarante é que a disputa por lá começou com quatro candidatos (veja acima). Mas Zezé Marinho (PSDC) não teve o pedido de registro sequer conhecido pela Justiça Eleitoral e Antonio Alberto Albuquerque, também do PSDC, teve o registro indeferido e não recorreu da sentença.


Que sina essa de Amarante, não?

Polícia Civil cumpre mandado de prisão de acusado de estupro em Timon

Incursões realizadas pela Delegacia Especializada da Mulher em Timon (DEM) resultaram em cumprimento de mandado de prisão preventiva de Adriano Pereira de Oliveira, conhecido como "Careca", de 27 anos. Ele responde pelo crime de estupro de vulnerável, expedido pela 1ª Vara Criminal de Timon.

Adriano de Oliveira é acusado de estuprar a própria sobrinha, de apenas 7 anos de idade, crime ocorrido no ano de 2010. Segundo a polícia na época do fato, a criança contraiu uma doença sexualmente transmissível em decorrência da violência sexual.

A prisão de Adriano faz parte de um trabalho realizado pela equipe de captura da Delegacia Especial da Mulher (DEM) em Timon para dar cumprimento aos mandados que tramitam naquela unidade policial.

O acusado foi preso no bairro da Mangueira. Após prestar depoimento na delegacia, ele foi encaminhado para o Centro de Ressocialização Jorge Vieira, em Timon.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bancários do Maranhão aderem à paralisação nacional da categoria

Os bancários do Maranhão aderiram à paralisação nacional da categoria, iniciada nesta terça-feira (18). A informação foi confirmada no site do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA).

Entre as reivindicações dos bancários estão o aumento de 10,25% nos salários, uma participação nos resultados equivalente a três salários mais R$ 4.961,25 fixos, piso salarial de R$ 2.416,38, criação do 13º auxílio-refeição e aumento dos benefícios já existentes para R$ 622, além de mais segurança nas agências.

Na última sexta-feira (14) foi realizada uma assembleia na sede do SEEB-MA, no Centro de São Luís. Os bancários organizaram os últimos detalhes da greve, que atingirá bancos públicos e privados de todo o país.

Na assembleia, os trabalhadores avaliaram negativamente as propostas específicas da Caixa e do Banco do Brasil apresentadas no dia 14 de setembro, em São Paulo. Para o presidente do SEEB-MA, José Maria Nascimento, as propostas são rebaixadas e não atendem às reivindicações dos bancários. Apesar da greve, o consumidor não fica dispensado de pagar faturas, boletos bancários e qualquer outro tipo de cobrança. Caixas eletrônicos funcionarão normalmente e casa lotéricas receberão pagamentos.


*do G1 MA

Investigação da grilagem: Júnior do Mojó será ouvido nesta terça-feira

O delegado Carlos Alberto Damasceno, presidente da comissão que investiga o crime de grilagem de terras na Região Metropolitana de São Luis, confirma  que o ex-vereador Edson Arouche Junior, o Junior do Mojó,  será ouvido nesta terça-feira no inquérito que investiga o crime de grilagem de terras na Região Metropolitana. 

Não foi definido o local do depoimento que deve acontecer na sede da Supervisão de Áreas Integradas de Segurança Pública no bairro do Turu ou na sede da SEIC (Superintendência Estadual de Investigações Criminais) que fica no Bairro de Fátima. Mojó, que está preso como um dos mandantes da morte do empresário Marggeon Andrade, registrada  no mês de outubro de 2011, deve se defender de muitas acusações que pesam contra ele e outros integrantes da quadrilha que comandava a grilagem nos quatro municípios da ilha.

Segundo o delegado Carlos Alberto Damasceno, o ex-vereador é acusado de se apropriar da metade de uma área de terra com 277 lotes no município de Paço do lumiar. Mojó é acusado também de vender um terreno destinado para à construção de uma praça no bairro do Araçagy entre os loteamentos Brisa do Mar e Jardim Verde Mar. O delegado afirma que será reaberto o processo que investiga a morte do empresário  Sérgio de Faria Domingues Moreira, dono da Empresa Concreta Imóveis LTDA, que foi assassinado em 1986, na época, Mojó teria grilado um terreno da vítima.

O ex-vereador, segundo o inquerito que investiga à grilagem tinha como principal parceiro Elias Orlando Nunes Filho, o Corretor de Imóveis que está foragido. Elias também aparece como autor intelectual da  morte de Marggeon Andrade.  Outra pessoa que atuava com Edson Arouche Junior, o Junior do  Mojó, de acordo com à polícia, " era o Empresário  Armando Oliveira Ramos, dono do Restaurante Cantinho da Roça que fica no bairro do Araçagy". Para à Comissão de delegados que cuida do caso, Armando terminou envolvendo vários parentes no  crime.

Agora, os investigadores da Polícia Civil querem localizar o suspeito que se identificava como Derizar Silva e Souza, que usava documentos falsos e contribuiu  de acordo  com as investigações com a fraude de  documentos no cartório de São José de Ribamar. Somente no loteamento Cidade e Fruteiras, Mojó grilou 16 lotes; no Parque Aquarius foram nove e três lotes na da Praça entre os loteamentos Brisa do Mar e Jardim Verde Mar.

Denizar Silva e Sousa

Mojó, segundo a Polícia Civil, mantinha em Paço do Lumiar uma empresa fantasma que vendia merenda escolar para prefeituras, documentos da empresa foram apreendidos na casa do ex-vereador.Edson Arouche Junior, o Junior do Mojó, chegou a se beneficiar também de duas grandes áreas no município de Barreirinhas. Segundo Carlos Alberto Damasceno, na região dos Lençóis Maranhenses, Mojó recebeu autorização da prefeitura do município para ocupar as duas áreas, só não foi dito qual o gestor que autorizou a ocupação. Documentos comprovam que esta área é de preservação ambiental.

Confira detalhes em áudio: