Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Agentes fazem greve e visita a presos é suspensa

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Agentes fazem greve e visita a presos é suspensa

Familiares de detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas reagiram à suspensão da visita aos presos nesta quarta-feira (30). Segundo os visitantes – na maioria, mulheres - é que a determinação, motivada pela paralisação de advertência dos agentes penitenciários - não foi avisada com antecedência e, com isso, elas tentaram derrubar o portão do chamado 'Cadeião'.

 Agentes penitenciários afirmam que paralisação vai durar 48 horas (Foto: Reprodução/TV Mirante)

As mulheres dos presos denunciam que a situação durante as visitas é humilhante. “Tudo bem que eles são presos, são errados, mas já estão pagando por isso. Tem gente que dorme aqui pra poder entrar e ainda é humilhado. Uma vez eu vi uma senhora de idade sendo humilhada por pelos agentes. E no dia de chuva é que é pior; a gente fica do lado de fora pegando chuva esperando a boa vontade deles autorizarem a entrada da gente”, denunciou a dona de casa, Taliane Silva.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, César Bombeiro, diz que a categoria protesta 'legalmente' por melhores condições de trabalho. “A paralisação é nacional e justa. Estamos reivindicando concurso público para mais de 1.000 vagas e o governo só oferece 41, além da questão do porte de arma. Temos o porte de arma estadual e queremos a nacional. Isso é questão de segurança”, enfatizou o presidente.

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, informou que adotou providências para garantir a segurança nos presídios durante a paralisação dos agentes penitenciários. Entre as medidas, solicitou o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar, do Batalhão de Choque, do 6º batalhão e do Grupo Tático Aéreo (GTA).

A Sejap esclarece que a paralisação dos agentes penitenciários do Maranhão é uma adesão ao protesto por 24 horas ao veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que concede porte de arma aos agentes. O movimento é nacional e coordenado pela Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenasbem).