Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Caso Décio: TJ nega habeas corpus a Gláucio

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Caso Décio: TJ nega habeas corpus a Gláucio

*do blog do Gilberto Léda:




A desembargadora Maria dos Remédios Buna, respondendo pelo plantão do Tribunal e Justiça, negou, no último sábado (29), pedido de habeas corpus impetrado pelos advogados do agiota Gláucio Alencar, preso em São Luís acusado de mandar matar o jornalista Décio Sá. O pedido havia sido feito no final do mês de novembro.
Apesar do aparente revés, a defesa do agiota comemora. É que, como ele responde na Justiça do Piauí também como mandante do assassinato de Fábio Brasil – e também tem mandado de prisão decretado por lá -, se fosse solto em São Luís, automaticamente deveria ser preso em Teresina, o que dificultaria o acesso da família, toda instalada na capital maranhense.
E os advogados parecem ter-se apercebido disso apenas depois de ter pedido a liberação do cliente. Por isso pouco fizeram para que o habeas corpus fosse concedido. Agora, eles trabalham  em outra frente: conseguir a revogação da prisão através da Justiça piauiense para, só então, voltar a trabalhar a soltura de Gláucio no Maranhão.
Mídias
Outra decisão sobre o chamado “Caso Décio” que deve sair nos próximos dias diz respeito a um novo pedido do agiota. Ele requereu à juíza Ariane Mendes Castro Pinheiro, titular da 1ª Vara do Tribunal de Júri, que informe quantas horas de gravações há no processo sobre o homicídio do jornalista maranhense que dizem respeito ao homicídio de Fábio Brasil.
Gláucio Alencar alega ter encaminhado à perícia criminal a gravação de uma conversa entre ele e Júnior Bolinha na qual o primeiro dizia não ter contratado a morte do agiota morto em Teresina e que, por isso, não pagaria nada pelo crime.
A defesa dele diz que ainda não teve acesso a nenhuma das gravações, e por isos, pede acesso a elas.