Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Globo estreia minissérie “Luiz Gonzaga” no dia 15 de janeiro

domingo, 13 de janeiro de 2013

Globo estreia minissérie “Luiz Gonzaga” no dia 15 de janeiro


luiz
A Globo exibe de 15 a 18 de janeiro de 2013, após o Big Brother Brasil 13, a minissérie Luiz Gonzaga, com a vida de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.


A minissérie é uma versão especial para a TV do filme de Breno Silveira, livremente inspirado nas biografias de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha e pela obra Gonzaguinha e Gonzagão – Uma História Brasileira.

No momento em que se comemora o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, a minissérie mostra a incrível obra do artista, desde a fuga de Exú, sua cidade natal para livrar a própria pele depois do envolvimento com a filha de um coronel, até a turnê Vida do Viajante, pouco antes de sua morte e que marca a reconciliação com seu filho, o também cantor Gonzaguinha. Luiz Gonzaga mostra os contrastes e o sucesso deste pai e deste filho. Dois artistas e ícones da cultura popular, cujas vidas foram marcadas por desencontros.

Luiz Gonzaga, o Gonzagão ou Lua, nasceu e viveu no sertão nordestino, aprendeu a tocar sanfona com seu pai Januário, se aventurou no exército, tocou na zona do baixo meretrício do Rio de Janeiro até conhecer a fama. Gonzaguinha, seu filho, foi deixado pelo pai com os padrinhos depois da morte da mãe, foi criado no Morro de São Carlos, no Rio de Janeiro. Ambos tiveram em comum o sucesso com a música, mesmo com estilos completamente diferentes.