Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Grilagem de terra: Deputado Cutrim e Alberto Franco são denunciados pelo Ministério Público

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Grilagem de terra: Deputado Cutrim e Alberto Franco são denunciados pelo Ministério Público

Depois das investigações da Polícia Civil do Maranhão, por meio da comissão de delegados que apurou  a grilagem de terras na comunidade da Pindoba, município de Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís, o Ministério Público Estadual denunciou  oito pessoas. Entre elas, o deputado estadual Raimundo Cutrim e o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico,  Alberto Franco, que é  ex-deputado estadual.

Cutrim e Alberto Franco: denunciados pelo Ministério Público

Franco e Cutrim, foram denunciados por Bando ou Quadrilha, Falsidade Ideológica e Uso de Documento Falso. A denúncia foi feita pela Procuradora-Geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha. As investigações da Polícia Civil, revelaram a ocupação ilegal de parte das terras da família Melo que tem como herdeira principal Sinésia Isidoria de Melo, aposentada que adotou uma luta quase que permanente pela reintegração de posse na justiça.

Além de Raimundo Cutrim e Aberto Franco, a Procuradora-Geral de Justiça, ofereceu denúncia contra  Sebastião Cardoso Filho, que atuava como Procurador dos herdeiros, Sebastião Justino da Silva Neto, Delegado da Polícia Civil Aposentado, Pedro Chagas da Silva, fiscal de meio ambiente, Alcides Nunes da Silva, Investigador da Polícia Civil do Maranhão, Vitório Pereira da Silva - "Tenente Silva", PM Aposentado e Cinézio de Jesus Martins das Dores, que trabalhava no Cartório de São José de Ribamar.

A denúncia foi encaminhada ao Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Antonio Guerreiro Junior. A relatoria deste processo será feita pelo desembargador José Luis. O processo deve seguir para o Pleno do TJMA. O Ministério Público Estadual  fez a denúncia no dia 21 de janeiro de 2013. O titular deste blog no ano passado esteve na Comunidade da Pindoba e ouviu por  meio de entrevista o apelo da aposentada Sinésia Isidória de Melo (relembre aqui)

Ela fez várias acusações contra o deputado estadual Raimundo Cutrim e o delegado aposentado Sebastião  Justino. Apesar dos indiciamentos pela polícia e a confirmação da denúncia pela Procuradora-Geral de Justiça do Maranhão, até agora não foi concedida a reintegração de posse. 

A advogada dos herdeiros aguarda esta decisão que deve ser tomada nos próximos dias pela comarca de Paço do Lumiar. Aguardamos o pronunciamento dos denunciados. Estamos à disposição de todas as pessoas citadas no marciallima@mirante.com.br.

Confira a documentação na íntegra: