Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: O legado de Jairzinho

sábado, 5 de janeiro de 2013

O legado de Jairzinho



O corpo do apresentador de TV e radialista Raimundo Nonato Jairzinho da Silva, o Jairzinho, será velado durante a noite desta sexta-feira (4), na Pax União, na Rua Grande. O enterro de Jairzinho está marcado para as 10h de sábado (5), no Cemitério do Gavião.

Biografia

Natural de Campo Maior, no Piauí, o comunicador, logo nos primeiros anos de vida, se mudou para a também piauiense Piripiri e, em seguida, foi morar na capital do estado, Teresina. Em 1971, já em São Luís e integrado ao radialismo, Jairzinho e outros profissionais do ramo como Oliveira Ramos, José Santos, Juracy Vieira, Arnaud Filho, Helena Leite, Adolfo Vieira, Edivaldo Assis, Josué Furtado, entre outros, montaram uma inesquecível equipe, na Rádio Educadora AM, que liderou a audiência na cidade.

Em seguida, lançou programa que, até hoje, são lembrados pelo público, como Debaixo do Pé de Cajueiro, apresentado nas Rádios Difusora, Educadora e Timbira. Na TV, criou o programa O Povo com a Palavra, em que ajudava os mais carentes, com a distribuição de cestas básicas. Jairzinho também foi criador de bordões inesquecíveis, como o “queime em quem queimar, doa a quem doer, aqui neste programa a palavra é pra valer”. E “quem tiver rabo de palha, que procure se esconder” e ainda o popular “Migué”, que virou até nome de boneco na TV.

O estilo popularesco do rádio e da TV o fez ingressar na política. Jairzinho foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de São Luís na gestão de Gardênia Gonçalves de 1986 a 1988. Criou conjuntos habitacionais na cidade, como o Parque Jair e a Vila Luizão. O locutor da Rádio Mirante AM, Geraldo Castro, na abertura da edição de ontem à tarde do programa Abrindo o Verbo, apresentado por ele, lamentou a morte de Jairzinho.

"Quero expressar meus sentimentos à família de uma pessoa que fez e continuará fazendo parte da comunicação maranhense", disse o locutor. Jairzinho deixa esposa, quatro filhos e três netos.