Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia confirma prisão de gerente que aplicou golpe no Maciel

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Polícia confirma prisão de gerente que aplicou golpe no Maciel



Somente ontem a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) confirmou a informação de que a ex-gerente administrativa dos Supermercados Maciel Maria das Graças Lucilene Oliveira Góis foi presa e autuada em flagrante pelo crime de estelionato. Ela é suspeita de desviar dinheiro da empresa. A investigada, que está presa desde o dia 7 de dezembro de 2012, quando o desfalque foi descoberto, somente na quinta-feira da semana passada teve seu nome revelado pelos proprietários da empresa com exclusividade ao blog do jornalista Daniel Matos.

De acordo com as investigações, coordenadas pelo superintendente da Seic, delegado Augusto Barros Neto, Maria das Graças Góis, foi flagrada portando duplicatas - espécie de título de crédito que serve como prova de um contrato de compra e venda - falsas. Moradora da Rua 6, quadra F, no bairro Rio Anil, a ex-gerente administrativa da referida rede de supermercados em São Luís, segundo a polícia judiciária, permanece no Presídio Feminino do Complexo de Pedrinhas.

Por meio de informações colhidas na Secretaria de Segurança Pública (SSP), O Estado foi informado de que o inquérito aberto na Seic ainda está em curso. Pelo fato de haver outras pessoas envolvidas no golpe contra os Supermercados Maciel, a polícia não repassou mais detalhes sobre as investigações. Sexta-feira (17), a notícia sobre a prisão de Maria das Graças Góis dada pelo blog www.blogsoestado.com/danielmatos, por meio da assessoria de imprensa da empresa.

Em contato com o jornalista Daniel Matos, o grupo foi categórico em afirmar que a investigada foi responsável por um desfalque que gira em torno de R$ 7 milhões e que o caso é acompanhado de perto por toda a diretoria do grupo, formada pela família do proprietário e fundador, Raimundo Nonato Coelho Maciel. Na manhã de domingo (20), o blog também teve acesso a uma foto da ex-gerente administrativa, no momento em que era presa com uniforme, no pátio de uma das unidades do Maciel.

Apesar de não ter sido confirmado oficialmente pela polícia, a empresa alvo do golpe milionário informou que o esquema de desvio de dinheiro já ocorria há alguns meses, antes da prisão da funcionária, e que a fraude era originada no Centro de Distribuição do grupo supermercadista, na BR-135. Com o montante adquirido ilegalmente, Maria das Graças Góis teria comprado bens valiosos, entre eles uma casa de grande porte, bem mobiliada e estruturada, localizada no bairro João de Deus.

A rede de Supermercados Maciel foi fundada em 1996 e atualmente dispõe de oito lojas na Região Metropolitana de São Luís, além do grande Centro de Distribuição. Nos últimos anos, o grupo foi agraciado várias vezes com o troféu "Carrinho de Ouro", oferecido pela Associação Maranhense de Supermercados (Amasp); e, por consequência, seu proprietário chegou a ser eleito "Empresário do Ano", em 2009, pela Associação Comercial do Maranhão (ACM).