Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: 'Prefeitura estava alugando ônibus escolares', diz Ministério Público

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

'Prefeitura estava alugando ônibus escolares', diz Ministério Público

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) já instaurou inquérito para investigar as denúncias de abandono de materiais escolares em um depósito da Secretaria Municipal de Educação, em São Luís. Nesta segunda (21), o promotor de Defesa da Educação, Paulo Avelar, disse que os dois ônibus escolares que estão no local estavam sendo alugados pela prefeitura.

"Esses ônibus não foram entregues à comunidade escolar. A prefeitura estava locando os veículos, nós já temos documentos que comprovam. Então, isso aí constitui infração bem grave", disse.

O promotor revelou também que as investigações apontam para crimes de improbidade administrativa e danos ao bem público. "Foi um ato criminoso praticado por esses gestores que deixaram esses equipamentos, instrumentos que podiam estar sendo utilizados nas escolas. Temos notícias de escolas que não receberam fardamento durante o ano letivo e, lá, nós tínhamos kits e kits de farda. Então, temos que apurar rigorosamente", avisou.

O secretário municipal de Educação, Alan Kardec, anunciou, nesta segunda (21), que o material escolar abandonado no depósito da secretaria passa por levantamento e deve ser reaproveitado distribuído nas escolas de São Luís até o dia 25 de fevereiro, quando começa o ano letivo do calendário municipal.
"Precisamos de bebedouros e fardamento escolar. Vamos utilizar todos os 16 mil uniformes. O ideal é fazer isso para que os alunos sejam beneficiados com o material", disse.