Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Vale emita nota sobre questão dos indígenas Awá e a expansão da Estrada de Ferro Carajás

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Vale emita nota sobre questão dos indígenas Awá e a expansão da Estrada de Ferro Carajás


A Vale esclarece que as obras de expansão da Estrada de Ferro Carajás (EFC) ocorrem dentro da faixa de domínio existente e não cortam as Terras Indígenas Caru e Rio Pindaré. As obras têm sido executadas cumprindo rigorosamente a legislação ambiental, e as comunidades indígenas da área de influência têm sido informadas sobre todo o processo, com acompanhamento da Fundação Nacional do Índio (Funai).

No dia 16 de novembro de 2012, a Vale recebeu a Licença de Instalação do Ibama, que a autoriza realizar as obras de expansão da ferrovia, assim como coloca algumas condicionantes, sendo uma delas não realizar nenhuma intervenção nos trechos próximos às Terras Indígenas enquanto não houver manifestação da Funai. A mesma será baseada nos Estudos do Componente Indígena, atualmente em curso.

Os estudos são conduzidos por antropólogos experientes e seguem com fidelidade as diretrizes da Funai.  Neles serão identificados cada um dos impactos da expansão da ferrovia sobre as comunidades indígenas, assim como sugeridas medidas de mitigação, contribuindo para a preservação da sua integridade física e cultural. A perspectiva indígena é priorizada neste processo e será devidamente registrada no relatório do estudo.

No caso dos Awá Guajá das aldeias Awá e Tiracambú, localizados na Terra Indígena Caru, a  50 km da ferrovia, considerando a especificidade deste povo, todo o diálogo estabelecido entre os pesquisadores e os indígenas é intermediado por um tradutor Awá Guajá, além do acompanhamento constante de funcionários da frente de proteção étnica da Funai.

Em relação aos Awá e a todas comunidades tradicionais de seu relacionamento, a Vale adota uma lógica de relacionamento pautada no etnodesenvolvimento e reconhece a oportunidade de valorizar culturas e preservar identidades locais. A empresa realiza ações que evitam, mitigam ou compensam possíveis impactos nessas populações, assumindo o compromisso de pactuar acordos e adotar uma visão integrada de desenvolvimento a longo prazo para as comunidades tradicionais próximas às suas operações.

Vale - Assessoria de Imprensa - MA
Departamento de Comunicação Corporativa e Imprensa 


Entenda

Projeto da Vale é ameaça para indígenas do Maranhão