Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Dia cultural na tarde do Rádio AM

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Dia cultural na tarde do Rádio AM

A tarde do Rádio AM de hoje (10) foi de muita história para a cultura popular do Maranhão.

Na Rádio São Luís AM 1340 KHz, o programa Ligou a Notícia, com Sandro Moraes, contou com a presença de César Roberto, radialista conhecido por sua trajetória no rádio FM, mas também com passagens pela Rádio Educadora e na afiliada maranhense da MTV.

César deslanchou pela história da comunicação do Maranhão na década de 80, onde rememorou suas fontes de pesquisa sobre música, passagens em antigas emissoras, sempre com muita discrição, gírias antigas e linguagem superlativa, que caracteriza sua locução. Justificou seu afastamento da carreira musical pela sua dedicação na área da publicidade, e também interagiu com os ouvintes na mesma informalidade dos anos passados.

Poucos minutos do fim da entrevista, o dial do AM de São Luís também contou com outro nome importante da cultura, em uma entrevista que verbalizou momentos históricos da cultura popular. Papete lançou no programa Abrindo o Verbo, apresentado por Geraldo Castro, a regravação do disco antológico Bandeira de Aço, que completou este ano 35 anos. Na oportunidade, também divulgou o seu novo trabalho, São José de Ribamar e Outras Praias, com canções autorais e inéditas de compositores com os quais ele já havia feito parceria em outros trabalhos musicais.

A entrevista contou com a partipação do jornalista Joel Jacinto por telefone, que estimulou Papete a contar uma história de bastidor da MPB. Papete, quando percusionista do grupo que acompanhava Elis Regina, mostrou a ela uma canção de Josias Sobrinho. Elis se empolgou tanto com a letra, que chegou a dizer que intitularia seu próximo disco como "A Flor do Mal." Infelizmente, essa passagem aconteceu dois meses antes de sua morte, impossibilitando a obra que seria um marco.

Riqueza cultural, provando que o rádio em Amplitude Modulada a cada dia cumpre seu papel no registro da cultura popular.