Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Cantor, compositor e sanfoneiro Dominguinhos é enterrado no Grande Recife

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Cantor, compositor e sanfoneiro Dominguinhos é enterrado no Grande Recife


O corpo do cantor cantor, compositor e sanfoneiro Dominguinhos, 72, foi enterrado em Paulista, no Grande Recife sob uma chuva de pétalas de rosas, parte de um grande show de despedida que começou já no velório.

O sepultamento teve direito até mesmo a honrarias militares.

O artista pernambucano morreu na terça-feira, em São Paulo, em consequência de um câncer de pulmão, contra o qual lutava há seis anos.
Vários amigos que foram à Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde o corpo foi velado, empunharam sanfonas e cantaram clássicos como "De Volta Pro Aconchego" e "Eu Só Quero um Xodó".

O caixão com o corpo de Dominguinhos deixou o velório pouco depois das 17h e seguiu um trajeto de cerca de uma hora em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros. Dois sanfoneiros acompanharam o artista em cima do veículo.

Motoqueiros seguiram o cortejo buzinando. No caminho, pessoas nas calçadas e janelas aplaudiam, filmavam e fotografavam.

Ao chegar no cemitério, o corpo do artista foi recebido por centenas de fãs que cantavam suas músicas.

Um conjunto de cerca de dez sanfoneiros executou a trilha sonora de toda a cerimônia, que durou cerca de uma hora.

Emocionados, participaram da última homenagem cantores como Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Alcimar Monteiro, Cezzinha, Cristina Amaral, Nando Cordel, Genival Lacerda e Israel Filho.

O músico Camarão, 73, chorou abraçado à sanfona.

"Não tem palavras para traduzir o quanto ele é amado pelo povo", disse Elba.

Até o padre que celebrou a cerimônia durante o velório se rendeu às homenagens e cantou "Ave Maria Sertaneja", de Luiz Gonzaga.

Centenas de fãs chegaram ainda de madrugada e puderam acompanhar o velório durante sete horas.

Enquanto a fila seguia, o público fotografava e exibia discos de Dominguinhos. Os fãs paravam apenas para acompanhar o coral que cantava as músicas que imortalizaram o sanfoneiro.

Dominguinhos deixou dois filhos --Mauro Moraes, 53, filho do primeiro casamento, e Liv Moraes, filha do último.