Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Desmontadas duas quadrilhas de arrombadores de caixas eletrônicos

terça-feira, 9 de julho de 2013

Desmontadas duas quadrilhas de arrombadores de caixas eletrônicos

Duas operações policiais deflagradas no último fim de semana, nas cidades de São Luís e Carolina, desarticularam duas quadrilhas de "caixeiros" - criminoso especializado em arrombar caixas eletrônicos -, que agiam no interior do Maranhão. Ao todo, seis pessoas envolvidas na prática criminosa foram detidas.


Foram presos, no bairro Araçagi e no Barramar, em São Luis, Eudes Barboza da Silva Neto, de 20 anos, natural de Cuiabá; o empresário Fernando Pedroso Costa, 28; o comerciante José Juarez Soberanski, 35 anos; e o pedreiro Robson Müller, 29. Os três naturais de Joinville (SC).

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, trata-se de uma quadrilha de poder aquisitivo relativamente alto, já que dispõem de materiais para arrombamento de alta qualidade e precisão. “Eles utilizam a serra copinho, que possui uma alta potência e é capaz de furar cerâmica, concreto, granito, mármore, azulejo, ardósia e pedras”, informou o secretário. Ainda segundo ele, a polícia segue na investigação para apurar se há a participação de outras pessoas na quadrilha.

O delegado Luiz Jorge, da Superintendência de Investigações Criminais (Seic), informou que a polícia já vinha investigando a quadrilha e que ela atua em São Luís desde o ano de 2011. “A forma de atuação dessa quadrilha é especializada, eles fazem curso de metalurgia para se aperfeiçoarem no crime e contam com um aparato tecnológico para fazer os assaltos”, disse.

Com eles foram apreendidos três revólveres Taurus calibre 38, onze munições, dois veículos, e ainda furadeiras industriais, alicates, brocas, chave de fenda, utilizadas nos arrombamentos.

As informações são da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.