Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Estrada de Ferro Carajás é interditada novamente

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Estrada de Ferro Carajás é interditada novamente

A Estrada de Ferro Carajás (EFC), administrada pela Vale e que corta 23 municípios maranhenses e quatro cidades paraenses, foi interditada novamente, na manhã de ontem, por 200 índios das etnias Krenjê, Tenetehara, Awá-Guajá, Apãniekra, Ramkokramekra, Gavião e Krikati. O bloqueio ocorreu no Km-289, no município de Alto Alegre do Pindaré, em trecho próximo à Aldeia Maçaranduba, mesma área alvo de interrupção no fluxo de trens na quarta-feira (3). Segundo as lideranças dos movimentos indígenas, o objetivo do protesto, cujo foco não é a Vale, é reivindicar o cumprimento de ações nas áreas de saúde e educação, entre outras. Eles também querem a saída dos coordenadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Licínio Brites Carmona e Antônio Isídio da Silva. Até o fechamento desta edição, a EFC permanecia bloqueada.

De acordo com a cacique da Aldeia Maçaranduba, Marcilene Guajajara, a Vale comprometeu-se em fazer a interlocução com o governo a respeito do pleito dos índios, no entanto, o prazo para esse ato terminou na terça-feira (9). "Nós já recorremos ao Ministério Público, à Justiça, a tudo quanto foi gente, e eles só falam em reunião e nada de resolver a nossa situação. Sabermos que a Vale é um empresa muito grande, e que o governo escuta o que ela pede", disse.

Em nota, a Vale informou que aguarda um novo cumprimento do documento de reintegração de posse, obtido na semana passada na Justiça Federal. A Vale citou também que “respeita o direito de manifestação dos povos indígenas e busca estabelecer um relacionamento positivo, construtivo e de confiança mútua com essas comunidades. Contudo,repudia ações de violência que põe em risco a segurança das pessoas e o patrimônio público e privado”.