Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Hospitais universitários abrirão concurso para mais de 1900 vagas

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Hospitais universitários abrirão concurso para mais de 1900 vagas

Os hospitais federais universitários do Maranhão (UFMA) e do Triângulo Mineiro (UFTM) realizarão concurso público para a contratação de novos profissionais. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserth), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, autorizou a realização das provas.

As contratações permitirão a regularização de parte da força de trabalho que hoje atua nos hospitais com vínculos considerados irregulares pelos órgãos de controle. Possibilitará ainda a ampliação e a qualificação da oferta de serviços de saúde à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados em decorrência da falta de recursos humanos.

O Hospital Universitário do Maranhão (HUUFMA), com 1.939 funcionários, parte deles com vínculo a ser regularizado, passará a dispor de 3.235 profissionais. No caso do Hospital de Clínicas da UFTM (HU-UFTM), em Uberaba (MG), o quadro de 1.548 profissionais passará a contar com 1.752.

A recomposição do quadro de pessoal é uma das ações do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) e atende a determinação dos órgãos de controle que identificaram a necessidade de regularização dessa força de trabalho.