Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Indígenas liberam Estrada de Ferro Carajás

sábado, 6 de julho de 2013

Indígenas liberam Estrada de Ferro Carajás

A Estrada de Ferro Carajás (EFC), interditada desde a última quinta-feira (4) por um grupo de manifestantes indígenas, foi liberada no início da madrugada deste sábado (6) em Alto Alegre do Pindaré (MA). O protesto era por melhorias nas condições de saúde e educação. A informação é da Vale.

De acordo com informações da empresa, a desocupação da ferrovia por manifestantes indígenas ocorreu de forma pacífica após a Justiça Federal determinar ordem de reintegração de posse à empresa.

A Vale informou ainda que, com isso, as operações de transporte de carga foram normalizadas e as viagens do trem de passageiros devem ser retomadas na segunda (8), com o trem saindo da Estação de São Luís às 8h com destino a Parauapebas (PA).

A companhia esclareceu também que a manifestação não era direcionada à Vale e reiterou, em nota enviada à redação, que "respeita o direito de manifestação dos Povos Indígenas e busca estabelecer um relacionamento positivo, construtivo e de confiança mútua com essas comunidades. Contudo, a empresa repudia ações de violência que põem em risco a segurança das pessoas e o patrimônio público e privado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.