Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Lobão declara apoio a Luis Fernando

domingo, 28 de julho de 2013

Lobão declara apoio a Luis Fernando


O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), abdicou ontem da pré-candidatura ao Governo do Estado e declarou formalmente apoio ao colega de partido Luis Fernando Silva, secretário de Estado da Infraestrutura.

A reunião na qual se definiu o quadro da sucessão de 2014 pela base governista aconteceu na residência do presidente estadual do PMDB, senador João Alberto, e contou com a participação das principais lideranças peemedebistas do Maranhão, o senador José Sarney e a governadora Roseana Sarney entre elas. Foi a confirmação de um discurso de união pregado ainda em março, por ocasião do encontro estadual do PMDB e a deflagração oficial do processo que culminará com a eleição do novo governador do Maranhão, em outubro do ano que vem.

Segundo o ministro, o grupo sempre apoiou seu projeto de disputar a eleição do ano que vem, mas ele havia deixado claro que decidiria seu posicionamento levando em conta, também, o trabalho que vem desenvolvendo à frente do Ministério das Minas e Energia (MME). Para o, agora, ex-pré-candidato, pesou na decisão a importância do MME para o Brasil e, principalmente, para o Maranhão.

"Todos, desde o início, pretendiam a minha candidatura ao Governo do Estado. E, desde o começo, ficou em mim a capacidade de decidir se eu seria, ou não, candidato a governador. Pensei muito e cheguei à conclusão de que o Ministério que eu ocupo é extremamente importante para o Brasil, mas em especial para o Maranhão", declarou.

Lobão destacou o fato de que Luis Fernando foi aceito pela unanimidade do comando partidário para enfrentar o que considerou "luta" a ser travado no ano que vem. "O Luis Fernando foi o escolhido por unanimidade pelo nosso grupo - ele é o pré-candidato do PMDB, que tem uma aliança larga com diversos partidos - para enfrentar essa luta que virá no próximo ano", comentou.

Honra - O secretário Luis Fernando classificou como "honra" o fato de ter sido escolhido por unanimidade pela cúpula do PMDB para representar o grupo na sucessão da governadora Roseana. Para ele, a tranquilidade com que foi tomada a decisão foi possível pela característica de unidade do grupo.

"É natural que os partidos, e o PMDB também, comecem a se articular para as eleições de 2014. E o nosso grupo tem uma característica muito forte de união. E eu sempre disse e repito que, como político, o meu nome está sempre colocado à disposição do partido", reforçou.

O pré-candidato disse ter noção da responsabilidade que será representar o grupo do qual faz parte na disputa eleitoral de 2014. "Se a base do PMDB entende que em 2014 eu possa disputar a eleição, me coloco, sim, com muita honra, com muita alegria, com muita satisfação, mas com muita responsabilidade, sobretudo, à disposição do partido para isto", frisou.

Com texto de Gilberto Léda, para O Estado do Maranhão.