Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Médicos param atividades hoje em todo Maranhão

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Médicos param atividades hoje em todo Maranhão

Médicos do Maranhão, com exceção dos que prestam serviço nos setores de urgência e emergência dos hospitais, promoverão hoje (3) paralisação de advertência da categoria em virtude de decisão do Governo Federal de trazer profissionais de outros países para trabalharem no Sistema Único de Saúde (SUS). Em São Luís, os médicos estarão concentrados, a partir das 9h, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, Centro. A paralisação, que acontecerá em outros estados, atende a determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM).

De acordo com o Conselho Regional de Medicina (CRM) do Maranhão, atualmente 2.500 médicos no estado estão vinculados às operadoras de planos de saúde. O Ministério da Saúde divulgou no dia 25 do mês passado que criará 35 mil vagas para médicos do exterior no SUS até 2015.

"A paralisação de amanhã [hoje] será, num primeiro momento, apenas por vinte e quatro horas. No entanto, poderemos ampliar o movimento, caso nossas reivindicações não sejam atendidas", disse o presidente do CRM/MA, Abdon Murad. Ainda segundo ele, a importação de médicos não resolverá os problemas que permeiam o setor de saúde no país, especialmente na esfera pública

Além de se posicionarem contra a contratação de médicos do exterior, os profissionais maranhenses também querem melhores condições de trabalho em hospitais do interior do Maranhão e elevação nos valores repassados atualmente pelos planos de saúde. "É preciso também pensar na preparação de concurso público para encaminhamento de médicos que possam atuar em cidades cuja demanda não é suficiente para atender a população", disse o presidente do Sindicato dos Médicos do Maranhão, Carlos Alberto Frias.