Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Motoristas de ônibus paralisam circulação da frota em São Luís

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Motoristas de ônibus paralisam circulação da frota em São Luís

Líder sindical discursa em paralisação na Praça Deodoro em São Luís (Foto: Zeca Soares/G1)
Foto: Zeca Soares

Os motoristas de ônibus de São Luís paralisaram a frota e estão concentrados na Praça Deodoro, no Centro, desde as 8h desta quinta-feira (18). A paralisação, que deve durar até às 13h, é um protesto por mais segurança no transporte público da capital maranhense. A informação é do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no Estado do Maranhão.

Dados do Sindicato das Empresas de Transporte (SET) de São Luís mostram que, em 2010, foram 311 assaltos a ônibus registrados na Região Metropolitana de São Luís. Em 2011, o índice subiu para 377. Já em 2012, o número caiu para 260 ocorrências. Até julho deste ano, já foram 317 assaltos.

Os motoristas e cobradores dizem que bairros próximos a redutos do tráfico de drogas como João Paulo, Ipase e Alemanha se tornaram os mais perigosos ultimamente. De acordo com o superintendente do SET, Luís Cláudio Cerqueira, os motoristas têm pedido demissão ao serem deslocados para trabalhar em rotas consideradas perigosas.

"É grande numero de trabalhadores que pedem demissão por serem deslocados para trabalhar em certos locais onde tem muitos assaltos. Todos os dias, nós contamos os aquivos com as tabelas e horários e enviamos a polícia. Sempre tivemos apoio da PM, mas precisa melhorar no sentido de combater", explicou.
Cerqueira disse que a greve é acompanhada com certa preocupação no SET e reclamou que o órgão não foi notificado oficialmente pelo sindicato. "O temor é que haja depredação e também pelo transtorno que a paralisação causa. Os ônibus não rendem, se tem prejuízo", argumentou. "O sindicato não comunicou oficialmente. Nós ficamos sabendo pela midia. Nós, sindicato e autoridades policiais temos que tabalhar em conjunto para melhorar a segurança", declarou.