Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Peregrinos denunciam possível calote de agência de viagens

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Peregrinos denunciam possível calote de agência de viagens

A visita ao papa pode ficar apenas no sonho para muitos peregrinos do Maranhão.

O grupo que sonhava em participar do encontro com o Papa Francisco, no Rio de Janeiro, suspeita de ter sofrido um golpe de uma agência de turismo da capital. Eles afirmam ter pago por um pacote de viagens que não receberam.

Os católicos de várias paróquias da capital e do interior foram cobrar explicações da agência de viagem que fica no Pop Center, no bairro da Cohab, em São Luís. “Queremos ir [à viagem] ou a devolução de nosso dinheiro, corrigido por danos morais”, disse a autônoma Zilene Batista

Desde a última quarta-feira (17) o grupo está indo para a porta da empresa. Os 150 peregrinos planejaram uma viagem para o Rio de Janeiro, para participar da Jornada Mundial da Juventude. Só que as passagens, que eles afirmam ter comprado da agência, não foram entregues.

Eles dizem que terminaram de pagar as prestações das passagens há dois meses e já estavam de malas prontas para a tão sonhada viagem quando foram surpreendidos ao saber que a companhia aérea não possuía reserva para eles. “Nós estamos desesperados. Ontem várias pessoas choraram aqui devido a situação. Não é de hoje que estamos trabalhando. Nós gastamos dinheiro com roupa e somos humildes. Não temos condições de pagar mais R$ 2 mil por uma nova passagem”, afirmou o estudante Matheus Froz.

Sem alternativas, o grupo resolveu registrar o caso na polícia e pedir ajuda do Ministério Público. “Nós temos comprovantes de depósitos, boletos bancários, houve um período que a gente atrasou, mas esse atraso gerou esses boletos. Ela nos enviou comprovante de reservas. Tudo isso temos em mãos”, disse Carlinvan Braga, coordenador da caravana.

Em nota, a agência disse que o contrato com os representantes do grupo previa o pagamento das parcelas impreterivelmente até o dia 20 de cada mês, sob pena de alterações de valores. De acordo com a agência, os valores só foram repassados no dia 6 de abril, impossibilitando manter o mesmo valor. Afirmou, ainda, que os representantes dos grupos foram devidamente avisados sobre a situação.