Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: PM faz operação no Bairro de Fátima

quinta-feira, 18 de julho de 2013

PM faz operação no Bairro de Fátima

Policiais militares lotados no 9° Batalhão de Polícia Militar (9° BPM) realizaram durante todo o dia de ontem várias incursões no Bairro de Fátima e áreas adjacentes, visando reprimir o consumo e a venda de drogas na área. A atividade foi motivada por causa de denúncias de que o tráfico de drogas na região está cada vez maior, contribuindo para a elevação dos índices de criminalidade na cidade e, consequentemente, os homicídios.

A operação, desenvolvida pelo Grupo Tático Móvel (GTM), percorreu vários pontos usados pelos traficantes para o uso, compra e venda de entorpecentes. Durante a atividade, os militares também fizeram algumas abordagens em pessoas em atitudes suspeitas.

O subtenente Trindade, que estava coordenando as atividades na área, explicou que a ação tinha o caráter preventivo para evitar que delitos aconteçam. “Essa é uma ação de caráter preventivo. Nós nos antecipamos às ações dos criminosos para evitar que os delitos aconteçam, desocupando os pontos de vendas de drogas para evitar o tráfico”, afirmou. Ele disse também que atividades como a que foi realizada ontem continuarão não apenas na área do Bairro de Fátima, mas também em outros locais para inibir a venda de entorpecentes.

Dados - De acordo com as análises da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), aproximadamente 80% dos homicídios registrados na Região Metropolitana de São Luís estão relacionados com o tráfico de entorpecentes. São mortes relacionadas com dívidas com traficantes ou pela disputa de território, as chamadas bocas de fumo.

Conforme mostram os dados do relatório da SSP, neste mês já foram registradas 41 mortes violentas na Grande São Luís. Destas, 37 foram homicídios, um latrocínio (roubo seguido de morte) e três assassinatos em unidades prisionais.

Este ano já foram registrados 395 homicídios. No ano passado, foram 635 crimes dessa natureza. Em 2011, 519; em 2010, 499; e em 2009, 514 homicídios.