Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Prefeito se reúne com manifestantes

terça-feira, 2 de julho de 2013

Prefeito se reúne com manifestantes

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior apresentou 36 pontos de investimentos que serão realizados ao longo dos dois primeiros anos de governo para sanar problemas emergenciais da cidade. A apresentação do plano ocorreu na noite de ontem (1º) durante reunião, no auditório da Prefeitura de São Luís, com representantes dos movimentos sociais que participaram das mobilizações ocorridas na cidade.

Esta segunda reunião de trabalho contou com a presença de parte do secretariado do governo municipal e apresentou encaminhamentos há várias demandas apontadas pelos manifestantes durante a reunião do último dia 25. Foram destacados os investimentos na área da saúde e do sistema de transporte coletivo. O prefeito destacou a reforma do Hospital da Criança, Socorrão I e Socorrão II com conclusão para novembro de 2014.

"O Hospital da Criança será ampliado e modernizado sem deixar a desejar para qualquer outro hospital do país, ele terá a capacidade de 17.300 atendimentos por mês. Quero lembrar que cada item tem um gerente do projeto, como a reforma do Socorrão II onde a gerente responsável é a Jackeline Dutra, que acompanhará o desenvolvimento da obra, ou seja, o governo sabe de quem cobrar", ressaltou o prefeito.

As ações para a área de transportes foram explanadas pela secretária de Trânsito e Transportes (SMTT), Fabíola de Oliveira Aguiar. Ela citou o Plano de Ação Imediata de Trânsito (PAIT) com licitação para setembro deste ano e que prevê obras que garantirão a melhor fluidez do trânsito em pontos e trechos críticos da cidade. Ela também anunciou que este ano será iniciado o plano de reestruturação do sentido de fluxos viários e sinalização horizontal e vertical das vias.

A secretária lembrou a necessidade de revisão da Lei nº 4.052 que dispõe sobre os pólos geradores de tráfego e da instalação de uma central automatizada de controle operacional de tráfego. "Essa é uma meta de médio a longo prazo porque envolve mais fatores a serem considerados. Mas, a licitação está prevista para o próximo ano e com a central automatizada poderemos visualizar o problema viário de forma mais adequada", comentou Fabíola Aguiar.

Foram listadas várias outras ações como o plano de disciplinamento e fiscalização de tráfego e estacionamento de veículos, garantia de acessibilidade e redução de impactos viários, aquisição de equipamento tipo talão eletrônico para fiscalização efetiva com banco de dados sobre veículos, aumento do efetivo de agentes, entre outras medidas.


*de O Imparcial