Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Sejap tenta esclarecer fuga da CCPJ de Pedrinhas

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Sejap tenta esclarecer fuga da CCPJ de Pedrinhas

Os 15 presos que fugiram na madrugada de domingo (14) do Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, ainda não foram localizados, apesar das diligências feitas pelas polícias Civil e Militar. A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informou que já está em curso uma investigação para identificar se houve facilitação na fuga. Além disso, o órgão também está reforçando a segurança nas unidades prisionais da capital e do interior do estado para evitar que outras fugas aconteçam.

De acordo com o subsecretário da Sejap, Mário Leonardo Pereira Júnior, várias linhas de investigação estão sendo analisadas para descobrir de que forma os presidiários conseguiram cavar um túnel de 15 metros de extensão, sem que ninguém percebesse. A possibilidade de algum funcionário da secretaria ou um agente penitenciário tenha facilitado a fuga não está descartada. “As investigações já se iniciaram. Sempre há essa possibilidade, mas vamos investigar isso”, disse.

Segundo Mário Leonardo, as investigações para saber se a fuga dos detentos teve a conivência de algum funcionário iniciaram-se desde o momento em que foi percebido o desaparecimento dos 15 detentos e estão a cargo da Corregedoria do órgão - que apura desvio de conduta de servidores –, cujo titular é José Ribamar Nascimento Filho.

Medidas – De acordo com o subsecretário, o prédio antigo das unidades prisionais da capital fica em terreno arenoso, o que facilita a fuga de presos. Para evitar que essas situações ocorram novamente, Mário Leonardo afirmou que o órgão está aumentando e aprofundando o muro que cerca os presídios. Além disso, também serão feitas a reforma nas unidades prisionais, a intensificação nas fiscalizações e a qualificação dos agentes penitenciários.

O posicionamento das câmeras de vigilância também será revisto, uma vez que o circuito interno de videomonitoramento não flagrou o momento da fuga, pois as câmeras estavam apontadas para outros locais. “Vamos rever o posicionamento das câmeras para evitar pontos cegos”, disse o subsecretário da Sejap.

Fuga - A fuga no CCPJ de Pedrinhas foi registrada na madrugada de domingo. Os presos cavaram um túnel de aproximadamente 15 metros de extensão dentro da cela 5 do Bloco C e fugiram através dele. O túnel passa por baixo do muro do Centro, saindo na área externa da unidade prisional. De lá, os detentos pularam o muro e deixaram o presídio sem chamar a atenção. Apenas na manhã de ontem foi percebido o desaparecimento dos presos.

Apesar de existir segurança 24 horas no local, feita por agentes e câmeras de videomonitoramento pertencentes a uma empresa terceirizada que presta serviços à Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), nenhum funcionário da empresa observou a movimentação dos presos. Os fugitivos respondiam por homicídio, latrocínio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, roubo, entre outros crimes.