Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Fiscais apreendem uma tonelada de miúdos de boi irregulares

sábado, 28 de setembro de 2013

Fiscais apreendem uma tonelada de miúdos de boi irregulares

Na BR-135,  fiscais sanitários da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), em parceria com Defesa Sanitária e Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreenderam de uma tonelada de vísceras de boi procedentes de matadouros industriais.

Os motoristas, autuados em flagrante, foram notificados pela ausência da guia sanitária, equipamentos de proteção individual (EPI) e higiene sanitária das carrocerias e variados recipientes de transporte. Em alguns casos, as vísceras estavam contaminadas pela presença de sangue e fezes. Toda a carga foi inutilizada para consumo humano e descartada em local apropriado.

O secretário Marcelo Coelho disse que a Semapa vai manter as blitzen sanitárias na BR-135 e fazer novas ações no sentido de adequar e padronizar o trabalho de limpeza e manipulação das vísceras e miúdos de boi. “Em geral, são tratados em locais e cozinhas improvisadas e insalubres. Atualmente, o transporte desses produtos continua sendo feito pelas mesmas pessoas autuadas pela fiscalização sanitária. Vamos trabalhar para garantir a boa qualidade do produto e a defesa da saúde do consumidor”, garantiu.

O transporte de vísceras bovinas é uma das prioridades para a Inspeção Sanitária da Semapa. Em 2011, a Prefeitura de São Luís determinou as regras para o resfriamento e transporte de carne entre os matadouros industriais e os pontos de venda localizados na rede municipal de feiras e mercados.