Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Dívidas com traficantes causam duas mortes no fim de semana em São Luís

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Dívidas com traficantes causam duas mortes no fim de semana em São Luís

O fim de semana registrou sete mortes na Região Metropolitana de São Luís. Na tarde de ontem, foi encontrado o corpo de Leanderson Alves da Costa dentro de um bueiro em um matagal do Ipem Turu. Usuário de drogas, ele estava desaparecido desde a noite de sexta-feira, dia 25. Polícia e família acreditam que o crime foi motivado por causa de dívidas que ele tinha com traficantes. Esta também pode ter sido a causa do assassinato de um menor no Recanto Santos Dumont, que era usuário de drogas.

Leanderson Alves da Costa tinha 24 anos e morava no Ipem Turu. Ele era casado e deixou uma filha, que completa 2 anos em novembro. Há pelo menos um ano se tornou dependente químico. Segundo parentes da vítima, por causa do vício em crack, ele deixou o emprego e começou a ter muitas desavenças familiares. Era comum ele sair de casa sem avisar onde estava indo e voltar somente no dia seguinte. A última vez em que isso ocorreu foi na sexta-feira, 25, quando ele saiu de casa, por volta das 20h.

Preocupados com o seu desaparecimento, a família informou o caso à polícia no sábado à noite, 26. Na manhã de ontem, familiares e vizinhos fizeram buscas na região e encontraram as roupas e o calçado que Leanderson Alves da Costa usava quando saiu de casa na noite de sexta-feira. Ontem, por volta do meio-dia, a polícia foi informada, por meio de denúncia anônima, que ele havia sido assassinado e o corpo estava em um bueiro na Rua São Cosmo, no Ipem Turu.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi deslocada para o local para retirar o corpo do bueiro. Peritos do Instituto de Criminalística (Incrim) estiveram na área e constataram que ele foi atingido com seis tiros e depois jogado no bueiro, já sem vida. Pelo estado de decomposição em que o corpo estava, a perícia acredita que ele foi morto na noite de sexta-feira. De acordo com uma tia da vítima, ele tinha dívidas com traficantes da região, por isso a polícia acredita que o homicídio foi um acerto de contas.

Acerto de contas também pode ter sido a causa do assassinato do adolescente R.C., de 16 anos, morador da Rua Jerusalém, no Recanto Santos Dumont, na área da Cohab. O crime aconteceu por volta das 15h de ontem. O adolescente foi abordado na rua em que morava por dois homens a pé. Ele tentou fugir e se esconder em uma casa da vizinhança, mas foi atingido com três tiros antes que pudesse entrar na residência e morreu logo após os disparos. O menor era dependente químico há cerca de dois anos e vinha sofrendo ameaças por causa de dívidas feitas para poder comprar drogas.

Outras mortes - Outros quatro homicídios foram registrados no sábado. O primeiro deles foi o de Carlos Wanderson F. dos Santos, de 22 anos, vítima de arma de fogo no bairro Pindorama. O crime ocorreu às 7h. Também foram vítimas de arma de fogo Max Muller Pires Cardoso, de 25 anos, morto no Bom Jesus, e Claubemil de Almeida Diniz, 27 anos, assassinado em São José de Ribamar, no bairro Vieira. Jaime Bispo Mendes Araújo, 34 anos, foi vítima de arma branca, na Camboa.

Ainda no fim de semana, foi registrada a morte do motociclista Roberto Ferreira Lira, de 35 anos. Ele morreu na tarde de sábado, após bater em um poste, na Avenida Eduardo Magalhães, bairro Altos do Calhau, em São Luís. Segundo testemunhas, o condutor seguia no sentido Cohafuma e teria perdido o controle da moto após uma nuvem de poeira atrapalhar a visibilidade na pista. O rapaz morreu no local.

Com texto de Jock Dean, de O Estado do Maranhão.