Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Estudantes do curso de medicina sofrem com insegurança na Praça Gonçalves Dias

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Estudantes do curso de medicina sofrem com insegurança na Praça Gonçalves Dias

Os assaltos frequentes na Praça Gonçalves Dias, em São Luís, têm assustado alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O prédio onde acontecem as aulas fica em frente à praça.

Estudantes já enviaram vários boletins de ocorrência e ofícios à reitoria da UFMA para aumentar a segurança na área. Mas apesar da universidade ter tomado providências, a insegurança continua. Os alunos afirmam que os documentos deveriam ser encaminhados para a Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), mas nunca tiveram retorno.

"A gente não obteve resposta, não sabemos se foi encaminhado ou não. O que a gente sabe é que nos últimos meses os assaltos 'tão' aumentando", revelou uma das universitárias, que preferiu não ser identificada.

Um funcionário que trabalha no prédio de Medicina foi assaltado há 15 dias, mesmo havendo uma câmera de videomonitoramento da polícia no local. "Enquanto eles estão soltos eu fico prisioneiro, dependendo de amigos pra ir me deixar no carro e voltar. Alunos são assaltados diariamente, pessoas que vêm de fora em congressos são assaltadas e ninguém toma uma atitude”, afirmou.

Além da insegurança, outro problema encontrado na praça é a falta de manutenção. Muitos skatistas utilizam espaços do patrimônio público para fazer manobras. Em todo canto há rastros de destruição. Escadas, lixeiras e postes quebrados.

Em nota, o Comando de Policiamento Metropolitano informou que irá intensificar o patrulhamento na área da Praça Gonçalves Dias.

Com informações da TV Mirante.