Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Prefeito visita locais onde serão construídas as primeiras creches

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Prefeito visita locais onde serão construídas as primeiras creches

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior visitou os locais onde serão construídas as primeiras creches previstas no “Programa Avança São Luís”. Um dos terrenos está localizado no bairro da Cidade Operária na Avenida Leste Interna, ao lado da UEB Mata Roma, enquanto o outro está situado no Jardim América na Avenida Santa Clara. O contrato com a empresa vencedora da licitação será assinado este mês e as obras começam em novembro.

“Estamos fazendo visitas aos vários terrenos onde serão construídas as creches. Hoje visitamos a área da Cidade Operária e do Jardim América. A Prefeitura está intensificando os trabalhos na área da Educação e da Saúde e atuando mais fortemente nos bairros”, destacou Edivaldo Holanda Júnior durante a visita. A inspeção dos terrenos foi acompanhada pelos secretários Márcio Jerry (Comunicação), Allan Kardec Duailibe (Educação) e por representantes da empresa MVC, que será responsável pela entrega das creches.

A autorização para o início dos trabalhos foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) para que sejam construídas dez creches e mais quatro escolas do Ensino Fundamental. Os recursos para as obras são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O processo licitatório para a contratação da MVC também foi feito pelo ente federal que determina que as unidades construídas possuam espaços que, qualitativamente, contribuam com o processo de aprendizagem.

Além dos setores administrativos e de serviços, cada creche conta com espaços como lactário, refeitório, rouparia, fraldário, sala de repouso, espaço para alimentação e solarium. A estrutura das escolas de Ensino Fundamental conta além das salas de aula com sala de repouso, solarium, pátio coberto e um parquinho externo. As escolas terão capacidade para atender 432 estudantes por turno e as creches para mais de 100 crianças beneficiando um total de 3.450 alunos.

“A aprovação dessas novas construções para a rede municipal de ensino é resultado do empenho e determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior em obter melhorias para nossa Educação. Esses novos espaços escolares terão padrão de qualidade estipulado pelo Ministério de Educação e serão adequados ao pleno desenvolvimento das nossas crianças”, destacou Allan Kardec Duailibe.

As creches beneficiarão 1.350 alunos e serão construídas na Cidade Operária, Turu/Chácara Brasil, Bequimão, Sacavém, Santa Clara, Recanto dos Vinhais, Recanto Verde, Residencial Paraíso e Vila Conceição. As escolas de Ensino Fundamental beneficiarão um total de 2.100 alunos e serão construídas nas comunidades Turu/Chácara Brasil, Residencial Paraíso, Vila Vicente Fialho/ Vila Cruzado e Santa Bárbara.