Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: São Luís é a 5ª capital mais violenta do país, diz presidente da OAB-MA

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

São Luís é a 5ª capital mais violenta do país, diz presidente da OAB-MA

“Desestruturação progressiva do sistema de segurança pública e a presença de organização criminosa foram às causas principais para o aumento da violência no estado”, afirmou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional do Maranhão (OAB-MA), Mário Macieira, durante coletiva a imprensa ocorrida na tarde de ontem, 10, na sede da ordem, no Calhau. Segundo informações do Ministério da Justiça, São Luís é quinta capital mais violenta do país e, somente este ano, foram registrados 587 homicídios apenas na capital e dentre esses 37 mortes em presídios. 

O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, desconhece desses dados estatísticos. Ele informou que de acordo com o “Mapa da Violência 2013” do Ministério da Justiça, o Maranhão é o quinto estado menos violento da região nordeste e em relação a nível nacional é o 17º. Especificamente a capital, no momento, não possuía em mãos as informações condizentes.

Em se tratando da desestruturação do sistema de segurança, Aluísio Mendes disse que o número de policiais é insuficiente para atender toda a demanda. Mas, conseguiu realizar um dos maiores concursos públicos do estado em que foram ofertadas mais de duas mil vagas para soldado da Polícia Militar e cerca de 500 para investigadores da Polícia Civil. 

Como ainda comentou que nestes últimos anos, a secretaria tem investindo em equipamentos de tecnologia para desenvolver um trabalho seguro e profissional. “Na verdade, há anos que não tinha ocorrido um grande concurso para o ingresso de servidores da Segurança Pública. Os novos homens requerem de tempo para serem formados e com isso desenvolver as suas funções na rua”, declarou o secretário. 

Com texto de Ismael Araújo, de O Imparcial.