A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) encaminhou ofício à bancada maranhense no Congresso Nacional e à Prefeitura de São Luís informando que o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado pode ser fechado a qualquer momento devido à alta incidência de aves nas proximidades da pista de pouso.
O comunicado foi prestado pelo órgão após solicitação da Câmara Municipal da capital, para que fosse feita inspeção no Aterro da Ribeira. O lixo acumulado favorece a proliferação de urubus, o que leva risco às operações de pouso e decolagem de aeronaves em São Luís.
No documento, a direção da Anac informa que desde 2011 alerta a Prefeitura de São Luís sobre o caso (relembre). Nada foi feito, nem pelo ex-prefeito João Castelo (PSDB), tampouco pelo atual mandatário da capital, Edivaldo Holanda Júnior (PTC).
“Diante disso, encaminhamos a Vossa Excelência os anexos que corroboram o exposto para as providências que julgar cabíveis, tendo em vista a possibilidade de restrições à utilização do Aeroporto em questão (sic)”, explica o órgão no documento (veja cópia abaixo).