Como já é tradição no Conjunto São Raimundo, em São Luís a Associação dos Cornos do Estado do Maranhão realiza a XII Festa do Chifre, que acontece nesse domingo (10/11) na feira do bairro.
O evento reúne pessoas de várias regiões que compartilham da brincadeira, este ano são esperados mais de mil participantes. A feira é regada a muita música brega e como prato principal feijoada e bode ao leite de coco.
“Nossa festa virou tradição no nosso bairro, todos os nossos amigos comparecem, brincam e riem com os chifres dos outros, no que resultou em uma confraternização entre amigos com comidas e bebidas” afirma o presidente da associação, Carlos Alberto.
Na confraternização serão gastos aproximadamente 40kg de feijão e ainda terá uma rifa de 3 grades de cerveja, mais 3 galetos no valor de R$ 5,00. Segundo Carlos Alberto, o evento está aberto para todos os públicos. “Aguardamos todos os “cornos e simpatizantes” do Maranhão para este grande evento” concluiu.
O INICIO
De acordo com o presidente da Associação dos Cornos do Estado do Maranhão, Carlos diz que tudo começou em 1º de novembro de 2001, quando recebeu um chifre e acabou em brincadeira. “Recebi um chifre de um amigo e ele disse pra eu raspar o chifre, pintar e deixar de enfeite que ele era meu, sorri e decidi fazer o que tinha em dito, no que resultou em vários amigos meus, que chegavam à feira pra beber ou fazer um churrasco, tinha que falar do chifre como se tivesse comemorando, o meu, daí surgiu a festa do chifre” contou Carlos.
Segundo Carlos conta ainda que quando os amigos se preparam para a festa, já levam um chifre, no que já se tornou brincadeira. “Temos um chifre de um 1,10 m de verga dura e 8k, esse que é o principal serve sempre para as pessoas quando chegam tirarem fotos, os outros que trazem e deixam são para enfeitar o Box da feira” contou Carlos.
Alguns moradores do bairro que não participam da festa, sempre costumam parar próximo ao chifre e registrar uma foto.
SERVIÇO
O quê? XII Festa do Chifre
Onde? Feira do Conjunto São Raimundo – Box 42
Quando? 10/11 – domingo
Quanto? Entrada liberada (Rifa, R$ 5,00)
*com texto de Arleysson Rodrigo