Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Membros do Bonde dos 40 são presos no Parque Timbira

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Membros do Bonde dos 40 são presos no Parque Timbira


A Delegacia de Homicídios (DH) de São Luís autuou em flagrante ontem, por porte ilegal de arma de fogo, dois foragidos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, um deles suspeito de participação no latrocínio (roubo seguido de morte) que resultou na morte do taxista Filomeno Almeida dos Anjos, conhecido como Carioca, de 77 anos, em maio deste ano, no bairro Parque Timbira. Segundo a Polícia Civil, o acusado assumiu ter conseguido sair do presídio pela porta da frente, passando-se por visitante de detento.

Kaique Willian Gomes, o Kaik, de 20 anos, e Márcio Antônio Costa Lavrador, conhecido como Já Morreu, de 28 anos, ainda de acordo com a polícia, foram denunciados ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) por estarem em um veículo Chevrolet Corsa Classic de cor branca atirando em via pública, no bairro Vila Embratel. “Diante da denúncia, a PM passou a fazer rondas naquela área e avistou o referido automóvel próximo ao Posto Bacanga”, informou o delegado Jeffrey Furtado.

Identificados como integrantes da facção criminosa Bonde dos 40, os suspeitos foram abordados por uma viatura do 1º Batalhão da Polícia Militar, na noite de terça-feira (12), na Avenida dos Portugueses, quando transitavam armados com um revólver calibre 38, em um táxi-lotação, rumo ao bairro Maiobão, no município de Paço do Lumiar. No carro estavam ainda uma jovem, que seria namorada de um dos suspeitos, e o proprietário do veículo, que foram ouvidos e liberados em seguida.

“O informe foi o de que a dupla se dirigia para a casa de outro membro da quadrilha, quando foi interceptada pela PM. Já Morreu foi preso em 2011 por porte ilegal de arma de fogo, liberado, mas logo depois teve novamente prisão decretada por um homicídio cometido no Morro do Zé Bom-Bom [área do bairro Coroadinho]. Kaik, que já estava preso pela morte do taxista, conseguiu fugir recentemente pela porta da frente, ao se misturar com outros visitantes de detentos”, acrescentou o titular da especializada.

Latrocínio – O taxista Filomeno Almeida dos Anjos, o Carioca, foi morto com três tiros de revólver, depois que reagiu ao assalto liderado por Kaik. O crime, segundo a polícia, foi praticado, por volta das 22h, depois que a vítima foi contratada pela quadrilha para que fizesse uma “corrida” até o Parque Pindorama. Ao chegar ao destino, o aposentado foi surpreendido com a exigência feita pelos bandidos para que entregasse o veículo, porém, se recusou e iniciou uma luta corporal com os assaltantes.

No dia 21 de maio, um dia após o crime, policiais do Serviço de Inteligência da PM prenderam, nos bairros Vila Embratel e Vila Mauro Fecury, os três suspeitos: Jhonny Kelson Costa Cantanhede, conhecido como Jhonny, de 21 anos, Handerson Melo Silva, o Randinho, de 22 anos, além do próprio Kaik. Próximo aos locais das prisões, na Rua São Benedito, bairro Vila Embratel, a PM ainda conseguiu localizar o carro roubado do aposentado, um Chevrolet Corsa Classic, de cor cinza, e placas NXE-0587.

Com texto de Saulo Maclean, de O Estado.