Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: fevereiro 2013

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Polícia prende dupla de hackers que clonava cartões

A SEIC prendeu dois hackers de São Paulo realizando sofisticado golpe de clonagem de cartões. Passando-se por funcionários, substituíam máquinas de cartão de crédito originais por maquinas chupa-cabra.

Instalavam em supermercados e postos e voltavam depois para recolher as máquinas repletas de números de cartões e suas senhas.

Foram apreendidas cerca de dez máquinas Redecard e Cielo adulteradas. Parte da quadrilha está em São Paulo, onde são confeccionados cartões com os dados obtidos aqui. 

Estão sendo autuados por estelionato na SEIC e as investigações ainda devem se aprofundar.

Prefeito e vice-prefeito de Codó têm diplomas cassados pelo TRE

O prefeito do município de Codó, Zito Rolim (PV), e seu vice, Guilherme Archer (PMDB), tiveram os diplomas cassados, conforme determinação do juiz eleitoral, Pedro Guimarães Junior, que foi publicada no Fórum Eleitoral do município. Segundo a decisão, ficam anulados todos os votos que os dois receberam em outubro de 2012. Ambos ficam inelegíveis pelos próximos oito anos.

A sentença diz respeito à investigação judicial eleitoral impetrada pelo Ministério Público na qual José Rolim Filho e Guilherme Ceppas Archer são acusados de uso indevido da TV Codó Canal 13, que é uma concessão pública.

Também foram sentenciados os apresentadores Jonas Bastos Martins Lopes Filho, Osvaldo Pereira da Silva Filho (Maozinha) e Antonio Leandro Sousa Paiva (Leandro de Sá).

Da sentença de Pedro Guimarães Junior cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral.

De acordo com a assessoria do prefeito Zito Rolim, ele vai dar entrada no Tribunal Regional Eleitoral com pedido de ação cautelar com efeito suspensivo ao recurso do juiz. No documento, também pedirá para responder a todo o processo no cargo.

STF derruba liminar e libera votação de veto à Lei de Royalties


Por seis votos a quatro, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta quarta-feira derrubar a liminar que impedia que o Congresso Nacional colocasse em votação, em regime de urgência, o veto presidencial à nova Lei de Royalties. Os ministros, entretanto, não discutiram uma fórmula para que deputados e senadores deliberem sobre a lista com mais 3.000 vetos represados no Legislativo por mais de uma década.

O julgamento na corte foi marcado por duras críticas à omissão dos parlamentares ao acúmulo de vetos à espera de apreciação. "É muito sério que se registrem tais situações de clara omissão constitucional, de claro descumprimento de um dever impositivo. A inércia das instituições compromete a força da Constituição e provoca uma desvalorização, representa um desprezo ao que a Assembleia Nacional Constituinte soberanamente decidiu", afirmou o decano da corte, Celso de Mello.
Formaram maioria para derrubar a liminar os ministros Teori Zavascki, Rosa Weber, José Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. Do lado oposto, ficaram Luiz Fux, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Joaquim Barbosa - favoráveis à apreciação dos vetos presidenciais em ordem cronológica.

Na sessão plenária desta quarta, o STF apenas discutiu se confirmava ou não a decisão liminar do ministro Luiz Fux. No futuro, após ouvir argumentos do Ministério Público, o plenário do Supremo deverá encaminhar ao Congresso a recomendação para que os vetos sejam apreciados assim que chegarem ao Parlamento. Ministros estimam que a corte também deverá, na análise de mérito do caso, declarar inconstitucional parte do regimento interno da Casa para que as regras internas do Congresso se adequem à exigência da Constituição - entre outros pontos, os vetos serão votados no prazo de trinta dias.

Ministro Luiz Fux profere voto sobre crimes de lavagem de dinheiro
Ministro Luiz Fux

Nos escaninhos do Congresso Nacional há vetos na fila há mais de uma década. A preocupação do governo é com a insegurança jurídica que poderia ser provocada caso leis que tiveram trechos vetados fossem canceladas agora pela Justiça, como o Código Florestal, por exemplo.

Entre os temas explosivos na lista de vetos presidenciais estão planos de carreira de servidores públicos, criação e reestruturação de órgãos da administração pública e leis orçamentárias. A Advocacia-Geral da União (AGU) previa um “colapso institucional” caso o Congresso seja obrigado a votar os vetos presidenciais em ordem cronológica. As projeções do governo apontam que os valores envolvidos nos vetos não apreciados chegam a 471 bilhões de reais. 

A Constituição prevê que, para a apreciação dos vetos, uma comissão de deputados e senadores relate os motivos que levaram à decisão presidencial e, depois, que o tema seja votado num prazo de trinta dias. Historicamente, porém, tanto a formação do colegiado quanto a contagem de prazo não são respeitados.

Raptora diz que roubou bebê depois de perder o filho

Detida na noite dessa terça-feira (26) na cidade de São Mateus, Cleudiane Conceição Ortenco Rocha, 20 anos, foi apresentada, na tarde desta quarta-feira (27), pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) à imprensa. Em entrevista ao repórter Marcial Lima, da Mirante AM, ela contou que estava grávida de três meses e que havia perdido o bebê. Como já tinha comprado todo o enxoval, resolveu roubar a criança quando foi ao hospital buscar um documento para uma parente.


Os policiais localizaram a criança no município de São Mateus, após informações de que havia uma mulher naquela cidade que teria tido um bebê em Alto Alegre do Maranhão, na manhã do dia 25. Cleudiane Conceição foi encontrada na casa dos pais, na Rua Magalhães de Almeida, bairro Vaquejada em São Mateus. A mulher foi apresentada, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), pelo secretário Aluísio Mendes, o adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa, a delegada Geral de Polícia Civil, Maria Cristina de Meneses, e o superintendente do Interior, Jair Lima de Paiva.

“Trabalhamos nas investigações com total discrição para não comprometer a localização da mulher e possibilitar a recuperação da criança sem sequelas, pois não sabíamos da real intenção dela com a criança que já está em casa com a família”, disse Aluísio.

A delegada Geral acrescentou que não há quaisquer indícios de se tratar de tráfico de pessoas. Segundo as investigações, a intenção de Cleudiane era manter a criança como se fosse sua filha.

Cleudiane Conceição apresenta as mesmas características do retrato-falado divulgado pela Delegacia Geral na tarde de terça-feira (26). Segundo informações policiais, ao ver a polícia em sua residência, a mulher apresentou um comportamento agitado e alegou que ficou internada no hospital, tendo o suposto parto ocorrido por volta das 9h de segunda-feira (25).

O superintendente do Interior, Jair de Paiva, disse que ficou constatado junto ao Hospital que não havia nenhum prontuário ou procedimento clínico registrado em nome de Cleudiane. Testemunhas relataram, ainda, durante depoimentos, sobre a vestimenta e a bolsa utilizada por ela no momento do sequestro. Os objetos foram encontrados, nas mesmas características relatadas, em sua casa.

Na ocasião da prisão, o bebê foi levado para o Hospital de Alto Alegre, onde foi reconhecido pela família. A mulher também foi conduzida, sob a custódia da polícia, para o Hospital daquele município, tendo sido comprovado que ela era de fato a sequestradora da criança.

O inquérito policial do caso tem 10 dias para ser concluído. O foco da Polícia agora é investigar possíveis participações de outras pessoas no sequestro. Cleudiane Conceição Ortenco Rocha foi autuada por sequestro e será encaminhada para o Presídio Feminino.

No início da tarde de segunda-feira (26), Cleudiane Conceição levou um bebê recém-nascido do Hospital Estadual de Alto Alegre do Maranhão. Segundo uma funcionária do hospital, a mulher teria se passado por enfermeira, acompanhando as mulheres que tiveram alta após o parto. A suspeita teria dito à mãe que levaria a criança para o centro cirúrgico, desaparecendo logo em seguida. A falsa enfermeira pegou um mototáxi até a BR-135.

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão havia divulgado, já nessa terça-feira (26), um retrato falado da suspeita de ter levado a criança, nascida na noite de domingo (24). De acordo com testemunhas, a sequestradora era morena, de estatura baixa, aparentando ter entre 25 e 28 anos.

Polícia prende mulher indiciada em sequestro do menino Pedro Paulo

A Polícia do Maranhão prendeu Márcia Cristina Ribeiro, a Tina, na cidade de Araguaína, no Estado do Tocantins. A informação é da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA). Ela é indiciada no sequestro do menino Pedro Paulo Lemes Mellado, de 5 anos, ocorrido em 27 de junho do ano passado, na cidade de Imperatriz, no Maranhão. Ela foi a pessoa que cedeu a chácara, ou seja, o local do cativeiro onde Pedro Paulo ficou durante todos os 14 dias em que passou sequestrado. A polícia conseguiu prender todos os indiciados no sequestro do garoto.


Nove pessoas foram indiciadas no sequestro de Pedro Paulo, quando o menino foi levado de sua casa por dois homens. O sequestro se estendeu por 14 dias, até que os sequestradores foram localizados no Tocantins. O inquérito policial foi concluído e enviado ao Poder Judiciário. Os indiciados, com prisões preventivas decretadas, são: Antônio Diacuí Brito, Ricardo Feitosa dos Santos, Bruno Francisco Sousa da Silva, Geraldo Bueno da Silva, Marlete de Moura Landim, Márcia Cristina Ribeiro, Werthant Manoel Vieira, Sebastião Soares Simplício e Antônio Luís Martins.

Pelo que consta do relatório enviado à Justiça, o sequestro foi pensado por Antônio Diacuí Brito, que tinha sido demitido do estabelecimento comercial do pai do menino, Jurandir Mellado. Ele conseguiu reunir um grupo de outros estados para praticar o crime em Imperatriz. Foi Diacuí, como é conhecido, que também passou informações sobre a rotina da família Mellado, a fim de facilitar a ação dos outros envolvidos.

O segundo indiciado, Ricardo Feitosa dos Santos, com ajuda de Diacuí, monitorou a casa de Jurandir Mellado, e foi também quem invadiu a casa do empresário em companhia de Antônio Luís Martins da Silva. Eles levaram a vítima e ficaram com ela todos os dias no cativeiro.

Bruno Francisco Bueno da Silva, também indiciado, ficou responsável pelo contato com marginais de outros estados para executarem o crime, assim como foi ele quem deu fuga para Ricardo e Antônio Luís logo após a liberação da criança sequestrada.

Geraldo Bueno da Silva foi o ponto de apoio da quadrilha na cidade de Araguaína. Ele deu todo o suporte logístico para o sucesso da ação criminosa e ajudou, também, na fuga dos sequestradores.

Marlete Moura Landim, além do suporte logístico, ajudava nos cuidados com a criança, que necessitada de cuidados especiais de alimentação. Já a segunda mulher, Márcia Cristina Ribeiro, a Tina, foi a pessoa que cedeu a chácara, ou seja, o local do cativeiro onde Pedro Paulo ficou durante todos os 14 dias em que passou sequestrado.

Werthant Manoel Vieira foi também responsável em dar fuga aos marginais, emprestando veículos para os sequestradores, e Sebastião Soares da Silva ou Sebastião Soares Simplícioo mentor, ou seja, a pessoa que arquitetou todas as ações da quadrilha, desde a invasão à casa do empresário à escolha do cativeiro, a forma de se comunicar com os familiares da vítima, a forma de pagamento de resgate e a fuga. Enfim, ele foi o "profissional" da quadrilha.

Vale tem prejuízo no 4º trimestre e lucro em 2012 cai 74%

Num cenário de produção estagnada, preços menores, consumo mundial retraído (especialmente da China), pagamento extra de tributos e rebaixamento do valor de ativos, a Vale viu seu lucro cair 74,3% em 2012.

O resultado ficou em R$ 9,7 bilhões, abaixo dos R$ 37,8 bilhões de 2011 -melhor ano para as finanças da mineradora em sua história. Foi o pior desempenho desde 2004. O tombo de 2011 para 2012 superou a redução do lucro da Petrobras (36%).


De outubro a dezembro, houve prejuízo de R$ 5,6 bilhões, maior perda trimestral já registrada pela companhia.

Em 2012, a Vale "tirou esqueletos do armário" e quitou débitos cobrados pela União -R$ 3,3 bilhões até então contestados na Justiça.

A mineradora revisou ainda para baixo o valor minas e unidades de produção de alumínio, níquel e outros ativos (perda de R$ 13,2 bilhões) e sofreu com impacto negativo do câmbio (R$ 4,1 bilhões). Boa parte do prejuízo foi assumido no quarto trimestre.
Excluídos esses "efeitos contábeis" que, segundo a Vale, não irão se repetir, o lucro de 2012 foi R$ 22,2 bilhões -pior desempenho desde 2009, pico da crise global.

Descontados os impactos negativos, o ganho no quarto trimestre foi de R$ 4,1 bilhões -uma queda de 54% ante igual período de 2011.

Sem ampliar sua produção desde 2008, a Vale perdeu mercado para suas concorrentes australianas (BHP e Rio Tinto), que abriram minas ampliaram a oferta de minério de ferro. Em 2012, a extração da Vale caiu 0,8%.

Além disso, o menor consumo derrubou as cotações do minério de ferro e deixou os preços voláteis. "Nesse contexto, nosso desempenho financeiro foi afetado desfavoravelmente", disse a Vale.

O presidente da empresa, Murilo Ferreira, disse que a companhia está mais seletiva em projetos e investimentos e se esforça para apresentar seus números de modo mais "transparente e justo" -em referência à reavaliação do valor dos ativos.

Segundo a corretora Planner, o prejuízo no trimestre já era esperado e foi causado por fatores que não se repetirão neste ano. A retomada da economia chinesa em 2013 deve assegurar resultados mais promissores.

Segundo José Carlos Martins, diretor-executivo de Ferrosos da Vale, a demanda é crescente e os preços devem se manter no patamar atual.

A situação deve ser favorável principalmente no primeiro semestre, porque, no segundo, devem entrar em produção novas minas na Austrália, o que pode aumentar a oferta e reduzir o preço.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Acidente na BR-230 mata quatro pessoas de uma mesma família

Quatro pessoas de uma mesma família morreram em um acidente na BR-230, entre Barão de Grajaú e São João dos Patos, municípios da região leste do Maranhão. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo em que eles estavam colidiu com um caminhão que transitava no sentido contrário.

De acordo com a PRF, o carro de passeio onde estavam as vítimas transitava no sentido São João dos Patos / Floriano (PI), quando seu condutor teria perdido o controle e batido frontalmente com o caminhão.

Apesar da gravidade do acidente, uma pessoa sobreviveu e foi encaminhada ao Hospital Municipal Barjonas Lobão. O motorista do caminhão foi levado para a delegacia de Barão de Grajaú para prestar depoimento.

De acordo com a PRF, quatro agentes foram encaminhados ao local para realizar a perícia técnica.

Raptora de bebê é identificada

Cleudiane Conceição Hortencio Rocha, de 20 anos, é a autora do sequestro da recém-nascida.

Já está presa. Ela é a mesma do retrato falado.

Foram apreendidos o vestido e uma bolsa com que ela estava ontem no hospital se passando por acompanhante da paciente.

Cleudiane está sendo examinada, pois alega que deu a luz também ontem.

Duas irmãs de Amarante do Maranhão são presas no México


A comerciante  Maria Rosilene Alves, residente na cidade de Amarante do Maranhão, a 105 km de Imperatriz, oeste do Estado ( a cerca de 760 km de São Luis) está fazendo um apelo à embaixada brasileira no México em busca de informações sobre duas filhas dela que estariam presas naquele país há um mês.

Segundo Maria Rosilene, as filhas dela Roseane Ribeiro Alves e Camila Ribeiro Gonzalez foram presas com os maridos que integram uma quadrilha chefiada por Ignacio Gonzalez de Arriba. Ele é suspeito de envolvimento com a prostituição, vinha mantendo mulheres reféns no México e também se auto proclamava a encarnação de Jesus Cristo.

Maria Rosilene procurou na tarde desta terça-feira (26) a Assistência Jurídica da Prefeitura de Amarante do Maranhão, onde pediu ajuda. A advogada Maira, informou que já deu entrada com um pedido de informações as autoridades competentes em Brasília.


*do blog do João Rodrigues

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Urgente: Criança raptada de hospital é encontrada

A polícia confirmou que encontrou a criança que foi levada do Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão levada de hospital. Policiais localizaram tambem a sequestradora em um dos bairros da cidade de São Mateus. 

A menina que vai se chamar Iane Vitoria Costa Moraes, já está com a mãe no hospital de Alto Alegre do Maranhão. 

O nome da sequestradora ainda não foi revelado. O trabalho das policias militar e civil contou com o apoio da população. 

Nascida às 23h40 do último domingo, a criança foi levada ainda com pulseira de identificação, no início da tarde de segunda-feira (25). Segundo informações da coordenação da emergência da unidade de saúde, uma mulher, aparentando 30 anos, se passou por acompanhante para levar a criança.

Aguarde novas informações.

Operação policial 'Vila Luizão pela Paz' prende seis pessoas


Uma mega operação batizada de “Vila Luizão pela Paz”, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) para combater o tráfico de drogas na região do Turu, Divinéia, Sol e Mar e Alonso Costa, deu cumprimento a seis mandados de busca e apreensão em diversos pontos.


“Vila Luizão pela Paz” faz parte das ações de pacificação na região da Divinéia/Vila Luizão. A partir desta terça-feira (26), as forças de Segurança estarão instaladas definitivamente na região com a primeira Unidade de Segurança Comunitária do Maranhão (USC-MA).

“Avisamos aos traficantes que a polícia não vai permitir ações criminosas naquela área. Operações como esta, irão acontecer permanentemente a partir da inauguração da USC”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, durante a apresentação dos presos na sede da SSP.

Participaram dos trabalhos, investigadores da Delegacia Geral, Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), Departamento de Narcóticos (Denarc), 7º DP, e policiais do 8º BPM.

Na megaoperação, com participação das Polícias Civil e Militar, foram detidas seis pessoas envolvidas com tráfico de drogas, homicídios e roubos, além da apreensão de crack, veículos e uma grande quantia em dinheiro, oriundo da comercialização dos entorpecentes.

Foram presos: Maria de Oliveira dos Anjos, de 46 anos; Luciano Costa dos Anjos, de 18 anos; e Thaíse dos Anjos Moraes, de 21 anos. Todos são moradores da Rua Jaú, nº, 33 bairro Divinéia, em São Luís, local onde foi encontrada a droga.

Também foi detido, George Veras, de 25 anos, conhecido como “Omega”, que já foi preso por tráfico de drogas e estava em liberdade há, aproximadamente, 20 dias; além de Marcelo Teixeira Macedo, o “Marcelo da Barragem”, suspeito de ter cometido o homicídio que vitimou Renato Ferreira Silva, no dia 3 de março do ano passado e de uma tentativa de homicídio contra o adolescente Joerbete Carlos da Silva Ribeiro. Foi preso, ainda, Brayan Corrêa dos Santos, de 20 anos, suspeito de praticar uma tentativa de homicídio contra um segurança em uma festa de Carnaval.

Foram apreendidos com eles, aproximadamente 1kg de crack em barra; sete celulares; um veículo Cross Fox de cor amarela e placas HQD – 8432; 96 pedras de crack; e a quantia de R$ 2.716,50.

Recém-nascida é levada de hospital em Alto Alegre do Maranhão

Uma criança com poucas horas de vida foi levada do Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão, cidade localizada a 205 quilômetros da capital, na região leste do Estado. Segundo informações da coordenação da emergência a unidade de saúde, uma mulher, aparentando 30 anos, se passou por acompanhante para levar a criança.

“Ela ficou aqui boa parte da manhã, dizendo que era acompanhante. Na hora do almoço ela foi para a fila do refeitório, mas disse que precisaria voltar para pegar uns documentos. Ela chegou ao quarto e disse à mãe que precisaria levar o bebê ao centro cirúrgico. Então ela saiu com o bebê, passou na portaria dizendo que a mãe viria logo depois e pegou um mototaxi”, afirmou Regilene de Almeida Rodrigues, da coordenação da emergência.

A criança teria nascido às 23h40 do último domingo (25) e levada ainda com a pulseira de identificação.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a diretoria do hospital já acionou as polícias Civil e Militar. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também está ajudando no caso, mas até o momento a pessoa que levou a criança não foi identificada.

Em depoimento, o mototaxista disse que a suspeita do crime pediu que fosse levada até a avenida onde funciona a rodoviária do município, onde teria tomado um carro sentido à cidade de Peritoró.
O serviço social do hospital disponibilizou o número (99) 3638-1380 para que receber informações ou denúncias sobre a localização da criança.

Presidente e corregedor do TRE-MA são empossados

Presidente do TRE, José Bernardo Silva Rodrigues

Os desembargadores José Bernardo Silva Rodrigues e José de Ribamar Froz Sobrinho foram aclamados presidente e corregedor (respectivamente) do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão na tarde desta segunda-feira (25), durante sessão solene realizada no auditório do Fórum Eleitoral de São Luís.

“Senhoras e senhores, mãos à obra, para que possamos viver dias melhores. Para minha alegria, estou vivendo o novo na Justiça Eleitoral do Maranhão, pois estamos implantando o sistema biométrico na capital e mais oito municípios do Estado”, destacou o presidente empossado.

O novo corregedor agradeceu a família presente e aos amigos pelo apoio incondicional. Froz Sobrinho tomou posse, substituindo a desembargadora Anildes Cruz, cujo biênio como membro efetivo da Corte Eleitoral encerrou também neste 25.

“Estou preparado e confiante de que cumprirei meu mandato com simplicidade e profunda dedicação. Agradeço a Deus, pai todo poderoso, por mais esta oportunidade de servir ao povo deste lugar, na missão de buscar a verdadeira justiça”, comprometeu-se.

A saudação dos novos presidente e corregedor coube ao jurista José Carlos Sousa e Silva (membro da Corte). “A administração do desembargador José Bernardo na presidência é esperada por todos com a certeza de que fará um excelente trabalho, pois, para isso, conta com um quadro de funcionários competentes; e o desembargador Froz contribuirá com a inteligência, a experiência e a cultura jurídica de que dispõe”.

Na mesma sessão, o juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos (membro da Corte) assumiu a Ouvidoria do TRE e Tyrone José Silva foi empossado juiz auxiliar da presidência.

Casos de dengue quase triplicam no país e já passam dos 204 mil


O país já registrou, este ano, quase o triplo do número de casos de dengue em comparação ao ano passado.

Até 16 de fevereiro, 204,7 mil casos foram identificados, frente a 70,5 mil casos registrados no mesmo período de 2012, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde.

Oito Estados concentram quase 85% dos casos, puxados pelo Mato Grosso do Sul, com 42 mil registros. O risco da dengue nesse Estado é quase 15 vezes maior que o índice nacional. Os dados indicam a ocorrência de epidemia em Mato Grosso do Sul e outros quatro Estados --Tocantins, Mato Grosso, Acre e Goiás.

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, vê duas razões que explicam o aumento no número de casos: 1) A chegada do subtipo 4 do vírus da dengue a locais onde ele não tinha forte circulação e, assim, encontrou agora a população vulnerável a ele; e 2) Uma alta infestação de mosquitos, que sustenta a transmissão da doença.

Segundo Barbosa, Estados e municípios não devem agir apenas baseados no conceito de epidemia a partir da incidência de 300 casos por 100 mil habitantes --que classifica os cinco Estados como em epidemia.

"Qualquer aumento de transmissão deve ser considerado como surto", diz.

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) fez dois alertas, um para a região Sudeste, que concentra parte importante da população, e outro para o Nordeste, que concentra quase metade das cidades em situação de alerta.

"Nós temos, sim, epidemia em alguns Estados e municípios do país. Qualquer Estado ou município que ainda não está classificado como em epidemia não pode reduzir as medidas de combate. O maior número de transmissões é até maio", disse o ministro.

Dos 983 municípios analisados, 267 apresentaram infestação por larvas do mosquito que indicam risco para epidemia. Outros 478 estão em situação de alerta, e 238 apresentaram situação satisfatória.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Veículo capota na BR-135 e deixa condutor ferido


Um acidente foi registrado na BR-135 na tarde deste domingo, no Km 2.8 da BR-135. A vítima, Milson Carlos Costa de Souza dirigia um L200, de placa, HPC 7780, ao passar pela curva do Funil perdeu o controle do carro e acabou capotando.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o condutor do veículo teve ferimentos graves, mas já foi levado pela Samu. Nenhuma outra vítima foi registrada no acidente.

Ano letivo da rede pública municipal recomeça hoje

Quase 40 mil alunos da rede municipal abandonaram escolas (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Depois de um ano letivo conturbado em 2012, os alunos da rede pública municipal de ensino vão retornar as aulas nesta segunda-feira (25), conforme divulgado pela Prefeitura de São Luís. O início das aulas no mês de fevereiro representa um alívio para quem começou a estudar com quatro meses de atraso no ano passado.

Em 2012, a imprensa maranhense noticiou diversas demonstrações da gestão do ex-prefeito João Castelo (PSDB) com a educação municipal. Em algumas escolas, as aulas começaram em junho e em outras, somente em agosto. O atraso teria sido ocasionado por conta de problemas na estrutura de várias unidades de ensino. Em março, o Ministério Público do Maranhão (MP-MA) interditou várias escolas sem condições de funcionamento. Os locais deveriam passar por reformas urgentes.

Retomadas as aulas, os alunos encontraram mais problemas no decorrer do ano. Estudantes da zona rural ficaram o ano inteiro sem transporte escolar, sendo transportados perigosamente em carrocerias de carros, motocicletas, bicletas e etc.

Somado a isso, a prefeitura atrasou o pagamento de salários de professores, vigilantes e serviços gerais. Com isso, diversas ações de vândalos foram registradas, com invasões às escolas e depredação do patrimônio público. Com medo, professores deixaram de frequentar as unidades e os alunos ficaram, mais uma vez, sem aulas.

Em janeiro, um depósito de propriedade da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi descoberto com mais de 300 mil livros abandonados. No espaço, também foram encontradas dezenas de carros e ônibus, alguns com menos de cinco anos de uso. Os ônibus haviam sido comprados há apenas dois com recursos federais, nunca haviam sido colocados em circulação.

Seria 'impossível' Bruno não saber que Eliza seria morta, diz primo do ex-goleiro


Em uma entrevista repleta de contradições, Jorge Luiz Rosa, 19, primo do goleiro Bruno Fernandes e uma das principais testemunhas do caso Eliza Samudio, disse que seria "impossível" o jogador não saber que a ex-amante seria assassinada.


Jorge, que na época do desaparecimento de Eliza, em junho de 2010, era menor de idade, falou ao "Fantástico", da TV Globo.

Questionado, Rosa disse primeiro que Bruno não sabia de nada. Depois, mudou sua versão. "Muito ingênuo ele não saber que o Macarrão estava planejando aquilo. Era impossível ele não ter desconfiado de nada", disse na entrevista exibida neste domingo (24).

Essa não é a primeira vez que o rapaz se contradiz em depoimentos.

Nessa entrevista, ele voltou a acusar Luiz Henrique Romão, o Macarrão, de planejar a morte de Eliza porque tinha "raiva" dela. Ele também acusou Macarrão de planejar o assassinato de Ingrid Calheiros, atual mulher de Bruno, e de Bruninho, filho do jogador com Eliza.

A testemunha disse que, segundo Macarrão, a criança foi poupada porque o executor de Eliza se negou a matar o bebê.

Jorge já havia indicado o local onde Eliza teria sido assassinada. Era a casa de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. Na entrevista, ele disse desconhecer Bola.

A testemunha disse também que Bruno soube da morte da ex-amante ainda na noite do crime. "Acho que ele deve ter contado porque o Bruno entrou em desespero lá naquele sítio, ficou doido".

A defesa de Bruno nega que ele tenha mandado matar Eliza. O jogador será julgado no dia 4 de março, em Contagem (MG), junto com Bola e Dayanne Souza, ex-mulher do ex-goleiro.

Em novembro passado, Macarrão foi condenado a 15 anos de prisão, sendo 12 em regime fechado, pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado de Eliza.

Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada de Bruno, foi condenada há cinco anos de prisão pelo sequestro e cárcere privado de Eliza e Bruninho.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Quatro ocorrências registradas no Plantão Central da Rffsa


Totalizando quatro ocorrências, o último relatório do Plantão Central da Rffsa foi divulgado na manhã de hoje (24) no programa Domingo Mirante, da Rádio Mirante AM.

Entre as prisões realizadas, está a de Marcos Bruno Martins e Jeferson Viana. Os homens são apontados pela polícia como uma dupla de assaltantes que havia levado, na tarde de ontem, três celulares e uma quantia de R$26,80 de um restaurante localizado no bairro do Bom Milagre.

Outra ocorrência registrada foi uma briga em um bar localizado no Anel Viário, em que Rosiane Marques Rodrigues atingiu Edileide Santos Ribeiro com estilhaços de garrafa de vidro. A briga aconteceu por volta de 1h20 da madrugada de hoje (24).

Infrações no trânsito motivaram as outras duas ocorrências. Em uma delas, um homem foi preso em flagrante ao dirigir sob efeito de álcool às 2h30 da tarde de ontem (23), no bairro da Vila Palmeira. O outro registro resultou em um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) por desobediência ao motociclista Roberto Gomes da Conceição. Ele pilotava uma moto sem usar capacete no Caratatiua e não parou quando a polícia fez a solicitação. O motociclista recebeu o TCO e, logo em seguida, foi liberado.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Polícia investiga morte de mulher que teria tomado anabolizantes

O 5º DP do bairro do Anjo da Guarda vai investigar a morte de uma mulher que teria tomado anabolizante com a orientação de uma academia da cidade.

Pelas informações, parentes da vítima teriam procurado a Polícia Civil. Uma pessoa teria sido detida. As investigações continuam.

O corpo da mulher que morreu teria sido velado na casa de familiares no bairro do Anjo da Guarda.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Tentativa de fraude em concurso é frustrada pela polícia

A Polícia Civil por meio do serviço de inteligência, prendeu no fim da tarde desta sexta-feira no complexo esportivo de São Luís, Joanilsom Diniz Correia, 33 anos, candidato a uma vaga de investigador no concurso da Secretaria de Segurança. Joanilsom é formado em Letras pela UFMA.

Joanilsom foi preso porque contratou uma pessoa para o teste físico por ele. Foi preso também Bremer Andersom Feitosa Dudivan, 22 anos, contratado para fazer o teste. Os dois foram para o plantão da Beira Mar.

A polícia quer saber se Joanilsom fraudou também a primeira etapa do concurso.

Tentativa de fuga em massa no Cadeião de Pedrinhas

O Centro de Detenção Provisória, o cadeão de Pedrinhas, por pouco não foi palco de uma fuga em massa.

Os detentos do pavilhão Alfa, incluindo vários assaltantes de banco, ainda conseguiram furar um buraco na parede lateral do presídio.

No pavilhão Alfa tem mais de 100 detentos. A polícia investiga para saber se os presos usaram explosivos na tentativa de fuga.

Em 2012, neste mesmo presídio foi descoberto um túnel que dava acesso ao quintal de uma casa perto do cadeião. A Sejap deve se pronunciar sobre a tentativa de fuga.

Raimundo Cutrim e Alberto Franco falam sobre grilagem de terras



Após o Ministério Público do Maranhão (MP-MA) denunciar o deputado estadual Raimundo Cutrim e o secretário de Assuntos Estratégicos do Estado Carlos Alberto Franco de fazerem parte de uma quadrilha de grilagem de terras, em Paço do Lumiar, MA, os dois falaram do JMTV sobre as acusações.

Dona de casa Cinézia Melo, uma senhora de 70 anos que se diz vitima do esquema, conta que a terra pertencia à sua família desde 1912. Ela declarou ter vendido uma pequena área de 16 hectares para o deputado Raimundo Cutrim e o acusa de ter se apossado aos poucos do restante.

Ao saber da declaração da senhora, o secretário Alberto Franco se defende. "Essa pessoa é vítima? Pra mim, ela é integrante da quadrilha”, dispara. Já Raimundo Cutrim alega ter tomado conhecido da falsidade da escritura do terreno somente no ano passado.“Uma pessoa que me vendeu e deu a escritura. Agora se era falsa, eu só fui tomar conhecimento em 2012”, se defende.

Para conseguir a escritura, Cutrim diz ter comprado a área de um homem chamado Antonio Claudino da Silva, que teria assinado, em 2000, uma procuração para vender o imóvel. As inestigações, porém, descobriram que existe um atestado de óbito demonstrando que Antonio Claudino, o vendedor, teria falecido em 1997. Ele alega que também foi enganado e, pela primeira vez, admitiu que os documentos da terra que comprou eram falsos.

Já o secretário Alberto Franco nega que tenha ajudado a fraudar os documentos e acusa dona Cinézia de montar um plano para pegar as terras de volta porque se arrependeu de ter vendido, já que as terras teriam sido vendidas por R$ 28 mil e, hoje, valem R$ 6 milhões.

O caso está no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). A aceitação da denúncia da Procuradora Geral de Justiça do Maranhão (PGJ-MA), Regina Rocha, ainda está em fase de apreciação. O deputado e o secretário foram indiciados pela polícia e denunciados pelo Ministério Público como integrantes de uma quadrilha de grilagem de terras. As investigações apontam a participação deles na falsificação de documentos com o intuito de tomar posse de áreas sem a autorização dos donos.

De acordo com o inquérito policial, as testemunhas afrimaram terem sido expulsas das terras visadas pela quadrilha. Relatos contam que pessoas armadas e policiais, sob as ordens de Raimundo Cutrim e de um delegado de polícia chamado Sebastião Justino, eram responsáveis por expulsar os ocupantes.

A regularização das terras, que seriam ilegais, de acordo com a polícia, seria feita no cartório do 1º Ofício de São José de Ribamar, MA, com a participação de Alberto Franco, na época, interventor do cartório. Outras oito pessoas acabaram denunciadas também por formação de quadrilha e falsificação de documentos.

O delegado citado no processo, Sebastião Justino, disse que não iria gravar entrevista porque estava viajando, mas afirmou que vai provar sua inocência na Justiça.

Juíza é ameaçada de morte por policial aposentado, em Imperatriz

Em Imperatriz, a juíza da 2ª Vara Cível, Ana Beatriz Jorge de Carvalho, foi ameaçada de morte pelo policial militar aposentado Odorico Silva Duarte, após um incidente de trânsito no início da noite de ontem. O policial chegou a sacar um revólver.

O caso ocorreu próximo ao Hospital Regional Materno Infantil. Ela trafegava pela Rua Bom Futuro e, ao atravessar um sinal, foi surpreendida com o carro que vinha na Rua Coriolano Milhomem. O condutor parou bruscamente e ela buzinou. O policial aposentado, então, revidou.

“Ele disse que iria me matar e ainda me perseguiu. Logo liguei para o delegado, que se comunicou com o comandante da Polícia Militar para localizá-lo”, contou.

A juíza não chegou a descer do carro. Ela estava sozinha e foi seguida pelo policial militar aposentado por um quarteirão. Para ela, independente de ser juíza, situações como essa não podem acontecer com nenhum cidadão.

De acordo com o delegado regional de Imperatriz, Francisco de Assis Ramos, o policial aposentado afirmou em seu depoimento que não estava armado, não perseguiu a magistrada e que tudo não passou de um desentendimento de trânsito. "Ele se apresentou espontaneamente, mas disse que sequer tem arma, pois está aposentado. Testemunhas, no entanto, confirmam que ele estava armado no momento do ocorrido", contou.

Foi feito um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) e o policial aposentado foi preso administrativamente no quartel.O desembargador Froz Sobrinho foi à cidade para apurar o caso e esteve reunido com o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Imperatriz.

Esse não é o primeiro caso de atentado a juízes em Imperatriz. Em dezembro do ano passado, o juiz Marcelo Baldochi foi agredido com um pedaço de madeira por um flanelinha. O juiz ficou com o corte na cabeça que levou cinco pontos, além de vários hematomas pelo corpo.

Homem vai registrar B.O. e acaba preso em Imperatriz


Equipes policiais da Polícia Interestadual (Polinter) cumpriram na quinta-feira (20), o mandado de prisão preventiva de Cledson Costa Santos, de 36 anos. Segundo informações, ele responde por sentença condenatória da Vara de Execuções Penais da Comarca de Imperatriz.

De acordo com as informações, Cledson é suspeito de um crime de assalto no ano de 2006, na cidade de Imperatriz.

A prisão aconteceu no fim da tarde de quinta-feira (20), quando ele compareceu à Delegacia do 1º DP para efetuar registro de Boletim de Ocorrência.

O mandado foi localizado com base no sistema Infoseg. As equipes da Polinter foram informadas e logo em seguida deram cumprimento ao mandado.

Em seguida, Cledson Costa Santos foi conduzido para a sede da Polinter onde foram tomados os procedimentos, e logo depois ele foi levado para o Centro de Triagem, em Pedrinhas.

Urubu na turbina faz avião abortar decolagem em São Luís


Um avião que levantava voo no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, teve que retornar à pista após um urubu atingir uma das turbinas.

Segundo informações, a aeronave da empresa TAM estava na área ao redor do aeroporto no momento do incidente. O voo 3183 estava saindo de São Luís com destino à Brasília.

Ninguém saiu ferido. Os passageiros tiveram que deixar o avião após o pouso não programado. Os passageiros com conexão em São Luís foram encaminhados para um hotel da cidade.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sexo, dinheiro e poder podem ter influenciado na renúncia do Papa


O conteúdo do relatório sobre o escândalo conhecido como Vatileaks, entregue ao Papa Bento XVI em dezembro passado, teria sido devastador, a ponto de levar à renúncia do Pontífice, segundo o “La Repubblica”. De acordo com o jornal italiano, ao abandonar o cargo, o Papa pretendia possibilitar a entrada de um líder mais jovem e forte para fazer uma limpeza no Vaticano.

O dossiê de 300 páginas, contendo a investigação completa sobre o vazamento de documentos secretos da Santa Sé, revelaria disputas de poder, relações homossexuais e mau uso de dinheiro.


Momento em que Bento XVI anunciou para os bispos sua renúncia ao cargo de liderança da Igreja Católica
Foto: AP
Papa Bento XVI no momento do anúncio da renúncia

“La Repubblica” afirma que Bento XVI teria decidido neste dia que deveria se demitir. “O dossiê será entregue ao próximo Papa, que deverá ser mais forte, jovem e santo para poder enfrentar o trabalho que espera”, diz o jornal.

- Tudo gira em torno da observação do sexto e sétimo mandamento - afirmou o jornal, citando uma pessoa muito próxima a um dos autores do relatório. “Não pecar contra a castidade", proclama o sexto mandamento, "Não furtar, não roubar e não levantar falso testemunho", diz o sétimo.

O jornal lembra que já em 2010 teria vindo à tona um escândalo que mostrou a existência de seminaristas que se prostituíam, de um membro do coro do Vaticano que atuava como cafetão. A história tinha como protagonista Angelo Balducci, o presidente do Conselho Nacional Italiano de Obras Públicas, que teve seu telefone interceptado por suspeita de corrupção.

Durante a investigação, foi descoberto que Balducci conversava com frequência com um membro do coro da Reverenda Capela Musical da Sacrosanta Basílica Papal de São Pedro no Vaticano -um nigeriano chamado Chinedu Thiomas Eheim - que oferecia serviços sexuais com jovens.

“Só te falo que tem dois metros de altura, pesa 97 quilos, tem 33 anos e é completamente ativo”, disse o membro do coro vaticano a Balducci em uma das conversas interceptadas.

Os encontros sexuais, segundo assegura “La Repubblica” citando a investigação judicial, aconteceram em uma vila fora de Roma, em uma sauna, em um centro estético, no próprio Vaticano e em uma residência universitária que seria a casa de Marco Simeon em Roma, um jovem de 33 anos que acumulou um enorme poder à sombra da cúpula de São Pedro.

O jornal “La Repubblica” fala da possível existência de um “lobby gay” dentro do Vaticano, “uma rede transversal unida pela orientação sexual”. Segundo a publicação, pela primeira vez a palavra homossexualidade foi pronunciada, lida em voz alta no apartamento do Papa. E pela primeira vez se falou, ainda que em latim, da palavra “influentiam” (chantagem), lembra a reportagem, fazendo referência às conclusões finais do documento exposto ao Papa.

Duas mulheres são assassinadas nas últimas horas


Duas mulheres foram brutalmente assassinadas nas últimas 48 horas, na Região Metropolitana de São Luís. Os crimes, segundo informações da Polícia Militar, ocorreram nos bairros Santa Efigênia e Jardim Tropical e foram praticados por pessoas das famílias das vítimas. O primeiro deles teve como vítima Marilza Marreiros de Almeida, de 25 anos, morta pelo irmão, um adolescente de 15 anos, que foi apreendido. Ele alegou apanhar da jovem quando ela ia lhe ensinar.

Moradora da Rua Nova Princesa, no bairro Santa Efigênia, Marilza foi encontrada morta em cima da cama, nua da cintura para cima e com sinais de espancamento na cabeça. Ao lado do corpo estava um pedaço de madeira (perna-manca) sujo de sangue. A mulher, ainda de acordo com a PM, dormia quando foi atacada. Em depoimento à polícia, outro irmão da vítima, Claudeílson Marreiro de Almeida, de 21 anos, informou que ela morava no local com a filha de apenas três meses.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o autor confesso do crime foi encaminhado à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), no bairro Madre Deus. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especial da Cidade Operária (Decop), onde também foi aberto inquérito para apurar a morte de Waldinéia de Jesus Martins Cruz, de 17 anos, assassinada na Alameda Ribamar, no bairro Jardim Tropical. Ela foi morta a facadas pelo companheiro.

Relação - O crime, ainda conforme a polícia, aconteceu no mesmo endereço onde a vítima estava hospedada. Ela havia chegado há 21 dias, procedente do município de Viana, para morar com uma tia. Waldinéia deixou um casal de filhos pequenos, frutos de um relacionamento com Ranierison Lopes Costa, de 20 anos, que, segundo a polícia, não aceitava o fim do relacionamento e resolveu vir à capital, na madrugada de ontem, para tomar satisfações com a companheira.

Por volta das 2h, ainda segundo a polícia, Ranierison Costa travou uma forte discussão com Waldinéia Cruz ainda na rua, próximo à Escola Professor Luís Rego. Depois, para esfaqueá-la, fingiu querer fazer as pazes, e a chamou pelo nome para lhe pedir um copo com água. Depois de esfaquear a jovem no pescoço e no peito, o assassino fugiu a pé, deixando no local uma moto Honda Titan de cor azul e placa da cidade de Viana (NHI-8471); e uma porta-cédulas, contendo documentos pessoais.

O caso foi registrado no Plantão Central da Cidade Operária, mas as investigações serão realizadas pela Delegacia Especial da Cidade Operária (Decop). Até o fim da tarde de ontem, a polícia ainda não havia conseguido localizar o criminoso.

Justiça afasta preventivamente juiz da comarca de Dom Pedro

O juiz Thales Ribeiro de Andrade, titular da comarca de Dom Pedro (MA), foi afastado preventivamente pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). A medida é válida até a conclusão do julgamento de reclamação contra o magistrado. Ele é acusado de ter cometido irregularidades em processos contra a Prefeitura de São José dos Basílios.

O afastamento preliminar foi aprovado pela quase totalidade dos desembargadores presentes à sessão desta quarta-feira (20). A exceção foi a desembargadora Nelma Sarney, autora da reclamação, que não proferiu voto.

As investigações contra o magistrado foram iniciadas após mandado de segurança expedido pela desembargadora. Na oportunidade ela entendeu haver possíveis irregularidades cometidas pelo juiz em 20 ações de cobrança propostas por terceiros contra a Prefeitura Municipal de São José dos Basílios.

Segundo o documento formulado pela desembargadora, as decisões proferidas pelo juiz foram contrárias à Constituição Federal, especificamente sobre a necessidade de expedição de precatório para pagamentos devidos pela Fazenda Pública. Além disso, teriam engessado o Poder Executivo Municipal, por retirar totalmente sua principal fonte de custeio – o Fundo de Participação.

Relator da Reclamação e responsável pela fiscalização do procedimento funcional dos juízes, o corregedor Cleones Cunha constatou a ocorrência de possíveis irregularidades e entendeu que há indícios suficientes de conduta irregular, votando pelo afastamento cautelar do juiz, a fim de permitir a apuração regular da suposta infração disciplinar.

Nova logomarca da Prefeitura de São Luís será apresentada hoje

A Prefeitura de São Luís apresentará nesta quinta-feira (21), às 11h, a logomarca e o slogan da nova gestão. As peças serão exibidas à imprensa e convidados na sala de reunião, no Palácio La Ravardière.

A nova identidade visual foi desenvolvida pela agência Clara Comunicação, a partir de um conjunto de informações apresentadas pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, feito com base em pesquisas qualitativas.

A marca traduz, na sua essência, o movimento contínuo do trabalho e remete aos traços da cultura e da população de São Luís, nas suas mais variadas manifestações artísticas.

Inspirada nas cores do brasão da Prefeitura de São Luís, a marca apresenta entre suas características o conceito de juventude e novo em sua forma.

A logomarca chega para representar as ações da nova administração da cidade explorando o perfil de uma gestão que respeita a tradição e valoriza a modernidade, binômio que sintetiza a união pelo trabalho e a inclusão sociocultural.

Esquema de exploração sexual no Pará é desarticulado; Maranhense era uma das exploradas


Mais um esquema de exploração sexual foi desarticulado pela Polícia Civil em Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. Uma casa de prostituição onde quatro pessoas - três mulheres e um homossexual - eram vítimas de exploração sexual foi fechada, após 15 dias de investigações, que receberam diversas denúncias anônimas.

Sob comando do delegado Lindoval Borges, titular da Delegacia de Vitória do Xingu, a operação iniciou por volta de 10 horas, quando a equipe policial deslocou-se até a Vila Belo Monte, distrito municipal, onde, na rodovia Transamazônica, funcionava a casa de prostituição denominada Savana Bar. A dona do imóvel, Marlene Lopes Carlos, 47 anos, natural de Iapu, no Estado de Minas Gerais, foi presa em flagrante pelos crimes de rufianismo (obter lucros financeiros por meio da prostituição) e por manter casa de prostituição.

A presa e as quatro pessoas foram levadas para a sede da superintendência da Polícia Civil na região do Xingu, em Altamira. Segundo ele, Marlene Carlos tinha licença para funcionamento de bar, mas estava, na verdade, praticando exploração sexual no local, que era sua própria residência.

Na parte da frente, funcionava um bar, mas o restante do imóvel era usado como ponto de prostituição. Ali, a equipe policial constatou a existência de quatro quartos, em que ocorriam os programas sexuais. No momento da chegada dos policiais, Marlene e as quatro vítimas estavam dormindo no local.

Em um dos quartos, duas mulheres foram encontradas. Em outro, havia mais uma mulher, e em um terceiro quarto foi encontrado o homossexual. A dona do estabelecimento dormia em outro local. Das quatro pessoas que eram exploradas sexualmente, uma delas, uma mulher de 23 anos, é natural de Zé Doca, no Maranhão. As outras duas mulheres, de 23 e 27 anos, são oriundas, respectivamente, de Tucuruí e Jacundá, sudeste do Pará. O homossexual, que tem 21 anos, é nascido em Itupiranga, também no sudeste do Pará.

MPX prevê investir R$ 600 milhões em 2013


Rudolph Ihns, diretor financeiro da MPX, afirmou que a companhia pretende investir R$ 600 milhões em 2013. Os recursos serão destinados à conclusão dos projetos em andamento, como o do complexo termelétrico do Parnaíba, na Bacia do Parnaíba, no Maranhão. Em 2012, os investimentos somaram R$ 1,816 bilhão. 

Complexo Termelétrico Parnaíba, da MPX, em Santo Antônio dos Lopes (MA).
Completo Termelétrico do Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes

De acordo com Ihns, que participou de teleconferência com analistas sobre desempenho do quarto trimestre de 2012, até o momento não há previsão de Capex (investimentos em novos equipamentos) significativo para 2014. A perspectiva poderá ser alterada, caso a empresa negocie novos projetos nos leilões de energia deste ano.

Os analistas que participaram da teleconferência não questionaram a possibilidade de venda do controle da companhia pelo acionista majoritário. No mercado, há rumores de que o executivo estaria oferecendo o controle da empresa a investidores.

A diretoria da MPX também não mencionou o assunto. Eduardo Karrer concentrou sua apresentação basicamente no andamento dos projetos em fase de implantação no Nordeste.

As cerca de cinco perguntas feitas pelos analistas durante a teleconferência foram dedicadas ao nível endividamento da companhia e à estratégia da empresa para os futuros leilões de energia do governo. As informações são do Valor Econômico.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Polícia anuncia medidas de segurança para o Jaracati

A polícia anunciou novas medidas de segurança para a área do Jaracati, em São Luís. Na noite de segunda (18), cinco bairros ficaram sem energia depois que um homem bateu em um cabo da fiação elétrica da Cemar, na Av. Ferreira Gullar, quando fugia de assaltantes.

O medo também é companhia frequente de quem precisa transitar pela Av. Odorico Amaral de Matos, que liga o Jaracati à Av. Ferreira Gullar. Muita gente faz da via um atalho para chegar ao São Francisco e a outros bairros.

Em cima da ponte, há um desnível e, por isso, os motoristas precisam reduzir a velocidade para passar. Nesse momento, os bandidos aproveitam para abordar os veículos.

Com isso, o Comando de Polícia Militar decidiu deixar uma viatura de prontidão 24 horas por dia para coibir esses assaltos. O problema é que os criminosos migraram e resolveram agir em toda a extensão do mangue.Na segunda (18) à noite, segundo a polícia, um homem que tentou escapar de um assalto na avenida, perdeu o controle do veículo e acabou atingindo equipamentos da rede elétrica. Quase 20 mil casas em cinco bairros da cidade ficaram sem energia por cerca de uma hora.

No Facebook, outras pessoas relatam os assaltos que sofreram na região. Uma das vítimas conta que foi surpreendida pelos bandidos com a família na semana passada, a menos de 50 metros da viatura policial. Ela diz ainda que ligou pra polícia e foi informada que a viatura não tem permissão de sair do local.

A atitude dos policiais foi contestada pelo comando da área. "O policial tem obrigação de informar à central dados da vítima, qual foi a ocorrência e pedir, ou autorização para deslocar para dar apoio ou pedir outra viatura para que se desloque com a vítima", disse o major Wellington Araújo, comandante do 8º Batalhão da PM.

Segundo a polícia, novas estratégias de combate aos crime na área são estudados. "Nós estamos fazendo um estudo para implantação de um Centro de Atendimento Comunitário chamado CAC, onde nós temos quatro policiais e uma viatura dando apoio. Existe também a informação de que serão instaladas duas câmeras de monitoramento naquele local e isso vai nos auxiliar, e muito, no serviço preventivo", completou o major.

"Pernalonga" é preso no Anjo da Guarda


Em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, investigadores da Delegacia de Pólicia do Anjo da Guarda (5º DP), prenderam Ronilson Sousa Abreu, conhecido como Pernalonga, de 30 anos. 

Investigações coordenadas pela delegada Diones Marilda, adjunta do 5ºDP, apontaram Ronilson como sendo o autor do homicídio que vitimou João Batista Barbosa Santos, o Paulo, de 31 anos. 

"Pernalonga" foi detido após denúncias anônimas indicarem seu paradeiro. Ele foi preso pela equipe policial na BR-135. Segundo a Polícia, o homicídio ocorreu no dia 10 de dezembro do ano passado.

Em depoimento Delegacia, ele confessou ter assassinado, também, Claudionilson Melo Pereira, 30 anos. Claudionilson teria sido a testemunha do crime que vitimou João Batista. Ambas as vítimas eram moradores da Rua Gevársio Santos, Mangueirão, no Anjo da Guarda.

Ronilson Sousa Abreu, após ser preso, foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) em Pedrinhas, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Ator Matheus Nachtergaele interpretará Joãosinho Trinta no cinema


Com direção de Paulo Machline, a vida de Joãosinho Trinta vai ganhar uma versão nas telonas. O lançamento  do filme “Trinta” está previsto para outubro de 2013. 

Ator Matheus Nachtergaele dará vida a Joãosinho Trinta nas telonas
Para interpretar o carnavalesco, Matheus Nachtergaele fez aulas de balé

A produção narra a mudança do premiado carnavalesco de São Luís, no Maranhão, para o Rio de Janeiro; seu início de carreira como bailarino; a ida para o Salgueiro e a estreia no carnaval carioca. 

Joãosinho Trinta será interpretado por Matheus Nachtergaele. O ator chegou a fazer aulas de balé para dar vida ao personagem.

O elenco do filme conta ainda com Milhem Cortaz, Fabrício Boliveira e Paola Oliveira. 

Joãosinho Trinta é apontado com um dos maiores nomes do carnaval brasileiro, responsável por  transformar a festa popular em um evento com visibilidade mundial. O carnavalesco morreu em dezembro de 2011. 

Anatel multa Oi e Telefônica Vivo por descumprimento de metas mínimas


Depois de aplicar multa de R$ 34 milhões a Oi, na semana passada, por identificar má qualidade na prestação dos serviços oferecidos aos clientes, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu por punir a empresa novamente.

A agência reguladora publicou, nesta terça-feira (19), no Diário Oficial, que a companhia terá de pagar R$ 4,6 milhões, porque a incorporada, Telemar Norte Leste, não cumpriu as metas mínimas para atendimento dos consumidores.

A empresa já havia recorrido da decisão, o que resultou apenas em uma redução do valor final aplicado, pela Anatel em R$ 18 mil.

Também hoje a Telefônica Vivo foi multada por descumprir metas mínimas exigidas para atendimento ao consumidor no momento do reparo de telefones fixos.

A empresa terá de pagar multa de R$ 3,9 milhões por não obedecer os prazos para realizar os reparos nas linhas, após solicitação dos consumidores. O problema foi identificado em 2011.

A Anatel também deixa a possibilidade para que a Telefônica Vivo pague a multa sem apelar para os recursos da agência. Se isso ocorrer, pode ter desconto de 25% sobre o valor da multa.

Por meio de nota, a Oi informou que está analisando o teor das medida anunciada pela Anatel e que vai recorrer judicialmente contra a decisão, trata de uma fiscalização feita em 2002.

A Oi ressaltou "que considera necessário, no caso de multas regulatórias, observar a razoabilidade e a proporcionalidade das multas".

Já a Telefônica Vivo informou que "age sistematicamente para oferecer a melhor qualidade nos serviços e no atendimento prestados aos seus clientes". A empresa também diz que as razões que originaram a instauração do processo administrativo já foram superadas com investimentos realizados.

A operadora não comentou se irá recorrer.

Grupo de trabalho investigará ameaças a jornalistas


As ameaças aos jornalistas Mauri König e André Caramante foram debatidas durante a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) sobre Direitos Humanos dos Profissionais de Jornalismo. Recentemente, os jornalistas foram obrigados a deixar o país devido a ameaças sofridas no exercício da atividade profissional.

Criado no final de 2012, o grupo de trabalho tem por objetivo analisar denúncias de violência e ameaças sofridas por profissionais de comunicação. Ele é vinculado ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH).  Inicialmente o GT deve acompanhar perto de 50 casos envolvendo ameaças e assassinatos de jornalistas no Brasil.

Caramante e König falaram sobre as ameaças sofridas por eles e defenderam a necessidade de federalização dos crimes cometidos contra jornalistas. Eles argumentaram que a investigação dos crimes geralmente sofre interferência, em razão de interesses locais que inviabilizam a prisão dos responsáveis, por isto a necessidade de que as investigações ocorram em nível federal. Políticos e agentes de segurança pública foram citados como responsáveis por interferir nas investigações.

“Existem pressões do poder local que dificultam as investigações. Muitos casos acabam caindo na impunidade e é essa sensação de impunidade que faz com que os agressores sejam reincidentes. Em boa parte dos casos, os agentes públicos ou pessoas a mando desses agentes são quem promovem as ameaças e violências contra os jornalistas. No meu caso e do Caramante foram os agentes de segurança”, disse König.

Depois de publicar reportagens sobre corrupção na Polícia Civil do estado do Paraná, König, que trabalha no jornal paranaense Gazeta do Povo, passou a receber ameaças de morte. Por medida de segurança, ele e a família estão em local desconhecido.

Caramante, que é repórter do jornal Folha de S. Paulo, escreveu reportagens sobre a atuação do coronel reformado da Polícia Militar (PM) Paulo Telhada. Eleito vereador em São Paulo em 2012, Telhada é ex-comandante da Rota, grupo de elite da PM paulista. Depois da publicação das reportagens, Caramante começou a receber ameaças de morte, que incluíam também seus parentes.

Para proteger a família, o repórter teve que deixar o país. “Para mim foi muito doloroso ser mandado para fora do meu estado. Sempre trabalhei nessa área fiscalizando o braço armado do Estado,” disse Caramante.

Durante a reunião, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), Maria do Rosário, disse que o GT vai acompanhar com especial atenção as ameaças sofridas pelos jornalistas. A ministra defendeu que, nos casos em que agentes do Estado estejam envolvidos, eles devem ser afastados de suas funções e responsabilizados.

“O que a gente faz é enfrentar lógicas de violação de direitos humanos que muitas vezes têm o Estado como agente violador”, disse.  Maria do Rosário também disse que os veículos de comunicação também devem estar presentes na apuração dos casos e na proteção aos jornalistas.

O caso do assassinato do jornalista Décio Sá também foi debatido durante a reunião do GT. Assassinado em abril de 2012, o jornalista maranhense mantinha um blog onde veiculava denúncias contra políticos e grupos de pistoleiros que agem no Maranhão. A principal testemunha do caso morreu na última quarta-feira (14), após ter sofrido uma emboscada na qual levou sete tiros no início de janeiro.

Levantamento divulgado no dia 30 de janeiro mostra que o Brasil perdeu nove posições no ranking mundial de liberdade de imprensa. O ranking, elaborado pela organização não governamental Repórteres sem Fronteiras, leva em consideração elementos que vão desde a violência contra jornalistas até a legislação do setor.

As informações são da Empresa Brasileira de Comunicação.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mais de 18 mil residências ficam sem energia em São Luís

Bairro Renascença II foi o último a ter a energia reestabelecida (Foto: Roberta Gomes/Acervo Pessoal)
Renascença nas escuras

Mais de 18 mil imóveis ficaram sem energia por quase uma hora na noite desta segunda-feira (18), em São Luís, de acordo com informações da Companhia Energética do Maranhão (Cemar). Os bairros afetados foram Jaracati, São Francisco, Ilhinha, Renascença e parte da Ponta D'Areia.

A queda no fornecimento ocorreu por volta de 20h15. O problema teria sido causado, segundo a empresa, após um condutor de um veículo perder o controle da direção na Av. Ferreira Gullar, próximo à subestação da Cemar, e atingir um stay, cabo de aço que dá sustentação à rede energética de alguns postes.

A energia foi reestabelecida de forma gradual, sendo completamente normalizada por volta de 21h10. "Equipes foram imediatamente direcionadas para realizar o procedimento de transferência de carga e reestabelecer a energia da região afetada", informou o executivo de Imprensa da Cemar, Luiz Carlos Cardoso. O processo, segundo ele, consiste na transmissão de energia das subestações não-afetadas da cidade.

A Cemar confirmou ainda que, por volta de 21h, a situação de 80% dos imóveis afetados já havia sido regularizada. Por meio das redes sociais, moradores das regiões afetadas confirmaram o retorno no fornecimento da energia por volta de 21h10.

Ministério Público do Maranhão anuncia concurso para 108 vagas


O Ministério Público do Maranhão vai realizar concurso público para 108 vagas, sendo 86 para técnicos e 22 para analistas. Também serão destinadas vagas para cadastro de reserva. As provas deverão ser realizadas ainda no primeiro semestre de 2013.

O anúncio da abertura de inscrições para o certame foi feito na manhã desta segunda-feira (18). A procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, assinou contrato de prestação de serviços com a Fundação Carlos Chagas para a realização do concurso público.

As inscrições devem ser abertas no prazo máximo de dois meses. O valor da taxa a ser cobrada foi fixado em R$ 70,70, para cargo de técnico ministerial, e R$ 94,70, para analista ministerial. 

O MPMA também abrirá em breve, concurso para promotor de justiça. A comissão que presidirá o certame já foi definida. A comissão que estará a frente do certame já está definida e terá a procuradora de justiça Rita de Cássia Maia Baptista Moreira como presidente. 

Posteriormente à definição da comissão, será encaminhado um ofício para a Organização dos Advogados do Brasil (OAB), para a designação de um representante e um suplente para integrar a comissão do concurso. Para a organização e execução do certame o MPMA firmou parceria com o Ministério Público do Paraná.

Homem é morto com três tiros na casa de amigo por assaltantes

Anilson Barbosa, conhecido como Nilsinho, de 27 anos, foi executado com três tiros de revólver calibre 38, no sofá da casa de um amigo, na Rua 22 de Setembro, no bairro Cidade Nova, área do Gapara. O crime, segundo a Polícia Militar, foi praticado ontem à tarde, por dois homens armados que haviam acabado de assaltar um estabelecimento comercial em uma rua vizinha e fugiam a pé.


"Por volta das 15h, a vítima, que na verdade morava no bairro Alto da Esperança [área do Anjo da Guarda], conversava com o proprietário da casa, que prefere não se identificar, sentada no sofá, quando foi surpreendida pela dupla. Nilsinho foi atingido no queixo, na garganta e no tórax e morreu antes mesmo de ser socorrido", disse o sargento Andrade, do 1º Batalhão.

O corpo da vítima, ainda de acordo com a PM, foi deixado no asfalto, em frente ao imóvel onde foi executado, porque os amigos que tentavam levá-lo a uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), chamada ao local, perceberam que ele já estava morto. "Os tiros foram em regiões vitais, por isso a vítima não resistiu", acrescentou o comandante da guarnição.

Segundo a polícia, Nilsinho tinha envolvimento com o mundo do crime, o que levanta a hipótese de que o homicídio tenha sido motivado por um suposto "acerto de contas". "Há cerca de três meses, ele foi perseguido pela nossa guarnição, pois fugia em uma moto roubada. Na ocasião, a vítima conseguiu escapar", concluiu o sargento da PM, enquanto isolava o local do crime.

Os dois homens que invadiram a casa e mataram Nilsinho, segundo a PM, haviam assaltado minutos antes o Comercial Santos, na Rua da Independência. A vítima, neste primeiro crime, foi o comerciante Osvaldir Cutrim Andrade, que teve o aparelho celular e R$ 200,00 roubados pela dupla de assassinos.

No local do assassinato, acuados pela chamada "Lei do Silêncio", os moradores não informaram à polícia se conheciam os atiradores, o que dificultou o trabalho do delegado Emanoel Bastos, titular do 16º Distrito Policial (Vila Embratel). "Vamos ouvir as pessoas que estavam no imóvel e os familiares da vítima. Esses depoimentos podem ajudar a descobrir a motivação do crime", disse Bastos.

Este foi o terceiro assassinato, em 72 horas, registrado na Região Metropolitana. Durante o fim de semana, uma das vítimas foi um policial civil. Henrique Garcia Lopes, de 30 anos, era lotado na delegacia da cidade de São João Batista, Ele foi alvejado com um tiro no tórax, durante uma discussão de trânsito, no Maiobão, município de Paço do Lumiar. O crime ocorreu por volta das 13h de sábado, em frente à entrada do Sítio Grande, e foi praticado por dois homens em uma moto, que teriam "trancado" o veículo do investigador.

Vale Cultura entra em vigor no meio do ano


A ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciou que o Vale Cultura, que será regulamentado no fim deste mês, será cumulativo e deve estar pronto para operar a partir de junho ou julho. Segundo ela, o trabalhador que tiver o "cartão pré-pago" do Vale Cultura poderá abrir mão de utilizar o benefício em um determinado mês e gastá-lo futuramente sem que ele expire. "O benefício em termos culturais do Vale Cultura vai ser muito grande."

Marta Suplicy apresentou nesta tarde o projeto para empresários paulistas na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A ministra também anunciou que vai percorrer o País para angariar adesões ao Vale Cultura. "Estou pensando em fazer o périplo talvez de forma mais institucional", afirmou.

O Vale Cultura segue o modelo do Vale Alimentação, no qual o trabalhador receberá um benefício de R$ 50 para gastar com atividades culturais - 10% deste valor será abatido da folha salarial. O projeto prioriza quem ganha até cinco salários mínimos, e as empresas tributadas com base em lucro real que aderirem ao projeto receberão um abatimento no imposto de renda de 1%. Já os trabalhadores que recebem mais de cinco salários mínimos terão um desconto na folha de pagamento superior a 10%, escalonado conforme a faixa salarial.

O Ministério da Cultura trabalha com uma base de 18,8 milhões de trabalhadores que seriam beneficiados com o projeto. Inicialmente, todas as estatais vão aderir ao Vale Cultura, de acordo com a ministra. A expectativa do governo é de que o programa injete R$ 11 bilhões na cadeia produtiva cultural. Estima-se que a renúncia fiscal no primeiro ano supere os R$ 500 milhões.

Marta Suplicy disse que ainda é uma incógnita para o ministério de que forma os trabalhadores deverão utilizar o benefício, que pode ser empregado tanto na compra de ingressos para shows quanto para a compra de livros. "Nós não sabemos bem onde as pessoas vão consumir. É uma coisa muito nova para todos", comentou.

No fim do encontro com os empresários, a ministra se incomodou com uma pergunta de um conselheiro do Serviço Social do Comércio (Sesc), que reivindicou que a programação da TV Sesc seja classificada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) como conteúdo brasileiro qualificado, o que permitiria que fosse distribuída pelas operadoras de TV a cabo sem custo. "Está muito certo a Ancine não financiar", rebateu a ministra. Ao sair, o diretor regional do Sesc, Danilo Miranda, relevou a irritação da ministra. "É o jeito Marta de ser", brincou. 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Retratos do absurdo: Clínica conveniada com o SUS em precárias condições

Situação precária da estrutura da clínica São Francisco, na Cidade Operária

A situação dos hospitais públicos do Maranhão, e de todo o Brasil é conhecidaa pela profunda precariedade. O Sistema Único de Saúde, SUS, atende mais de 190 milhões de pacientes em todo o país, e também a maioria da população do Maranhão.

Entre as clínicas conveniadas com o SUS, está a Clínica São Francisco, localizada perto do Socorrão II, no bairro da Cidade Operária. A clínica psiquiátrica recebe pacientes de todo o estado, antendendo pacientes com deficiências mentais e doenças adquiridas, como por exemplo, a dependência química em drogas.

Esteiras de ferro enferrujadas que são utilizadas para
atendimento de pacientes

As imagens acima foram registradas pelos pais de um paciente, que indignados com o absurdo das condições oferecidas pela clínica, resolveram denunciar. Fios de instalação elétrica expostos, sujeira nos banheiros, pacientes deitados em camas sem colchão, mesas de ferro enferrujadas... uma estrutura muito semelhante aos hospitais de guerra vistos em filmes de ficção.

Porém, o descalabro não se limita apenas a estrutura. Um vídeo registrado dentro das dependências  da clínica mostra um diálogo com um paciente, que relata a corrupção de funcionários para a compra de drogas. Segundo o paciente, existe um tráfico interno, que o lucro das vendas de droga são divididos entre quem permite a entrada, e os que vendem. Difícil de acreditar, porém o vídeo abaixo esclarece melhor a triste e revoltante situação. As imagens foram editadas para não revelar o rosto do paciente.

Vídeo-flagrante: Bandidos estão furtando até hidrômetros da CAEMA

A bandidagem não perdoa. Os moradores do bairro do Renascença sofrem com a insegurança, pela ação dos bandidos em assaltos, arrombamentos de carros, invasão de residências... e todos as práticas criminosas ocorrentes em toda a região metropolitana.

Porém, uma prática tem chamado atenção por ser improvável. Um morador do bairro nos enviou um vídeo flagrante de um furto de um hidrômetro da CAEMA, em plena luz do dia. O hidrômetro é um instrumento de medição de água, para controle do consumo de cada residência. 

Confira o vídeo registrado no dia último dia (9), sábado de carnaval, na Rua das Juçaras, perto da Clínica São Marcos. As imagens são do sistema de segurança privado da casa do denunciante. Veja a naturalidade da ação do criminoso.