Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: agosto 2013

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Laje da Liquigás desaba e deixa quatro feridos

Quatro pessoas foram atingidas após o desabamento de uma laje, em uma unidade da empresa Liquigás, localizada na área Itaqui-Bacanga, em São Luís . A informação foi confirmada pelo Major Jorge Sebastião, do Corpo de Bombeiros.

Até o momento o Corpo de Bombeiros confirmou que todas as vítimas foram encaminhadas para atendimento médico no Hospital Djalma Marques (Socorrão 1), mas não deu maiores informações sobre seu estado de saúde de cada uma delas.

O acesso ao local do acidente foi proibido pela empresa, que até o momento não divulgou nenhuma nota oficial sobre o acidente.

Governador do Ceará sorteia ingressos de show da Beyoncé no Facebook

"Para incrementar a quantidade de pessoas que acompanham a página, sortearei dez ingressos do show da Beyoncé entre os curtidores."

O autor do sorteio é o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), em página pessoal recém-criada no Facebook.

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), sorteia ingressos para show da Beyoncé

Desde a última segunda-feira (26), Cid ganhou 14 mil seguidores e já motivou polêmica: publicou foto em que aparenta estar guiando um carro sem cinto de segurança e com um bebê no colo.

O governador retirou a foto diante da repercussão e publicou outra, da criança sentada no banco de trás em uma cadeirinha de criança e com cinto. Na legenda da imagem, escreveu: "Sem comentários".

Cid escreveu que a página é "pessoal, não é do governo", mas tem publicado informações sobre obras e ações de sua gestão.

O sorteio dos ingressos para o show da cantora Beyoncé, que ocorrerá em Fortaleza no dia 8 de setembro, provocou comentários irônicos dos usuários.

"Sorteia dez UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] aí, governador", afirmou Italo Sena.

Outro usuário comentou: "Sorteia aí uns dez contingentes policiais que aqui em Jaguaruana [189 km de Fortaleza] o negócio tá brabo [sic]".

O governador não disse quando será o sorteio e não deu detalhes sobre os ingressos, mas cerca de 1.200 usuários já estavam concorrendo nesta quinta-feira.

Cid tem aumentado sua participação nas redes sociais. No mês passado, conversou ao vivo com usuários da internet pela plataforma Twitcam, fazendo piadas e rebatendo críticas.

A adesão dele ao Facebook foi uma sugestão feita por sua equipe de assessoria, que o alertou para a importância da rede social para o contato com os eleitores.

Procurada, a assessoria informou que não tinha conhecimento sobre o sorteio.

Dia começa com ônibus parados; parte da frota se concentra na Deodoro


Os trabalhadores rodoviários do sistema de transporte público de São Luís iniciaram a paralisação prevista para esta sexta-feira (30), logo no início da manhã. 

Ônibus estão parados na Praça Deodoro, Centro da capital maranhense, e os passageiros tiveram que descer dos veículos. A previsão é que o movimento dure até as 15h.

O desembargador James Magno Araújo Farias, do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, determinou, ontem (29), ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão, que mantenha em atividade 90% da frota de ônibus em São Luís, nesta sexta-feira (30). O descumprimento acarretará multa de R$ 10 mil por hora, limitada a R$ 240 mil.

Presos dois suspeitos de assaltar agências em Afonso Cunha


Foram presos dois suspéitos de envolvimento em assaltos a agência bancária e dos Correios município de Afonso Cunha, fato ocorrido na madrugada de ontem (29). Lucas Rafael Bezerra Brito, 22 anos, e Geniel de Morais Vieira, 24, os dois de Teresina (PI), integravam uma quadrilha composta por sete homens suspeitos de cometer o crime. Durante a ação, a quadrilha alvejou a viatura policial estacionada na entrada da cidade.

Com a dupla foram apreendidos dois veículos, sendo uma pick up e um Pálio, além de três revólveres, sendo uma pistola calibre 380 com três cartuchos; um calibre 38 com sete cartuchos; e ainda um calibre 32 com dois cartuchos. Foram apreendidas, ainda, duas alavancas, um pé de cabra e um macaco hidráulico, utilizados no arrombamento dos estabelecimentos.

A polícia descobriu, também, que o Pálio, incendiado por volta das 22h da última quarta-feira (28), na zona rural de Coelho Neto, pertencia ao bando. Os valores subtraídos pela quadrilha não foram informados pelas gerências dos estabelecimentos.

Dono de obra que desabou tinha “pressa” em entregar prédio, diz arquiteta


Saiu no site da revista Veja.

A arquiteta Rosana Januário Ignácio, de 48 anos, afirmou que o dono da obra que desabou em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, “tinha pressa” em entregar o imóvel pronto. É ela quem assina o projeto encaminhado à prefeitura da capital para solicitação de alvará. Porém, Rosana disse que nunca chegou a estar na obra e que foi procurada, quando o prédio já havia começado a ser erguido, para regularizar a situação da construção – multada duas vezes e, por fim, embargada por problemas de documentação. Dez operários morreram no desabamento, sendo a maioria do Maranhão.

“Nunca estive na obra, nem no terreno. Sou responsável pelo projeto, não pela execução. Eu fui procurada para fazer um projeto de galpão comercial que fosse aprovável [na prefeitura]”, afirmou. Segundo Rosana, o dono do imóvel, Mostafá Abdallah Mustafá, a procurou em abril deste ano dizendo ter sido multado duas vezes por fiscais da prefeitura. Ela diz ter avisado a Mustafá para aguardar a concessão dos alvarás de aprovação do projeto e a posterior autorização para começar a construir o prédio, mas que ele queria "fazer o processo o mais rápido possível" e continuou a obra “como um louco”.

“Ele chegou com muita pressa. Eu falei com ele que era para parar [a obra] e esperar sair o deferimento como manda a prefeitura", contou. A arquiteta alertou ao comerciante que o procedimento poderia demorar um pouco. "Ele não respondeu nada. Eu fui fazendo as modificações para o projeto ser aprovado na prefeitura e depois ele adequar a obra", disse Rosana.

Pavimentos – Rosana disse não saber quem construiu o edifício e afirmou que Mustafá tocava a obra por conta própria. Ela afirmou que não sabia que o prédio em construção tinha dois andares já edificados quando ruiu – embora as plantas apresentadas à prefeitura fossem de imóvel de um andar. "Ele desrespeitou as normas que nos ditamos e desobedeceu o projeto."

Segundo o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Francisco Macena (PT), Rosana assinou os projetos na planta como arquiteta e responsável técnica pela execução da obra.

Rosana afirmou também que não sabia que a rede de lojas Torra Torra alugaria o prédio pronto nem que a Salvatta Engenharia havia sido contratada pela magazine para reformas no local.

O primeiro contato entre Rosana e Mustafá, disse ela, ocorreu depois que uma arquiteta que trabalhava para ele abandonou o trabalho. Ela desenhara o prédio original para o terreno de número 2.303 da Avenida Mateo Bei, onde antes funcionava um posto de gasolina. Rosana assumiu o projeto e foi solicitar as permissões à prefeitura. Ela afirma nunca ter trabalhado para Mustafá antes, mas também projetou outro imóvel do comerciante: um galpão residencial na mesma Avenida Mateo Bei, no número 1.902.

Troca de plantas – O primeiro pedido de alvará para a obra que desabou foi feito por Rosana no início de abril e negado no fim de maio. Ela usou a mesma planta feita pela arquiteta anterior, Lourdes de Campos, que desenhou um prédio térreo, com três galpões de tamanho igual.

Rosana disse “não se lembrar” por que entregou a planta de outra profissional com seu nome. O processo foi indeferido pela prefeitura – segundo Rosana, porque havia um erro representação gráfica da largura da Avenida Mateo Bei.

No dia 3 de junho, Rosana pediu a reconsideração do processo, mas anexou outra planta, bastante diferente. Desta vez, o imóvel era apenas um galpão, também de só um andar, com banheiros e uma edícula para caixa d’água. Entretanto, de uso residencial.

Encarregado de anexar a documentação, o filho de Rosana afirma ter anexado a planta errada ao processo, que ainda está em análise na administração municipal. “Naquela correria, eu não vi que o projeto estava como residência”, disse ela, para quem o processo ainda poderia ser retificado.

Depoimento – A arquiteta está sendo procurada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea). Ela também deve depor à Polícia Civil. Segundo a perita do núcleo de engenharia do Instituto de Criminalística Mônica Bernardi Urias, foram encontradas plantas sem assinatura nos escombros. A perícia analisará os documentos e aguarda a apresentação de Rosana. Até agora, ela só foi ouvida no dia do desabamento, na Subprefeitura de São Mateus.

Ameaças – A advogada de Rosana, Sandra Mara Peciukonis, diz que a cliente está sofrendo ameaças, por telefone, desde quarta-feira, e que não pode trabalhar nem sair de casa. “Por causa das mortes dos pedreiros, as pessoas estão me ligando e me xingando, dizendo que vão me matar. Estou assustadíssima”, disse Rosana.

Para a advogada, a prefeitura tenta se eximir de responsabilidade por não ter lacrado a construção ou comunicado à Polícia Civil o desrespeito ao embargo. “A única finalidade das multas foi arrecadatória. A prefeitura não fiscalizou”, disse Sandra.

O advogado do comerciante Mostafa Abdulla Mustafá foi procurado para comentar as declarações da arquiteta, porém disse que não poderia atender à reportagem nesta quinta-feira.

A prefeitura, por meio de nota, afirma que a segurança da obra é de responsabilidade da construtora ou do engenheiro responsável. A administração municipal afirmou que aguarda manifestação da Salvatte e de Rosana, assim como dos donos e locatários do imóvel, “para os devidos esclarecimentos.” Sobre não ter lacrado a obra embargada, a prefeitura esclareceu que o bloqueio físico de obras por pendência documental não é habitualmente realizado pela administração. “As interdições realizadas pela prefeitura, em qualquer gestão, são geralmente baseadas em outros fatores, como risco ambiental, proteção do patrimônio, ou, conforme é mais relevante neste caso, a detecção de riscos de segurança das pessoas”.

Segundo a prefeitura, a Defesa Civil não foi notificada de riscos de desabamento ou abalos da estrutura da edificação, conforme relataram operários em depoimentos à polícia. 

Novo incêndio atinge fazenda que provocou apagão no Nordeste

O superintendente regional do Ibama (Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) do Piauí, Manoel Borges de Castro, afirmou que o incêndio ocorrido na Fazenda Santa Clara, em Canto do Buriti, no sul do Piauí, que teria causado o apagão no Nordeste, não pode ser relacionado imediatamente ao incidente.


Manoel Borges falou que o incêndio foi retomado na fazenda Santa Clara, em Canto do Buriti, na tarde de quinta-feira (29).

Segundo ele, o incêndio de quarta-feira foi controlado pela Brigada do Prev-Fogo de Canto do Buriti, formada por 29 brigadistas e foi controlada durante a tarde do mesmo dia porque não era de grandes proporções.

“Não era um fogo de grandes proporções. Por isso, eles conseguiram debelar o fogo mais ou menos uma hora”, falou Manoel Borges.

Manoel Borges disse que o Ibama vai produzir um laudo sobre as causas do incêndio, mas não pode relacionado com o apagão em todos os Estados do Nordeste.

“O fogo de ontem que estão dizendo que causou o apagão foi controlado. Não era um fogo de grandes proporções. Nós não podemos também veicular as queimadas ao apagão, como estão falando por aí. Eu não tenho certeza por causa da dimensão, da altura de chão e da localização. Pelo tamanho do fogo, nós não estamos vinculando ao apagão”, declarou Manoel Borges de Castro.

Ele falou que se as imagens fornecidas pelo satélite NOA sobre os incêndios no Piauí não apontaram nenhum incêndio de grandes proporções em Canto do Buriti e o foco de calor registrado é no município é de Baixa Grande do Ribeiro, nos Cerrados do Piauí.

O laudo do Ibama sai no prazo de 15 dias ou de 30 dias, no máximo.

A Fazenda Santa Clara era de um plantio fracassado para o plantio de mamona para produção de biodiesel.

O Ibama registrou 1.727 focos de queimadas no Piauí de janeiro a agosto deste ano, sendo que 817 queimadas neste mês.

As informações são do blog do Efrém Ribeiro, de Teresina.

Novo salário mínimo: R$ 722,90

A ministra do Planejamento, Míriam Belchior, divulgou o valor do novo salário mínimo para 2014, que será de R$ 722,90.

Míriam Belchior esteve no Congresso para entregar a peça orçamentária de 2014 ao  presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Apesar da entrega do orçamento ter ocorrido hoje, a previsão é que ele seja votado, pela Câmara e pelo Senado, até o fim deste ano.


Pela matéria, o reajuste passa a valer em 1º de janeiro de 2014. O valor atual do mínimo é R$ 678. E segundo o ministro de Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o aumento do salário mínimo não vai prejudicar  a geração de empregos e o esforço fiscal.

Eduardo Campos e Aécio Neves conversam para firmar aliança temporária

Aécio Neves e Eduardo Campos jantam juntos nesta quinta-feira (29), na residência do governador de Pernambuco

Dois possíveis adversários na disputa presidencial de 2014, o governador Eduardo Campos (PSB-PE) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) se encontraram em um jantar nesta quinta-feira (29). 

Eles ensaiam 'aliança tática' temporária para unificar o discurso contra a presidente Dilma Rousseff.

Nos últimos dias, Campos e Aécio fizeram críticas semelhantes ao Planalto, de quem o governador formalmente ainda é aliado. 

Entre os temas abordados por ambos os políticos estão a relação com Estados e municípios e o combate à inflação.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

STF recusa recursos de José Dirceu no julgamento do mensalão

Em sessão do julgamento dos recursos do mensalão na tarde desta quinta-feira (29), os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitaram, por maioria, todos os embargos apresentados pela defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado a dez anos e dez meses de prisão por formação de quadrilha e corrupção ativa. No julgamento do ano passado, a maioria dos ministros o considerou o mandante do mensalão. Dirceu foi ministro da Casa Civil no primeiro mandato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006).

Os recursos apresentados pela defesa de Dirceu pediam redução das penas e das multas --ele também foi multado em R$ 676 mil.

A defesa de Dirceu apresentou ainda recurso no qual apontava falha na condenação pelo fato de que não foram levadas em conta informações concretas sobre a personalidade e a vida de Dirceu, o que poderia reduzir sua pena. "A dosimetria das penas foi analisada com extrema profundidade, com descrição pormenorizada das circunstâncias", disse Barbosa.

Em relação à multa, a defesa alegou que o valor é desproporcional quando comparado a outros réus e afirmou que Dirceu não tem rendimentos para arcar com tal multa, recurso que foi mais uma vez rejeitado pelo relator. "O próprio embargante afirmou em seu interrogatório que recebe em torno de R$ 30 mil por mês", disse Barbosa. "A declaração de rendimentos dos acusados está juntada aos autos em clara evidência da elevada condição econômica do embargante", concluiu.

Sobre o crime de formação de quadrilha, a defesa de Dirceu argumentou que o STF aumentou a pena em duplicidade (o chamado "bis in idem") com base no mesmo fato --ao apontar que ele organizava e dirigia a ação dos demais. Os advogados de Dirceu negam que ele fosse o chefe da quadrilha.

O relator do processo e presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, afirmou que o aumento da pena imputado a Dirceu foi maior porque os outros condenados não ocupavam posição de liderança. "Não se trata de aumento facultativo da pena, e sim obrigatório (...) para aquele que comanda", disse. "Uma coisa é dizer que alguém tem uma posição proeminente outra é dizer que ela comanda", afirmou.

O ministro Dias Toffoli --que foi advogado do PT e assessor da Casa Civil quando Dirceu era ministro--, no entanto, não seguiu o voto de Barbosa nesse ponto e afirmou que entende que a pena por formação de quadrilha imposta a Dirceu foi aumentada duas vezes pelo mesmo fato, independentemente de sua "proeminente atuação" no crime.

O mesmo entendimento tiveram os ministros Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio. Lewandowski argumentou que a pena por formação de quadrilha para José Dirceu foi agravada indevidamente. "Entendo que essa dosimetria é totalmente imprestável, não pode ser aproveitada pelo tribunal."

De acordo com o advogado Filipe Fialdini, que acompanha a sessão do STF, a postura dos ministros surpreende. "Chama a atenção o argumento do ministro Joaquim Barbosa, de que 'posição de mando' e 'posição proeminente' seriam circunstâncias diversas, que poderiam ser empregadas duas vezes, para agravar as penas de um mesmo crime. Essa argumentação está sendo empregada para justificar o duplo aumento da pena do acusado José Dirceu. É assustador observar a Suprema Corte, ao vivo, concordar que 'proeminente atuação' e 'posição de mando' seriam circunstâncias diversas. Daqui a pouco, vão discutir se 'seis' diverge de 'meia-dúzia'", disse.

Ao explicar o cálculo que fez para chegar à pena por formação de quadrilha, Barbosa afirmou que o "José Dirceu colocou em risco o regime democrático, a independência dos poderes e os preceitos republicanos". Ele votou por uma pena de dois anos e 11 meses no julgamento do ano passado --e foi esta pena que prevaleceu.

O relator foi seguido pelos ministros Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber e Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Celso de Mello.

Na sessão de hoje, os ministros também  rejeitaram os recursos apresentados pela defesa de Cristiano Paz, ex-sócio do publicitário Marcos Valério, exceto um que pedia uma correção material (quando há erro de grafia) na transcrição do acórdão, sobre a somatória das penas.

Ação ousada em Afonso Cunha: banco, Correios e loteria são assaltados de uma vez

Um grupo de assaltantes “tocou o terror” na madrugada desta quinta-feira (29) em Afonso Cunha, interior do Maranhão. Em uma ação que durou menos de meia hora, eles assaltaram uma agência do Bradesco, uma casa lotérica e uma unidade dos Correios.

Os caixas banco foi arrombados à base de explosivos. Na agência dos Correios o alvo foi o cofre. O mesmo fizeram na lotérica.~

banco

Segundo informações de Afonso Cunha, os bandidos atuaram em dois veículos.

Enquanto um grupo fazia o “raspa” nas agências, outro se deslocou à delegacia. Eles dispararam vários tiros para cima, contra a sede da polícia e contra viaturas. Após a ação o bando deixou a cidade.

Nenhum dos assaltantes foi localizado até o momento. 

Com informações do Portal Coelho Neto.

Obra onde morreram seis maranhenses é irregular

Mais um corpo é retirado dos escombros na noite desta terça (Foto: Marcelo Mora/G1)

Seis dos oito mortos no desabamento de uma obra em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, eram do Maranhão, informou a Secretaria da Segurança Pública nesta quarta-feira (28). O acidente aconteceu na manhã de terça-feira (27) e deixou também 26 feridos. Duas pessoas são procuradas pelo Corpo de Bombeiros.

As vítimas:

- Marcelo de Sousa Rodrigues, 22 anos, natural de Barra do Corda (MA)

- Ocirlan Costa da Silva, 19 anos, Mirador (MA)

- Antônio Carlos Carneiro Muniz, 36 anos, Grajaú (MA)

- Raimundo Barboza de Souza, 38 anos, Imperatriz (MA)

- Leidiano Teixeira Barbosa, 27 anos, Barra do Corda (MA)

- Felipe Pereira dos Santos, 20 anos, Imperatriz (MA)

- Raimundo Oliveira da Silva, 29 anos, Itaguatins (TO)

- José Ribamar Soares do Nascimento, 20 anos (não foi informada a origem)

Segundo o advogado Leonardo Veloso, que defende a Salvatta Engenharia (empresa contratada para avaliar as condições da obra), os corpos serão levados até Imperatriz (MA). A empresa vai pagar o traslado dos corpos e passagem aérea para um ou dois parentes que quiserem ir ao enterro. “A maioria dos funcionários era radicada em Imperatriz.” A empresa é responsável por levar os corpos para outras cidades, caso seja necessário.

Ainda segundo o defensor, todos os funcionários estavam devidamente registrados e tinham seguro de vida pago pela empresa. Ele acrescentou que “o que tiver que ser feito vai ser feito e da melhor maneira possível”.

IRREGULARIDADE DA OBRA


A obra era irregular e já tinha sido multada em mais de R$ 100 mil, segundo a Prefeitura de São Paulo Antes de começar a construção da loja, o terreno abrigava um posto de gasolina.

O ponto iria receber uma unidade da rede Torra Torra, que comercializa roupas populares e produtos da linha de cama, mesa e banho. Segundo o advogado Edilson Carlos dos Santos, as mudanças feitas no imóvel durante as obras não foram comunicadas ao dono, o empresário Mostafa Abdallah Mustafa.

Em nota, a Prefeitura explicou que o responsável não apresentou pedido de Alvará de Execução. "De acordo com o Código de Obras, a obra só poderia ter sido iniciada, mesmo sem resposta da subprefeitura, caso tivessem decorridos os prazos dos dois pedidos, ou do pedido conjunto (alvará de aprovação e alvará de execução). Ainda assim, a obra ficaria sob inteira responsabilidade do proprietário e profissionais envolvidos e estaria sujeita a adequações ou até demolição", informou a Prefeitura.

Segundo a administração municipal, a Subprefeitura de São Mateus emitiu um auto de intimação e um auto de multa por falta de documentação no local da obra no dia 13 de março deste ano. Os proprietários foram multados em R$ 1.159. No dia 25 do mesmo mês, a subprefeitura emitiu uma outra multa pelo não cumprimento da primeira intimação, no valor de R$ 103.500, além de um auto de embargo.

No dia 10 de abril, os proprietários apresentaram recurso às multas e entregaram o pedido de Alvará de Aprovação de Edificação Nova (processo 2013.0.102.750-9) na subprefeitura. O pedido ainda está em análise, segundo a Prefeitura informou na tarde desta terça.

Lobão diz que apagão se deu por conta de queimada no Piauí

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a causa do apagão no Nordeste ocorrido ontem (28) foi uma queimada na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí. Segundo o ministério, o blecaute provocou o desligamento de duas linhas de transmissão paralelas e totalizou um corte de carga de 10.900 megawatts.


O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.

O ministro disse ainda que o apagão atingiu "todo o Nordeste", mas que o sistema já foi recuperado. No entanto, Lobão disse que há a possibilidade de algumas cidades no interior dos estados ainda estarem com falta de energia.

"As capitais foram reabastecidas em no máximo duas horas, duas horas e pouco. O interior está sendo restabelecido paulatinamente", afirmou o ministro, que se encontrava no Rio de Janeiro, na sede do ONS.

Lobão negou fragilidade no sistema. "O sistema é bom, é forte, é igual aos melhores do mundo. Queimada provoca esse tipo de desligamento, lamentavelmente acontece. Já aconteceu outras vezes no Brasil e no exterior", disse o ministro.

O ministro convocou para esta quinta-feira, em Brasília, uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), integrado pelas autoridades do setor.

Conselho Tutelar da Cidade Operária é assaltado por menores

Vejam que paradoxo.

Conselho tutelar da Cidade Operária foi assaltado (Foto: Jade Bona/G1)Dois menores de idade assaltaram o Conselho Tutelar, localizado na Cidade Operária. De acordo com um dos conselheiros, os menores esconderam a moto uma rua antes e ambos chegaram armados.

Os adolescentes tomaram a arma que o segurança do local usava e cortaram os fios telefônicos. No momento do assalto, havia somente dois conselheiros tutelares. Os dois conselheiros e mais o segurança foram feitos de refém pelos dois assaltantes e em seguida, colocados dentro de uma sala com o segurança já desarmado. “Eles entraram normalmente, e logo deram voz de assalto. Quando estávamos dentro da sala, eles apontavam a armas nas nossas cabeças”, relembra um dos conselheiros tutelares.

Eles levaram os celulares que encontram no local e ainda, outros objetos pertencentes ao Conselho Tutelar que abrange toda a Cidade Operária. Os assaltantes saíram normalmente até a outra rua e fugiram na motocicleta. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia da Cidade Operária- Decop.

Recorrência

No dia 23 do mês passado o Conselho Tutelar do centro foi arrobado durante a madrugada. De acordo com os funcionários do conselho esta foi a terceira ocorrência registrada em menos de um mês.O lugar estava revirado com vários equipamentos e móveis quebrados e levados por bandidos durante a madrugada de hoje.

Segundo informou o coordenador do conselho, Jairo Borges, no mês de julho o lugar foi arrombado três vezes. “É triste chegar para trabalhar e encontrar uma situação dessa. Levaram nosso computador e até um botijão de gás”, lamentou o conselheiro.

Sobre a segurança no conselho, Jairo informou que só a vigilante da empresa contratada até às 18h e a polícia militar, por meio de nota, informou que dois policiais fazem o plantão nas proximidades da Igreja Nossa Senhora da Conceição, além de uma viatura do “Ronda da Comunidade”.

STF rejeita recursos de José Genoino e Henry

O julgamento dos recursos do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) foi marcado ontem, pelo entendimento a respeito da multa a ser aplicada contra o publicitário mineiro Marcos Valério e a rejeição dos embargos declaratórios apresentados pelo ex-presidente do PT José Genoino e pelo ex-líder do PP na Câmara, deputado Pedro Henry (MT). Uma nova sessão está marcada para hoje.

O julgamento foi retomado com os ministros chegando a um consenso de que o valor a ser fixado para as multas contra Marcos Valério, tido como um dos operadores do esquema do mensalão, será de R$ 3,06 milhões. A dúvida sobre a soma das multas surgiu após os advogados de Valério constatarem que no acórdão (documento com o resumo do julgamento) estava prevista a cifra de R$ 3,2 milhões e durante julgamento foi proferido um valor de R$ 2,7 milhões.

Durante a discussão do tema, os ministros não avaliaram, entretanto, os possíveis impactos da decisão nas condenações proferidas contra Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, também integrantes do núcleo operacional do esquema do mensalão e ex-sócios de Valério.

Os ministros também mantiveram as penas aplicadas ao ex-presidente do PT, o deputado federal José Genoino (SP). O petista foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão mais o pagamento de multa (R$ 468 mil) por formação de quadrilha e corrupção ativa.

De acordo com o Ministério Público, o deputado participou das negociações com os partidos aliados e com bancos que alimentavam o "valerioduto".

Os últimos recursos analisados foram os do ex-líder do PP na Câmara, Pedro Henry. De acordo com o MP ele participou das negociações que acarretaram no repasse de ao menos R$ 3 milhões ao PP. Henry também teria utilizado a corretora Bônus Banval para distribuir o dinheiro. Pedro Henry foi condenado a 7 anos e 2 meses mais pagamento de multa (R$ 932 mil).

O ministro Luís Roberto Barroso, novato no STF, fez uma dura crítica aos políticos e ao sistema eleitoral, mas "lamentou" a condenação de José Genoino. Após as críticas, Barroso disse ainda que os políticos já não dão mais atenção às demandas populares como aconteceu durante a onda de protestos de junho. "Pior que tudo: o povo saiu da rua e já não se fala mais em mudanças", disse.

Para Barroso, o sistema político do Brasil "induz" à criminalidade e parlamentares transformaram o Congresso num "balcão de negócios" para bancar campanhas. Segundo ele, lideranças do governo "compraram" o interesse público e haverá corrupção enquanto o sistema "bipartidário" não se alterar.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A regulação da cachaça


Quem gosta de beber cana precisa saber que agora a quantidade álcool define qual é a bebida produzida. Vejamos na informação do colunista Lauro Jardim.

Os produtores de cachaça estão de ressaca desde a semana passada. 

O parecer final do deputado Jairo Ataíde (DEM-MG) no substitutivo que trata da produção, comércio e outras regras da cachaça, concluído na semana passada na Comissão de Agricultura da Câmara criou uma novidade no setor – a “cachaça de alambique”. 

E definiu aguardente de cana com uma graduação alcoólica l: de 48% a 54% de álcool e não de 38% a 54% como manda a legislação atual.

OGX desiste de 9 blocos arrematados na 11ª rodada; inclusive da Bacia do Parnaíba

Ao considerar que o momento não é de correr riscos em novas áreas exploratórias, a petroleira OGX comunicou nesta terça-feira que desistiu da aquisição de nove blocos que arre-matou na 11ª rodada de leilões de áreas de petróleo.

Também informou que não vai realizar o pagamento e assinatura referente aos blocos BAR-M-213, BAR-M-251, BAR-M-389, CE-M-663, FZA-M-184, PN-T-113, PN-T-114, PN-T-153 e PN-T-168, que havia arrematado sozinha no leilão realizado em maio último.

A lista de devoluções inclui quatro blocos na Bacia do Parnaíba (Maranhão), com participações negociadas com a MPX em maio. Naquela ocasião, a petroleira acertou a venda de fatia de 50% para empresa de geração de energia nos blocos. A OGX informou que o acordo com a MPX era condicionado à assinatura do contrato de concessão e que, portanto, o negócio está desfeito.

A desistência implicará no pagamento de R$ 3,42 milhões às autoridades federais. “A diretoria executiva concluiu não ser recomendável, no momento atual, assumir risco explora-tório de novas áreas”, disse a empresa em fato relevante.

Com dificuldades de caixa e uma dívida crescente, a OGX teria que desembolsar mais de R$ 370 milhões em bônus com todos os blocos e participações que arrematou na última rodada. A empresa informou que vai manter os pagamentos e a assinatura dos contratos dos outros quatro blocos arrematados na 11ª rodada.

Os blocos POT-M-762 e CE-M-603 têm participação de 50% da ExxonMobil, e o CE-M-661 tem participação da Total e da Queiroz Galvão. O bloco POT-M-475, que foi arre-matado integralmente pela OGX em maio, também continua nos planos da empresa.

A petroleiras BP, Ouro Preto, Maersk e Petra poderão ficar com blocos que a OGX abriu mão, segundo levantamento da Reuters com base em informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

As empresas ficaram em segundo lugar na disputa pelas áreas que a OGX levou no leilão. Pelas regras da reguladora, elas têm a opção de adquirir os blocos, confirmou  a assessoria de imprensa da ANP.

A gigante BP poderá ficar com o bloco da Foz do Amazonas FZA-M-184, pelo qual ofereceu R$ 10,3 milhões. A brasileira Ouro Preto, do empresário Rodolfo Landim, tem as opções das áreas da Bacia de Barreirinhas, BAR-M-251 e BAR-M-389, pelas quais ofereceu R$ 1,58 milhão e R$ 7 milhões. A Maersk, que ofertou R$ 35,1 milhões pelo bloco CE-M-663, agora volta a ter chance de ficar com a área.

A brasileira Petra, que já possui vários blocos terrestres no país, poderá ficar com quatro blocos deixados pela OGX, todos na Bacia do Parnaíba. São eles: PNT-113, para o qual ofertou R$ 3,8 milhões; PNT-114 (R$ 5 milhões); PNT-153 (R$ 2,5 milhões) e PNT-168 (R$ 2,5 milhões). A OGX levou o bloco BAR-N-213 em um lance único, sem disputa com outras empresas.

Três mortos em desabamento em São Paulo são de Barra do Corda

Três dos operários mortos ontem (27), no desabamento de um prédio, em São Mateus, zona leste São Paulo, eram de Barra do Corda, a 462 quilômetros de São Luís. A informação foi confirmada pela secretária de Assistência Social do município, Jaine Milhomem, que já entrou em contato com os familiares das vítimas.

Segundo a secretária, apenas uma das vítimas teve o nome revelado: Marcelo Sousa, de 22 anos, que morava no bairro Cohab. Os outros dois mortos foram identificados até o momento apenas como Carlos e Bochecha.

“É uma história triste, porque são jovens que saíram daqui para buscar um futuro melhor em outro Estado e perdem a vida em um acidente como este”, disse a secretária, que nesta quarta-feira (28) deve ir até o povoado Clemente, onde residem os familiares de Carlos e Bochecha. “É um momento de muita comoção e por isso vamos prestar o auxílio necessário. Por isso vamos até lá com uma psicóloga e uma advogada para ajudar no que for preciso”, completou.

Além dos três mortos, outras duas pessoas de Barra do Corda também ficaram feridas no acidente, mas não correm risco de morte. “Foram o senhor Resende e o seu filho Diego, que trabalhavam na construção do prédio. O pai foi logo retirado e o Diego internado porque levou uma pancada na cabeça. Mas felizmente ele já foi liberado”, afirmou.

Com informações do G1 MA.

Giro policial

MULHER NO TRÁFICO


O Serviço de Inteligência cumpriu mandado de prisão no bairro Jardim Tropical, onde foi presa a traficante de drogas Jackeline dos Santos Paiva, de 26 anos. Ela foi apresentada na delegacia do bairro.

CORREIOS DE COLINAS É ROUBADO DE NOVO


Ontem à tarde, foi assaltada a agência dos Correios da cidade de Colinas por dois bandidos em uma moto. De novo. Segundo a polícia, provavelmente seriam os mesmos que assaltaram na semana passada. A polícia chegou a perseguir os bandidos que estavam armados com revólver 38, mas conseguiram escapar.

DELEGADO DE CODÓ SOFRE ACIDENTE


No início da noite, o delegado regional de Codó Rômulo Vasconcelos sofreu um acidente de carro, entre a cidade de Codó e o município de Timbiras. O delegado estava em um carro da polícia civil que capotou várias vezes no acidente. 

Rômulo está no hospital da região, e não corre risco de morte. Seus pertences, como a pistola e o celular, desapareceram. 

Jovem de família maranhense é encontrado morto com rosto desfigurado em Palmas

O atendente Renato Batista da Silva, 22 anos, foi encontrado morto em um matagal que fica atrás de um condomínio na quadra 205 Norte, em Palmas. Segundo informações da Polícia Militar, uma pessoa disse que encontrou o corpo após sentir o mal cheiro no local e que aparentemente o rapaz foi morto após levar várias pedradas na cabeça.

Renato Batista da Silva, 22 anos, foi encontrado morto e com o rosto desfigurado (Foto: Arquivo Pessoal)
Renato Batista da Silva, de 22 anos

Corpo foi encontrado em matagal na quadra 205 Norte, em Palmas (Foto: Monique Almeida/G1)
Matagal onde o corpo foi encontrado
Núbia Lima de Moura era amiga da vítima e disse que foi com a família para o Instituto Médico Legal (IML) fazer o reconhecimento do corpo. "Não dava para saber o que era nariz, boca, olho. O rosto dele estava muito deformado, nós só o reconhecemos porque ele tinha umas tatuagens e porque ele era bem pequeno. O Renato estava [vestido] com a camisa e a calça que usou no show [de Gusttavo Lima, no último sábado]", conta.

A irmã de Renato, Marilene Batista da Silva, diz que a família é do Maranhão e que o irmão morava na capital do Tocantins há três anos. Ela conta que o irmão gostava muito de festas, mas que era uma pessoa trabalhadora. "Ele morava comigo, mas ele disse que queria ser independente, que queria trabalhar. Meu irmão era muito querido, tem muitos amigos, quero que a justiça seja feita", desabafa.

Marilene afirma que a última vez que conversou com o irmão ele estava muito animado. "Renato me disse assim: Ô mana (sic) eu te amo muito. Antes de sair para o show eu te ligo". Ela conta que essa foi a última vez que falou com a vítima. Ela disse ainda que o pai infartou quando recebeu a notícia da morte do filho. "Meu pai está internado no hospital do Maranhão."

O jovem estava desaparecido desde o último domingo (25). De acordo com informações de amigos de Renato, ele não apareceu em casa depois de ser visto no show que aconteceu no sábado (24). "Eu fui com ele no show e assim que entramos ele disse que iria se encontrar com as amigas do serviço dele. Depois disso não o vi mais", explica a amiga Luanna de Oliveira Vaz da Silva.

Ela conta que o amigo era homossexual e que poderia ter sido vítima de preconceito. "O Renato gostava de se maquiar, de se produzir. Ele fazia chapinha (sic) no cabelo, às vezes tingia também" explica a amiga da vítima. Além disso Luanna afirma que o amigo era ameaçado pelo ex-namorado que queria reatar a relação.

O corpo do jovem foi encaminhado ao IML. A família informou que o velório acontece ainda nesta terça-feira após a liberação do corpo, a partir das 20h.

O jovem estava desaparecido desde o último domingo (25). De acordo com informações de amigos de Renato, ele não apareceu em casa depois de ser visto no show que aconteceu no sábado (24). "Eu fui com ele no show e assim que entramos ele disse que iria se encontrar com as amigas do serviço dele. Depois disso não o vi mais", explica a amiga Luanna de Oliveira Vaz da Silva.

Ela conta que o amigo era homossexual e que poderia ter sido vítima de preconceito. "O Renato gostava de se maquiar, de se produzir. Ele fazia chapinha (sic) no cabelo, às vezes tingia também" explica a amiga da vítima. Além disso Luanna afirma que o amigo era ameaçado pelo ex-namorado que queria reatar a relação.

O corpo do jovem foi encaminhado ao IML. A família informou que o velório acontece ainda nesta terça-feira após a liberação do corpo, a partir das 20h.

Com texto de Monique Almeida, do G1 Tocantins.

Primeiro dia de atendimento presencial da ANS na capital faltou organização

Clientes da UNIMED São Luís e da Multiclínicas foram em busca de informações sobre portabilidade especial. O atendimento está sendo feito no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Centro de São Luís, ao lado do prédio do INSS.

Confira em vídeo clicando aqui

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Tarifas de energia tem redução de preço amanhã

Durante reunião pública realizada nesta terça-feira (27/8) na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi aprovada a nova tarifa periódica de energia elétrica do estado que começa a valer a partir desta quarta-feira (28). Com a mudança os consumidores residenciais com baixa tensão, terão redução de -5,77% na conta de luz, a média para todo o estado será de -3,06%.

A mudança foi possível após análise do índice final da terceira revisão tarifária feita pela Aneel e que acontece geralmente a cada quatro anos e objetiva também verificar o equilíbrio econômico -financeiro da concessão que no Maranhão é de responsabilidade de Companhia de Energética do Maranhão (Cemar).

Também foram aprovados os limites de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora -DEC e a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora- FEC- da distribuidora para o período de 2014 a 2017.

Pará e Maranhão buscam parceria para ampliação da malha aérea

O secretário de estado de Turismo, Adenauer Góes, recebeu a visita de cortesia no gabinete da Setur, do secretário municipal de Turismo de São Luis (MA), Lula Fylho, que faz viagem ao Pará para estreitar parcerias na gestão pública e estabelecer novas relações comerciais com empresas relacionadas à atividade turística. Também participaram do encontro, secretário-adjunto de Turismo da capital maranhense, Guilherme Marques, e o coordenador do Museu da Gastronomia da Maranhense, Fábio Henrique Carvalho.

“Esse é um encontro para afinar, estreitar e fazer um aprimoramento das relações na atividade turística entre o Pará, particularmente Belém, e a capital do Maranhão”, afirma Adenauer Góes.Um dos objetivos da vinda de Lula Fylho ao Pará é a parceria firmada com a companhia de aviação Azul Linhas Aéreas para aumentar a quantidade de vôos para a cidade de São Luís. O assunto foi discutido pelo secretário municipal da capital maranhense com o diretor comercial da empresa aérea, Antonio Américo, em Belém. 

A expectativa é que a implantação de novos vôos, o número de visitantes entre as cidades aumente cada vez mais. O secretário de turismo ludovicense explica que a iniciativa foi uma forma encontrada para aproximar ainda mais as cidades. "Pela proximidade, Belém é a cidade que mais provém turistas para São Luis e o acordo firmado também beneficiará estes visitantes. Estamos trabalhando sempre pensando numa forma de agradar a todos os agentes envolvidos", diz Lula Fylho.

Criança é libertada após ser mantida refém por avô em São Luís

Criança é mantida como refém pelo avô desde as 17h desta segunda (26) (Foto: Igor Almeida/G1)O menino de três anos, mantido refém pelo avô e pela mãe, em uma casa, no bairro da Ilhinha, em São Luís, foi libertado após quase sete horas de cárcere privado. Segundo os conselheiros tutelares, o avô reagiu no momento em que recebia a ordem judicial. Além de ser mantida refém, a criança foi ameaçada com uma faca. A polícia foi chamada para iniciar as negociações e isolou toda a área próxima à quitinete.

Segundo os policiais, o avô e a mãe decidiram manter a criança refém porque se recusaram a cumprir um mandado judicial que determinava a busca e apreensão do menor que seria entregue ao pai. A decisão da justiça foi baseada em denúncias feitas pelo conselho tutelar, que informou ao Ministério Público que a criança era maltratada

O menino de três anos, mantido refém pelo avô e pela mãe, em uma casa, no bairro da Ilhinha, em São Luís, foi libertado após quase sete horas de cárcere privado. Segundo os conselheiros tutelares, o avô reagiu no momento em que recebia a ordem judicial. Além de ser mantida refém, a criança foi ameaçada com uma faca. A polícia foi chamada para iniciar as negociações e isolou toda a área próxima à quitinete.

Segundo os policiais, o avô e a mãe decidiram manter a criança refém porque se recusaram a cumprir um mandado judicial que determinava a busca e apreensão do menor que seria entregue ao pai. A decisão da justiça foi baseada em denúncias feitas pelo conselho tutelar, que informou ao Ministério Público que a criança era maltratada.

Bandidos invadem duas escolas na Cidade Operária

Cinco vândalos invadiram duas escolas do bairro da Cidade Operária. As invasões aconteceram no início da manhã e causaram pânico em alunos e funcionários.

De acordo com informações da diretora da Escola Municipal Tancredo Neves, Jacira Santos, em entrevista à Rádio Mirante AM, a invasão aconteceu quando as crianças ainda estavam na parte externa da escola. “As crianças estavam formando para entrar, ainda tinha mãe aqui. Eles chegaram batendo no portão, fazendo gestos obscenos. Ai eles pularam o muro. Mandei as crianças entrarem e chamei a polícia. Chamei a polícia seis vezes. Eles quebraram as bicicletas das crianças. Quando a polícia chegou, eles fugiram”, declarou.

Na fuga, os vândalos entraram em outra escola, desta vez, uma escola estadual, o Centro de Ensino Médio (CEM) Cidade Operária I. Os próprios alunos da unidade teriam conseguido deter os vândalos. Três deles foram presos e dois conseguiram fugir. Após as invasões, as duas escolas liberaram os alunos e suspenderam as aulas.

A empresários, Eduardo Campos questiona liderança de Dilma

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), possível candidato à Presidência em 2014, disse nessa segunda-feira, 26, a empresários, durante reunião fechada em São Paulo, que a presidente Dilma Rousseff não é a líder que aponta caminhos para o País.

De acordo com pessoas que participaram do encontro ouvidas pelo Estado, Campos fez críticas mais incisivas a Dilma do que nas últimas palestras com o empresariado.

“Ele foi um pouco mais duro hoje com relação à presidente”, admitiu Márcio França, dirigente do PSB paulista, que participou do evento. Campos teria feito as críticas quando falava sobre a onda de protestos de junho. Segundo França, o governador disse que Dilma perdeu a oportunidade de responder melhor às ruas.

Empresários que participaram da reunião fechada confirmaram as críticas de Campos dirigidas à presidente.

O secretário de Administração de Barretos, interior de São Paulo, Cleber Delalibera, disse ter anotado outra crítica do pernambucano: “As pessoas estão indignadas. Querem encontrar gente que sabe resolver”.

O governador participou do segundo encontro reservado com empresários na capital paulista em menos de uma semana. Nesta terça-feira, 27, ele vai a um evento do setor de avicultura em São Paulo e, depois, segue para Santos, onde almoça com representantes do setor portuário, durante o fórum Santos Export 2013.

À tarde, o governador de Pernambuco grava uma participação no Programa do Ratinho, no SBT, por onde já passaram o senador Aécio Neves (PSDB) e a ex-senadora Marina Silva.

Procurado, o governo de Pernambuco não se pronunciou sobre críticas feitas por Campos no encontro com os empresários.

As informações são de O Estado de S. Paulo.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Criança de três anos está sendo mantida refém pelo próprio avô

Uma criança de três anos está sendo mantida refém pelo próprio avô em uma quitinete no bairro do São Francisco. O homem, identificado como Francisco dos Santos, disse à polícia que a criança só sai da casa morta. O menor está na casa com o avô e a mãe.

Segundo informações policiais, a criança, identificada como Francisco Camilo, mora com o avô e a mãe. Após denuncias de maus-tratos por parte de Francisco dos Santos, o Conselho Tutelar pediu que a guarda do menino fosse retirada do avô e dada ao pai biológico.

Quando policiais com oficiais de Justiça chegaram à residência, por volta das 17h desta segunda-feira (26), para levar a criança, Francisco a manteve refém, se negando a entregá-la.

A polícia tenta negociar a liberação do menor, mas o avô afirma que ele só sairá de lá morto. Vizinhos afirmam que Francisco seria usuário de drogas.

Disputa por herança divide família de Dominguinhos

A briga pela herança de Dominguinhos destacada aqui por vezes, foi tema de mais uma reportagem a nível nacional. Desta vez, no Domingo Espetacular da Record.

O cantor morreu há pouco mais de um mês. Passado o luto, os familiares uma briga pelos pertences do sanfoneiro. De um lado está o filho e de outra a filha e uma ex-mulher.

Confira na íntegra na reportagem de Arnaldo Duran:

Justiça solta advogados envolvidos no Caso DPVAT em Imperatriz

O desembargador Jamil Gedeon Neto, do Tribunal de Justiça do Estado, concedeu liminar em habeas corpus liberatório impetrado pela OAB/MA em favor de advogados presos preventivamente na cidade de Imperatriz, na quinta-feira (22). 

A preventiva foi considerada ilegal pelo desembargador, que entendeu que a prisão não deveria ser mantida pelo fato de os suspeitos serem primários e de não haver indícios concretos de que poderiam colocar em risco a ordem pública, a apuração dos fatos e até mesmo a instrução processual. Os advogados foram presos por agentes da Delegacia Regional de Segurança Pública de Imperatriz, suspeitos de integrar uma quadrilha que teria fraudado processos do Seguro DPVAT.

Assim que tomou conhecimento da prisão, o presidente em exercício da OAB/MA, Valdenio Caminha, juntamente com o presidente da Comissão de Defesa Direitos e Prerrogativas da Seccional, Erivelton Lago; a procuradora-geral de Prerrogativas, Cláudia Maria Rodrigues Pereira, e a conselheira seccional, Alba Maria d’Almeida Lins, impetraram os habeas corpus com pedido de liminar em favor dos advogados sustentando que, em síntese, não havia justa causa para decretação da preventiva, vez que não foram cumpridos os requisitos autorizadores, pois em nenhum momento os três agiram de modo a tumultuar o andamento das investigações policiais.

Também é sustentado no processo que a aplicação da medida cautelar foi desnecessária, inadequada e desproporcional, em violação ao disposto no art. 282 do CPP, pois, em nenhum momento, os advogados se negaram a comparecer à delegacia.

57ª Expoema será aberta no dia 1º de setembro


Com leilões, exposições, concursos e shows, a 57ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) será aberta oficialmente no dia 1º de setembro (domingo), no Parque Independência.

O evento deste ano deverá movimentar R$ 7 milhões em negócios, estima a Associação de Criadores do Maranhão (Ascem). Antes da abertura oficial, haverá no sábado (31), a abertura da vigésima edição do Bovshop, venda direta, com animais de alta qualidade genética.

A expectativa da Ascem é que 200 mil visitantes passem pelo Parque Independência até o dia 8 de setembro, quando será encerrada a Expoema 2013. Uma vasta programação cultural movimentará o evento.

No dia da abertura, o cantor Silvanno Salles se apresentará na Expoema. No dia 5, será a vez de Calcinha Preta, Cavalo de Pau e Gatinha Manhosa. Já no dia 7 haverá show de Michel Teló.

Também haverá apresentação de espetáculos voltados para o público infantil, além de um parque de diversões. No domingo, dia 1º de setembro, será realizada a Caravana da Alegria, com Galinha Pintadinha, Ben 10, Gummy Bear, Cocoricó e presença da atriz Rosanne Mulholland, a professora Helena de Carrossel.

Para acesso ao Parque Independência, o público terá de desembolsar R$ 5,00. Para assistir aos shows, o preço do ingresso individual varia de R$ 10,00 a R$ 30,00, dependendo do artista. A entrada para o terraço varia de R$ 80,00 a R$ 100,00. O estacionamento custará R$ 10,00 e tem vaga para 3 mil carros.

domingo, 25 de agosto de 2013

Adolescente de 16 anos é suspeito de estuprar prima de três anos

Uma criança de apenas três anos foi violentada sexualmente pelo próprio primo, um adolescente de 16 anos. Conforme boletim de ocorrência registrado pela mãe da vítima, no plantão Central da Rffsa, o crime teria ocorrido às 17h deste sábado (24), na Rua José Ribamar Prado, no bairro da Fé em Deus, em São Luís.

O adolescente é morador da Rua Cajueiro, na Santa Bárbara, e teria ido à casa da criança para visitar a família. O caso foi encaminhado para à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Se confirmado o ato criminoso, o adolescente responderá pelo crime de estupro de vulnerável, com pena de reclusão de 8 a 15 anos, que se caracteriza pela prática de qualquer ato libidinoso com menor de 14 anos, ou com pessoa (de qualquer idade) que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento, ou não pode oferecer resistência.

Com texto do G1 MA, e informações do repórter João Ricardo, da Mirante AM.

Disque-Denúncia oferece R$10 mil por informações de assassinato de ex-deputado

O Disque Denúncia oferece recompensa de R$10 mil para quem fornecer alguma informação que leve ao paradeiro de três acusados de estarem envolvidos no assassinato do ex-deputado Estadual, Edilson Peixoto em Dom Pedro-MA. Os três procurados são conhecidos como “Tonho Diogo”, “Vandim” e “Galego” que também é conhecido como “Macarrão”.

Open in new window

O crime que chocou a população local ocorreu no dia 25 de julho, por volta das 07h30 da manhã, quando o carro em que o ex-deputado estava foi abordado e ele foi alvejado com nove tiros na cabeça e no pescoço.

As informações deverão ser repassadas à Central de Atendimento do Dique Denúncia, que funciona 24h, pelos telefones 3223 5800 (capital) e 0300 313 58009 (interior). O anonimato do denunciante é garantido.

sábado, 24 de agosto de 2013

Polícia troca tiros com bandidos durante assalto a casa lotérica em Imperatriz

Clientes que estavam em uma casa lotérica localizada na Avenida Ceará, Quatro Bocas em Imperatriz, por volta de 11h deste sábado (24) foram surpreendidos com ação de dois bandidos que chegaram em uma motocicleta no local e anunciaram o assalto. 

A polícia chegou rapidamente na casa lotérica e houve troca de tiros, um cliente foi atingido de raspão no braço.

Uma mulher e a filha dela foram usadas como escudo durante a fuga dos bandidos que deixaram a moto que usavam e entraram em um taxi e obrigaram o motorista a sair em fuga. Os reféns foram liberados minutos depois e os dois assaltantes conseguiram fugir com a ajuda de uma terceira pessoa que aguardava a dupla.

A polícia informou que os bandidos seriam da cidade de Açailândia, que fica aproximadamente 67 km de Imperatriz.

Com informações de O Imparcial.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Morre Nelson Gomes, pai de ex-secretário de obras municipal

Faleceu nesta tarde na capital maranhense, aos 93 anos, Nelson Gomes de Araújo, pai do ex-secretário de obras de São Luís da gestão Tadeu Palácio, Carlos Rogério Araújo e de Nelson Buriti, que atua no setor de limpeza municipal.

Ele faleceu devido a complicações respiratórias durante procedimentos cirúrgicos da fratura do seu fêmur esquerdo.

Nelson nasceu em Colinas, mas construiu parte de sua trajetória em Buriti Bravo, onde foi vereador e presidente de uma associação que mantinha uma escola de ensino médio. Também se dedicou por tempos na atividade comercial. Atualmente morava no bairro da Cohab.

Deixa dez filhos. O corpo está sendo velado na central de velórios Jardim da Paz, Anil.

O enterro acontecerá amanhã, no cemitério Jardim da Paz, na estrada de Ribamar.

A equipe do blog em nome da comissão organizadora do Tributo ao Rei do Baião presta condolências a família, muito próxima do convívio, e querida pelas amizades construídas. 

Polícia recupera carro usado em assalto dos Correios de Santa Inês; assaltante consegue fugir pelo bueiro

Corola recuperado pela polícia foi pintado
pelos bandidos para dificultar identificação
Durante blitz realizada na Ponte da Amizade, que liga a cidade de Timon a Teresina, a polícia recuperou um Corola de cor preta que havia sido roubado em Vargem Grande. Dentro do veículo, dois integrantes da quadrilha que assaltou a agência dos Correios de Santa Inês, e a CPU contendo as imagens da ação criminosa que aconteceu na terça-feira (20).

O veículo roubado sofreu alterações pelos bandidos. Sua cor original era azul. Os bandidos no momento da abordagem policial apresentaram documentos com dados falsos. Eles não tinham habilitação.

CPU encontrada no veículo
roubado que contém
as imagens do assalto
Após a identificação dos bandidos, um deles, Erivaldo Santos de Sousa, fugiu entrando no carro. O policial militar tentou segurar pelo seu pescoço, mas não conseguiu detê-lo por conta da arrancada do automóvel que partiu em velocidade.

Reagindo, a polícia atirou nos dois pneus do Corola que percorreu mais um quilômetro até perder o controle e bater na ponte metálica que liga Timon à capital piauiense. O assaltante saiu do carro depois da batida, e apelou pela corrida a pé pelas margens do rio Parnaíba. Conseguindo entrar em um bueiro, escapou. Está foragido.

O veículo apreendido foi utilizado em outros crimes. As imagens da CPU encontrada no carro ajudarão nas investigações que buscam prender os outros assaltantes. O grupo de bandidos tem integrantes em Teresina e Timon. 

A ação que tentou deter os assaltantes foi comandada pelo Major Medeiros, comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de Timon.

Mulher desmente versão e nega que estivesse grávida

Superintendente de Polícia Civil da Capital,
Katherine Lima
A mulher de 25 anos, que afirmou à polícia ter sido sequestrada, espancada e estuprada por três homens, em um matagal no município de Raposa, na madrugada de segunda-feira (19), confessou, ontem, em depoimento, que mentiu sobre a gestação de seis meses. A informação foi dada pela delegada e superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC), Katherine Lima, que ouviu a suposta vítima e revelou que ela se recusa a fazer os exames periciais que podem comprovar a violência sexual, as agressões físicas e o aborto.

“Ela assumiu que forjou a gravidez porque o companheiro estava muito feliz com a ideia de ser pai, e que não queria decepcioná-lo. Alguns pontos do depoimento, porém, continuam obscuros para a polícia, principalmente pelo fato de a suposta vítima garantir ter sido espancada e estuprada, sem apresentar nenhuma lesão aparente no corpo e sem desejar se submeter aos exames de corpo de delito e de conjunção carnal, que são a prova material para pedirmos a prisão dos suspeitos que, estranhamente, ela também não quer descrevê-los”, revelou Katherine Lima.

O depoimento da mulher estava marcado para as 9h, mas, segundo a polícia, só após o meio-dia foi que ela concordou em falar formalmente com a delegada Ana Cláudia Melo. “No início, ela se mostrou muito resistente em falar sobre o caso e insistiu em não fazer os exames periciais, alegando ainda estar bastante abalada emocionalmente. A polícia, porém, já a alertou da importância de fazê-los o mais rápido possível”, acrescentou Katherine Lima, que durante toda a manhã ouviu a mãe, o pai e o companheiro da vítima.

Liberação - Nos depoimentos, vítima e familiares foram acompanhados da psicóloga Daniela Salomão, da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Ainda de acordo com a polícia, a mulher mudou o seu relato inicial. “Ela nega que tenha dito que um dos bandidos já aguardava no local com algodão, álcool e bisturi. Apesar de garantir que já fez um curso de defesa pessoal, não foi isso que a fez se livrar dos estupradores, ou seja, ela foi liberada, após ser violentada”, completou a delegada.

Quando registrou a denúncia na delegacia de Raposa, a mulher disse que foi cercada pelos três criminosos, por volta de meia-noite, quando dirigia seu carro com destino ao ponto de ônibus, na região do Itapeuá-Cumbique. Levada ao local do crime, a suposta vítima disse ter sido espancada e estuprada, e que conseguiu se livrar dos agressores aplicando técnicas de defesa pessoal. Ao correr em direção de casa, a mulher afirmou ter dado à luz um bebê, e que resolveu deixá-lo no caminho, ao perceber que ele não chorava mais.

“Na investigação, a polícia sempre parte da premissa de que a vítima está falando a verdade. Entretanto, é notório que o relato desta mulher deixa algumas incógnitas que precisam ser respondidas. Ela e a família apontaram os nomes dos três suspeitos, porém, enquanto não tivermos em mãos as provas materiais, como o exame de corpo de delito, de conjunção e o prontuário médico do hospital, não poderemos pedir as ordens de prisões”, adiantou a chefe da SPCC.

A superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC), Katherine Lima, informou que os exames periciais devem ficar prontos em no máximo 10 dias, a partir da data em que a vítima se dispuser a fazê-los. Caso esteja cometendo o crime de “comunicação falsa de delito”, também conhecido como “contravenção”, previsto no artigo 340 do Código Penal Brasileiro (CPB), a mulher pode pegar de 1 a 6 meses de prisão, cabendo multa.

Com texto de O Estado.

Ladrões que roubaram carro da esposa de um policial são presos

Três homens foram presos e um adolescente de 17 anos apreendido, ontem à tarde, na área do bairro Anil, depois de tomarem de assalto um carro conduzido pela mulher de um soldado da Polícia Militar, no bairro Calhau. Os bandidos foram perseguidos por uma equipe da Polícia Militar e alcançados ao colidirem em um automóvel, próximo ao Supermercado Maciel, no Cutim-Anil.

Cássio Ferreira de Sousa, de 24 anos; Adrian Felipe Rocha Sousa, de 18 anos, ambos moradores do bairro Anil, Gilson Maia Silva Júnior, de 22 anos, morador no bairro São Bernardo, e o adolescente, segundo a PM, usaram dois revólveres calibre 38 na ação e ainda tentaram assaltar uma lotérica, no bairro Camboa. Todos foram conduzidos à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV).

“A vítima dirigia um Celta prata [HIX-9540], por volta das 13h, na área do bairro Calhau, quando foi abordada pelos bandidos. Eles deixaram a mulher no local e levaram o carro até a Camboa, onde tentaram assaltar a lotérica. De lá, seguiram para o Anil, onde colidiram em um Fiat Uno prata [NNC-2631] e foram detidos”, explicou o cabo Sá Filho, do 9º Batalhão da PM.

Segundo os militares, a perseguição acabou exatamente no cruzamento da Rua da Liberdade e a Avenida Edson Brandão. Todos foram reconhecidos pela vítima, que, acompanhada do marido, foi à delegacia prestar depoimento ao delegado Paulo Hertel.

"Dragão" é morto com 11 tiros de pistola no Barreto

Foi executado com 11 tiros de pistola ponto 40 no Barreto, Antônio Maria Gomes, conhecido como Dragão, de 42 anos. O crime, que segundo a Polícia Civil ocorreu na porta da casa da vítima, na Rua Gomes da Silva, foi praticado por três homens que se aproximaram a pé. 

Esta foi a segunda execução do dia, já que antes, por volta do meio-dia, o dono de um clube de reggae, na Vila Conceição (área do bairro Altos do Calhau), foi assassinado com pelo menos 20 disparos de armas de fogo. Este crime teria ligação com o duplo homicídio registrado na terça-feira, na Ilhinha, no São Francisco.

A morte de Dragão, segundo a polícia, será investigada pelo delegado Robson Rui Lopes, titular do 3º Distrito Policial (Radional), com apoio de equipes de investigadores da Delegacia de Homicídios (DH) de São Luís. “Por enquanto, a principal linha de investigação é um provável ‘acerto de contas’, motivado pelo envolvimento da vítima com o tráfico de drogas no local, mas isso será apurado com mais cautela”, informou no local o delegado Jeffrey Furtado.

Suspeito de tocar fogo em flanelinha no Cohatrac é preso

Policiais militares do 9º BPM prenderam, o homem suspeito de atear fogo no flanelinha, Francisco de Assis Ferreira, de 44 anos, fato ocorrido na tarde de terça-feira (19), na Avenida Contorno Sul, no bairro do Cohatrac, em São Luís.

João Batista Serra, conhecido Jamaica, foi preso por volta das 21h, pela guarnição do 9º BPM, durante incursões no bairro do Anil. A PM conseguiu efetuar a prisão, com base em informações anônimas que indicava o paradeiro do suspeito.

Após a prisão, Jamaica foi conduzido ao Plantão do Cohatrac. A delegada titular do 13º DP, Silveth Ripardo, tomou o depoimento do suspeito. Ele, de acordo com a delegada, é o principal suspeito de atear fogo e foi visto por testemunhas cometendo o ato. A vítima ainda permanece internada na UTI do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I).

Ariano Suassuna será transferido para apartamento de hospital no Recife

Espetáculo-aula de Ariano Suassuna encerra a Fliporto 2012 (Foto: Reprodução/TV Globo)

O escritor Ariano Suassuna, 86 anos, deixará a Unidade Coronária e será transferido para um apartamento do Real Hospital Português, no Recife, onde dará prosseguimento ao tratamento de recuperação. Segundo o boletim médico, divulgado por volta das 16h40 de ontem (22), ele deverá manter-se em repouso absoluto. As visitas permanecem expressamente proibidas.

Ariano foi levado à emergência da unidade de saúde na quarta (21) após sentir-se mal em casa. Os médicos diagnosticaram um infarto agudo do miocárdio de pequenas proproções.

Durante o tempo em que esteve internado na Unidade Coronária, o paciente evoluiu bem. Todos os parâmetros clínicos e de exames complementares estão dentro do curso natural e não houve intercorrências. No entanto, não há previsão de alta.

Autor de ‘O Auto da Compadecida’, entre diversas outras obras, Ariano Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, e cresceu no Sertão paraibano. Mudou-se com a família para o Recife em 1942. Sua primeira peça, ‘Uma Mulher Vestida de Sol’, ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno em 1948.

Tem contos e livros adaptados para a televisão e para o cinema. 'O Auto da Compadecida' foi adaptado para a televisão em 1999, por Guel Arraes, enquanto ‘Romance d'A Pedra do Reino' e 'O Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta’ deu origem à minissérie ‘A Pedra do Reino’, com direção de Luiz Fernando Carvalho, exibida na Rede Globo em 2007.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Pedófilo é preso em flagrante na cama com menina de 11 anos

Foi preso em flagrante na cidade de Lago da Pedra, no povoado Lagoa Seca, João Alves Castro Neto, de 29 anos, por estar abusando sexualmente de uma menina de apenas 11 anos de idade. 

No momento da prisão, João Neto ainda estava dormindo na cama com a criança que mantinha relações.

A menina estava morando com o abusador. Ela é filha da ex-mulher de João, que mora em São Paulo atualmente.

O delegado da polícia civil Lúcio comandou a equipe que realizou a prisão em flagrante.

BR-222 continua interditada em Buriticupu


Continua interditada a BR-222 no município de Buriticupu, distante 220 km de Imperatriz. A manifestação começou na manhã de ontem (21) com queima de toras de madeira e pneus. O trânsito na rodovia está parado e muitos veículos estão parados em postos de combustível e na pista.

Os manifestantes protestam contra a operação Hileia-Pátria, que trabalha no combate aos crimes ambientais na região. Passageiros e motoristas reclamam da situação, mas os manifestantes afirmam que não tem previsão para liberar a rodovia, um exemplo é a comida que chega de caminhonete para os manifestantes.

Segundo a Polícia Civil, no início da noite de ontem (21) motoristas tentaram usar desvios improvisados para seguir viagem, mas algumas pessoas cobravam pedágios. Um motorista revoltado pagou o pedágio, mas voltou depois e atirou no jovem que fazia as cobranças. O homem morreu no local.

Há, também, uma denúncia que alguns militares estariam abusando de meninas da cidade, mas o juiz da comarca, Ailton Gutemberg, afirmou que a denúncia não foi formalizada.

Cerca de 700 homens do Exército, 24 do Ibama, 10 do Instituto Chico Mendes, representantes da Funai e Batalhão Ambiental, estão há mais de um mês em Buriticupu e combatem crimes ambientais nas áreas de reserva. A operação já resultou em apreensão de madeiras, aplicação de multas, fechamento de movelarias e madeireiras, por irregularidades no serviço. Os moradores alegam que a economia da cidade gira em torno dessas atividades.

Um relatório parcial do Ibama mostra que 13 serrarias e oito depósitos de madeiras foram ocupados pelo exército. Nove atos de infração foram lavrados e 15 termos de apreensão e 13 de embargos foram emitidos aos madeireiros e comerciantes da cidade.