Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia prende oitavo suspeito de participar de ataques em São Luís

sábado, 4 de janeiro de 2014

Polícia prende oitavo suspeito de participar de ataques em São Luís

Foi preso por volta das 19h deste sábado (4) o oitavo suspeito de participação nos ataques a quatro ônibus e a uma delegacia de polícia em São Luís. Os ataques aconteceram na sexta-feira (3). De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública do Maranhão, o homem, de 27 anos, foi preso em um apartamento no bairro do Monte Castelo e é considerado o coordenador dos ataques que deixaram cinco feridos, incluindo duas crianças.

Ainda na noite de sexta, três suspeitos foram presos pelo ataque à 9ª Delegacia de Polícia, no bairro do São Francisco. Na tarde deste sábado, quatro adolescentes, que, segundo a SSP, confessaram o ataque a um ônibus no bairro da Ilhinha, foram detidos.

Das três pessoas suspeitas de envolvimento no ataque à delegacia, uma já esteve presa no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

"Essas pessoas estão presas e vão permanecer à disposição da polícia. Todas as ações para garantir a segurança da população estão sendo tomadas. (...) Todas as pessoas que participaram desses ataques criminosos serão encontradas e punidas", afirmou o secretário Aluísio Mendes.

Os ataques ocorreram após uma operação da Tropa de Choque no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde mortes de detentos têm sido registradas desde o ano passado. O objetivo da operação foi justamente diminuir as mortes no complexo, que tem sido foco de tensões entre integrantes de facções e policiais. Segundo Aluísio Mendes, os ataques foram ordenados por detentos do presídio.

Cinco pessoas ficaram feridas com queimaduras durante um dos ataques. Um homem de 35 anos ficou com mais de 80% do corpo queimado. Uma menina de 6 anos teve 90% do corpo queimado, de acordo com informações do Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II, onde ficou internada na UTI. Ela estava com a mãe e a irmã, de 1 ano e 4 meses. As duas também ficaram feridas. No início da noite deste sábado, as crianças foram transferidas para o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos.

Com texto do G1 MA.