Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: ANS suspende o comércio da operadora Conmed em São Luís

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ANS suspende o comércio da operadora Conmed em São Luís

Do Correio Braziliense:

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu nesta terça-feira (18/2) a comercialização de 111 planos de saúde de 47 operadoras. No total 1,8 milhão de pessoas foram atingidas diretamente. A ação é parte do programa de monitoramento do órgão regulador que, trimestralmente, proíbe os convênios que infringiram as normas da ANS de comercializar produtos para novos usuários.


Entre os suspensos, 28 planos e 31 operadoras já haviam sido punidos no ciclo anterior e continuam na mesma situação. Outros 122 convênios que estavam suspensos no último trimestre foram reativados. 

Só entre setembro e dezembro do ano passado, a ANS registrou 17.599 reclamações. No ciclo anterior, eram cerca de 2 mil a menos. Para suspender um plano, a ANS considera, primordialmente, três aspectos: a negativa injustificada de procedimentos, as reclamações dos consumidores e o descumprimento dos prazos para a marcação de consultas, exames e cirurgias. Com isso, elabora um índice para cada empresa e traça uma mediana entre todas elas. A operadora que ultrapassar em 75% essa média é proibida de fechar novos contratos até que prove estar apta para atender com qualidade os usuários.

"Não nos assusta o aumento do número de reclamações. Pelo contrário, significa a ampliação desse canal aberto entre a agência e os beneficários" afirmou o ministro da saúde Arthur Chioro. A proibição dura três meses e a operadora só pode voltar a comercializar quando melhorar o índice de reclamações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.