Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Piauí retoma atendimento normal a pacientes vindos do Maranhão

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Piauí retoma atendimento normal a pacientes vindos do Maranhão

do Portal AZ



A partir do mês de abril o Ministério da Saúde irá ressarcir o Piauí os 8milhões de reais, devido pelo Maranhão, referente ao atendimento de pacientes vindos do Estado vizinho. A afirmação é do Secretário municipal de Saúde, Noé Fortes, que esteve em reunião na ultima quarta-feira (5) com o secretário de saúde do Maranhão, Ricardo Murad e representantes do Ministério da Saúde.

Ainda segundo Noé Fortes, o atendimento será retomado mas em menor número. “Teremos em Caxias um ponto eletrônico para evitar falsificação de assinaturas, e melhor controle”, comenta.

Fortes afirmou também que durante o mês de janeiro Teresina deixou de atender cerca de 400 pessoas do Maranhão. “E essa diminuição fez com que melhorássemos o atendimento dos piauienses”, afirma.

“O Maranhão queria ainda que nós devolvêssemos pessoas de média complexidade para lá, mas nós não podíamos fazer isso porque o Ministério Público ia bater em cima. O Maranhao tem condição de atender, mas não faz e esse ponto ainda não está bem acordado", explicoo secretário de Saúde do Piauí.

Na reunião também ficou acordado que o Ministério da Saúde irá assumir os custos dos atendimentos, até que a nova PPI do Maranhão seja efetivada e a do Piauí atualizada. Além de manter um teto anual de R$ 4,8 milhões no Piauí, vindos do Maranhão e criar um fundo emergencial de até R$ 11 milhões, para bancar os demais atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.