Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Roberto Jefferson se entrega à Polícia Federal

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Roberto Jefferson se entrega à Polícia Federal

Condenado no julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) se entregou à Polícia Federal nesta segunda-feira (24).

A polícia recebeu o mandado de prisão e logo ele se apresentou aos policiais que aguardavam em frente à sua casa na cidade de Levy Gasparian, no interior do Rio de Janeiro.

O ex-deputado começará a cumprir a sua pena de sete anos 14 dias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, inicialmente no regime semiaberto em algum presídio fluminense.

Por conta dos seus problemas de saúde, decorrentes de um câncer de pâncreas, a defesa de Jefferson havia pedido que ele ficasse cumprindo a pena em prisão domiciliar.

No entanto, na sexta, Barbosa negou o pedido por entender que o sistema penitenciário tem como oferecer condições para ele seguir o tratamento.

O ex-deputado deverá cumprir a pena no regime semiaberto. Pela lei, penas de 4 a 8 anos são cumpridas no semiaberto, em que o preso pode, mediante autorização judicial, sair durante o dia para trabalhar.

"Acostumado a sofrer"

Mais cedo, ele havia usado a sua conta no microblog Twitter para dizer que a prisão é "o meu destino", acrescentando que, por ser botafoguense, está "acostumado a sofrer", além de entender que "Deus só dá carga para quem pode carregar".

"Estou em paz, a prisão é o meu destino e vou cumprir. Sou botafoguense, estou acostumado a sofrer", escreveu. "Deus só dá carga para quem pode carregar. Sou 'harleiro' [referência a quem gosta das motos Harley Davidson] e botafoguense, estou acostumado a sofrer."

Neste domingo, o ex-deputado saiu às 8h de casa para passear de moto e quando voltou, por volta das 11h30,disse que estava "apenas curtindo os últimos momentos de sua liberdade".

ordem de prisão foi dada pelo presidente do STF e relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, na sexta-feira (21), mas o mandado de prisão só foi enviado para a Polícia Federal nesta segunda. Enquanto isso, Jefferson aguardava em sua casa.

Delator do mensalão

No dia 6 de junho de 2005, o jornal ''Folha de S.Paulo'' publicou uma entrevista com Jefferson na qual ele revelava a existência do pagamento de propina para parlamentares (veja abaixo).

Segundo o então presidente do PTB, congressistas aliados recebiam o que chamou de um "mensalão" de R$ 30 mil do então tesoureiro do PT, Delúbio Soares.

O esquema teria sido realizado entre 2003 e 2004, segundo relatório final da CPI dos Correios, e durado até o início de 2005.

Jefferson afirmou ainda que falou do esquema para o presidente Lula, mas o ex-presidente sempre negou ter conhecimento do esquema.

Com matéria do UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.