Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Força Nacional permanecerá por mais 90 dias nos presídios de SL

quinta-feira, 6 de março de 2014

Força Nacional permanecerá por mais 90 dias nos presídios de SL

Os homens da Força Nacional de Segurança Pública ficarão por mais 90 dias no Maranhão. A prorrogação da permanência foi determinada por meio de publicação da portaria do Ministério da Justiça no Diário Oficial da União (DOU). A prorrogação foi solicitada pelo Governo do Estado. O prazo ainda pode ser estendido, caso haja nova solicitação.

Segundo nota da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), a Força Nacional continua atuando em apoio a revistas, rondas noturnas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas e atendimento às ocorrências de altas complexidades nas unidades prisionais. Também faz o treinamento de homens do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop).

A vinda da Força Nacional de Segurança ao Maranhão ocorreu em outubro do ano passado, após rebelião na Casa de Detenção do Complexo penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, quando nove presos foram mortos em um confronto entre facções criminosas rivais. Na ocasião, a governadora Roseana Sarney decretou situação de emergência no sistema penitenciário do estado.

Ao todo, 150 homens chegaram em 2013 para reforçar a segurança no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. A maior parte do efetivo veio de Brasília. Outros estavam em operações no interior do Pará. A vinda deles foi autorizada pelo Ministério da Justiça depois que o Governo do Estado decretou situação de emergência.

Em janeiro, o Governo Federal renovou por mais dois meses a permanência da Força Nacional de Segurança no Complexo de Pedrinhas, no Maranhão. São Luís tem 11 unidades prisionais, sendo que oito integram o Complexo de Pedrinhas. Além dessas há a Unidade Prisional de Olho d'Água, o Centro de Custódia de Presos Provisórios do Anil e a Unidade Prisional de Ressocialização de Paço do Lumiar, na região metropolitana da capital. (Com informações do G1 Maranhão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.