Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: PRFs lotados no Maranhão apreendem uma tonelada de maconha no Mato Grosso do Sul

domingo, 30 de março de 2014

PRFs lotados no Maranhão apreendem uma tonelada de maconha no Mato Grosso do Sul

Seis policiais rodoviários federais lotados no Maranhão, acompanhados de mais dois do Mato Grosso do Sul, realizaram a apreensão de 1,1t de maconha durante a “Operação Sentinela”, desencadeada no estado pantaneiro. A ação policial aconteceu às 23h de quinta-feira, dia 27, na BR 163, em um dos postos de fiscalização da PRF na capital daquele estado. Enquanto realizavam abordagens perceberam que um veículo Tucson de cor preta empreendeu fuga após realizar bruscamente um retorno. Os policiais saíram em perseguição com duas viaturas e conseguiram abordar o veículo a um quilômetro depois. O condutor do veículo foi identificado como Amsterdã Araujo da Silva, 21 anos, que apresentou identidade falsa, mas foi reconhecido por ter passagem pela polícia por roubo e receptação (Art. 157 e 180 do Código de Processo Penal). Para a droga caber no veículo foram retirados o banco traseiro, o pneu de estepe e alguns acessórios do Hyundai Tucson, que foi transformado em uma espécie de caminhoneta.

Segundo o motorista Amsterdã Silva, a droga é proveniente do município de Amambai-MS, cidade próxima a Ponta Porã e ao Paraguai, e tinha como destino a capital do Mato Grosso do Sul, onde seria distribuída. Estima-se que 80% da maconha produzida no país vizinho tenham como destino o Brasil. Os policiais também apreenderam com o condutor uma pistola 9mm Doty, de origem tcheca, municiada; 128mg de haxixe e o veículo Tucson, que havia sido roubado em São Paulo. A ocorrência foi conduzida para o DENARC – Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos – em Campo Grande. Os policiais são lotados nas delegacias PRF de Pedrinhas (São Luís), Santa Inês, Caxias, Imperatriz e Balsas. E os dois sul-mato-grossenses em Campo Grande.

A Operação faz parte da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras, que desenvolve trabalhos de policiamento ostensivo em todo território nacional priorizando o fortalecimento da segurança pública, incrementando o enfrentamento à criminalidade na fronteira do Brasil com os países sul-americanos, com foco no combate ao narcotráfico. O evento é também um treinamento do efetivo para os grandes eventos, como a Copa do Mundo, visando a padronização no emprego de técnicas e procedimentos policiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.