Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Turistas paulistas são vítimas de acidente aéreo em Humberto de Campos

terça-feira, 25 de março de 2014

Turistas paulistas são vítimas de acidente aéreo em Humberto de Campos


Cinco turistas de São Paulo, todos idosos, foram vítimas de um acidente aéreo na cidade de Humberto de Campos ontem pela manhã e sofreram ferimentos leves. Eles

eram passageiros de avião monomotor, modelo Minuano, de propriedade da empresa Cururupu Táxi Aéreo, que fez um pouso de emergência ao sobrevoar aquela cidade. Segundo informações do coordenador do Grupo Tático Aéreo (GTA), Delcimar Oliveira, uma possível falha do motor da aeronave ocasionou o problema. Os turistas pretendiam fazer um voo panorâmico por Barreirinhas, principalmente nos Lençóis Maranhenses.

As vítimas foram identificadas como Manoel Andrade da Costa, Daisy Camilo do Cássio Lopes, Maria Adelaide Oliveira Monteiro, Moacir Monteiro e Delmires Cândido Lopes. Os passageiros e o piloto da aeronave, identificado apenas como Sérgio, foram resgatados pelo GTA e transportados para São Luís, de onde, em uma ambulância, foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi com ferimentos no rosto, nos braços e nas pernas.

Delcimar Oliveira explicou que os turistas procuraram pelos serviços da empresa Cururupu Táxi Aéreo, pois pretendiam sobrevoar os Lençóis Maranhenses e fazer um pouso em Barreirinhas. Eles partiram do Aeroporto Cunha Machado, no Tiriricial, por volta das 10h, e nas proximidades de Humberto de Campos, distante 259 km da capital, o piloto teve de fazer um pouso forçado numa vegetação rasteira típica dessa região.

Resgate - Menos de 30 minutos da queda da aeronave, o Grupo Tático Aéreo foi comunicado pelo controle de tráfego aéreo. Uma aeronave foi enviada ao local e encontrou o monomotor danificado, inclusive nas duas asas, e os turistas com ferimentos pelo corpo. “Constatamos o local do acidente bem fácil, pois estava na direção do aeroporto de Humberto de Campos. Primeiramente, foi feito o resgate de uma parte dos passageiros e depois do piloto”, explicou o coordenador do GTA.

As vítimas foram resgatadas e trazidas para o hangar do GTA, no Calhau, onde receberam os primeiros atendimentos médicos e logo foram encaminhados para a UPA do Araçagi. Ninguém corre risco de morte. A aeronave vai ser removida ainda esta semana, pois será periciada pelo Centro Regional de Investigação de Acidente Aeronáutico para identificar a verdadeira causa do acidente. “Provavelmente, isso foi provocado pela perda da potência do motor, mas, o ideal é haver a perícia pelo órgão competente”, frisou Delcimar Oliveira.

O Estado tentou um contato por telefone com a empresa Cururupu Táxi Aéreo para saber detalhes sobre o acidente, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Com informações da editoria de polícia de O Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.